segunda-feira, 28 de março de 2011

Lançamentos - Editora Biruta lança novo livro de Caio Riter


Pedro Noite

de Caio Riter

Ilustrado por Mateus Rios


32pp. / 20 x 26 cm /



Em Pedro Noite o escritor conta, em forma de poesia, a história da infância de um amigo e aborda as questões de identidade e preconceito
Um livro sensível que trata com sensibilidade de uma vida de perdas e ganhos e mostra que as origens não podem ser esquecidas.



A Editora Biruta lança Pedro Noite. Novo livro de Caio Riter tem ilustrações de Mateus Rios e conta, em forma de poesia, a história da infância de um amigo do escritor. "Escrever é, para mim, algo especial; fico espiando a vida e procurando algo para contar. Um dia, ouvi um amigo meu, o Pedrão, falar de sua infância, e fiquei achando que tudo aquilo que ele dizia poderia virar história-poema. Assim escrevi Pedro Noite". É a primeira vez que Caio Riter usa os recursos da poesia para escrever um livro. Segundo ele "foi difícil, mas gostei".


O LIVRO
Pedro era um garoto que ria de tudo, "menino pintado de noite, olhos de estrela, boca de lua crescente, canção de pássaro entre os dentes". Desde pequeno seu pai o mandava apertar os lábios para ficar sempre bem fino. E o menino Pedro obedecia. Na parede da sua casa havia um retrato dele com o pai, com "o cabelo liso, todo ondulado, a pele nem tão escura, porém, quando olhava, meio de lado, o canto do olho é que via, no reflexo do vidro espelhado, um Pedro que não era o do desenho. Era negro. Era noite". O menino se perguntava por que o retrato na parede não mostrava o Pedro de verdade. "Por que era tão quase igual aos outros meninos, noite escura desmaiada? Pergunta sem resposta é sempre buraco no coração". O ilustrador Mateus Rios fala sobre o seu trabalho neste livro: "Ao narrar em imagens a história de Pedro Noite, tive como fio condutor a solidão e a angústia do personagem, que aos poucos cedem lugar à libertação pelo conhecimento de sua história e descoberta de suas origens".
OS AUTORES

Caio Riter nasceu em 24 de dezembro de 1962, em Porto Alegre (RS). Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela PUC-RS. Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Recebeu diversos prêmios: Orígenes Lessa, FNLIJ 2007, Altamente Recomendável - FNLIJ 2007, White Ravens - Alemanha - 2007, Prêmio Açorianos de Literatura - 2006; Primeiro Prêmio Barco a Vapor - Edições SM - 2005. Além deste livro Caio Riter publicou pela Editora Biruta Meu Pai não mora mais aqui, As Luas de Vindor e A Formação do Leitor Literário em Casa e na Escola.



Mateus Rios é carioca e hoje mora e trabalha em São Paulo; fez faculdade de cinema. Trabalha com ilustração de livros, projetos de animação e publicidade. Gosta de descobrir e testar novos modos de contar histórias, experimentando diversos materiais, meios e modos de narrar; deixando os olhos descobrirem caminhos e cores neste jogo com o texto. Dando forma ao que as palavras lhe inspiram. Pela Editora Biruta, além deste ilustrou São Chiquinho Ou o Rio Quando Menino e Inventário de Segredos.

um lançamento

Nenhum comentário: