sexta-feira, 11 de março de 2011

MUSICA - Benjamim Taubkin em recital de piano solo no Teatro da CAIXA


Benjamim Taubkin em recital de piano solo no Teatro da CAIXA



Série Solo Música apresenta o show “A Pequena Loja da Rua 57”





O pianista Benjamim Taubkin é a atração da Série Solo Música, no dia 15 de março, no Teatro da CAIXA. A Série traz, mensalmente, um recital solo com os mais variados estilos musicais. A segunda edição da temporada 2011 apresenta o show do mais recente álbum solo de Taubkin, “A Pequena Loja da Rua 57”.



O álbum reúne 11 faixas, sem edição, entre temas próprios e leituras de compositores consagrados, como John Coltrane, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Pixinguinha e Lacerda, e se aventura entre arranjos e improvisos. Nos agradecimentos do CD, Benjamim diz: “é uma honra e um privilégio poder construir a minha própria vida tão próximo deste universo”. Segundo ele, o CD nasceu de um misto de introspecção e aventura, gravado ao vivo na conceituada casa de pianos italianos Fazioli Salon, em Nova Iorque



O repertório traz composições de Benjamim, algumas improvisações criadas em Nova Iorque, clássicos da MPB (“Proezas de Sólon” de Pixinguinha e Benedito Lacerda e “O Morro não tem vez”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes) e sua versão para “Giant Steps”, de John Coltrane. O centro do CD, contudo, é o piano.



Benjamim Taubkin



Pianista, arranjador, compositor e produtor cultural, iniciou seu estudo do piano aos 18 anos. É diretor da Orquestra Popular de Câmara, do América Contemporânea (grupo com músicos da América do Sul), integrante do conjunto de choro Moderna Tradição, do grupo de música tradicional Abaçaí e do “Trio + 1”, este com Zeca Assumpção, Sérgio Reze e Joatan Nascimento. Participou como músico e produtor de cerca de 130 CDs.



Benjamim atua desde as formações solo à Orquestra Sinfônica, em concertos no Brasil e exterior. Já se apresentou com Marcos Suzano, Banda Savana, Rafael Rabello, Zizi Possi, Moacir Santos, Paulo Moura, Mônica Salmaso, Hermeto Paschoal, entre outros.



Fundou em 1997 a gravadora e produtora Núcleo Contemporâneo, ao lado de Teco Cardoso, Mané Silveira e Toninho Ferragutti. Atualmente dirige o Mercado Cultural da Bahia. Neste mesmo ano, lançou “A Terra e o Espaço Aberto”, seu primeiro disco, indicado posteriormente ao Prêmio Sharp e Movimento. Como músico e arranjador participou de projetos como Jobim Sinfônico; Samwad – Rua do Encontro, que promoveu diálogo entre Brasil e Índia; e Milágrimas, encontro de músicos brasileiros e sul-africanos.



O pianista já se apresentou em locais como a Oficina de Música de Curitiba; Olinda Jazz Festival e MIMO – Mostra Internacional de Música em Olinda; Auditório Ibirapuera, TUSP, Galeria Olido, SESCs, Centro Cultural São Paulo, Casa de Francisca, Memorial da América Latina, Sampa Jazz, todos em São Paulo; Disney Hall e Fazioli Salon nos EUA; Teatro Amadeo Roldán em Cuba; Festival Rudolstadt, Massala Festival e Rádio WDR na Alemanha; Festival Glatt und Verkehrt na Áustria; Auditori Barcelona, Festivais Etnosur, Kesse, La Garrida e Ruta del Cister, na Espanha; Vortex Jazz Club no Reino Unido; Sfinks na Bélgica; Ópera de Paris na França, entre outros



Serviço Música: Série Solo Música – Benjamim Taubkin (piano) Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR Data: 15 de março Hora: terça 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: