quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Série Almodóvar


Série Almodóvar exibirá, no início de março, sete filmes do cineasta espanhol no CCBN-Fortaleza



Uma boa (e gratuita!) oportunidade para se conhecer melhor a obra cinematográfica do diretor espanhol Pedro Almodóvar. O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: 3464.3108) exibirá, no início de março, a série Almodóvar, composta de sete filmes do cineasta.

A série começa já antes do carnaval, no dia 1º de março (próxima terça-feira), prosseguindo até a sexta-feira, 4. Nesse período, serão exibidos "Fale com ela" (dia 1º), "Tudo sobre minha mãe" (dia 2), "Volver" (dia 3) e "Má educação" (dia 4).

Após o carnaval, a mostra que celebra o cinema de Almodóvar retorna na quarta-feira de cinzas, dia 9, e se encerra na sexta-feira, 11. Nesse intervalo, serão exibidos "Abraços partidos" (dia 9), "Ata-me" (dia 10) e "Carne trêmula" (dia 11).

Conheça a seguir a sinopse e os horários de exibição dos filmes da série Almodóvar:



Fale com Ela

Dia 01, terça-feira, 18h

Uma tragédia em comum une dois homens desconhecidos até então, quando eles precisam cuidar de duas mulheres, por quem são apaixonados, ambas em coma no mesmo hospital. Direção: Pedro Almodóvar. Drama. Cor. 14 anos. 112 min.



Tudo Sobre Minha Mãe

Dia 02, quarta-feira, 18h

No dia de seu aniversário, Esteban ganha de presente da mãe, Manuela, uma ida para ver a nova montagem da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma. Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir ao encontro do pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado, a freira Rosa e a própria Huma Rojo. Direção: Pedro Almodóvar. Drama. Cor. 14 anos.101 min.



Volver

Dia 03, quinta-feira, 17h30

Raimunda trabalha para sustentar o marido desempregado e a filha adolescente. Sole, sua irmã mais velha, trabalha em casa, onde instalou um salão de beleza. Ambas visitam rotineiramente o túmulo da mãe, Irene, que morrera num incêndio causado pelo calor e pelos fortes ventos da região. Certo dia, Irene reaparece. Inicialmente, somente Sole a vê, mas na verdade, é com Raimunda que ela precisa resolver assuntos pendentes. Direção: Pedro Almodóvar. Drama. Cor. 14 anos.121 min.



Má Educação

Dia 04, sexta-feira, 18h

Vinte anos mais tarde, um garoto que sofreu abusos sexuais em um colégio interno católico reencontra aquele que era sua grande paixão na época. Direção: Pedro Almodóvar. Drama. Cor. 14 anos.106 min.



Abraços Partidos

Dia 09, quarta-feira, 17h30

Há 14 anos, o cineasta Mateo Blanco sofreu um trágico acidente de carro, no qual perdeu a visão. Neste mesmo acidente, a pessoa que o acompanhava morreu. A partir de então, ele abandona sua posição de cineasta e preserva apenas o lado de escritor, assumindo o pseudônimo de Harry Caine. Um dia Diego, filho de sua antiga e fiel diretora de produção Judit Garcia, é enviado ao hospital por ter ingerido drogas acidentalmente. Assim que sabe do ocorrido, Harry vai em seu socorro. Quando o jovem o indaga sobre seus dias de cineasta, o amargurado homem revela se lembrar de detalhes marcantes de sua vida e do acidente. Direção: Pedro Almodóvar. Drama. Cor. 14 anos.128 min.



Ata-me!

Dia 10, quinta-feira, 18h

Ricky sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio, uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está filmando um filme de terror "B" que está sendo dirigido por Maximo Espejo - este, um diretor conhecido que está tentando se recuperar após ter tido um forte derrame, que o deixou preso a uma cadeira de rodas. Após o término das filmagens, Ricky invade o apartamento de Marina e lhe diz que quer ser seu marido e o pais dos seus filhos. Ele resolve deixá-la amarrada na cama até Marina aprender a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos. Direção: Pedro Almodóvar. Drama. Cor. 16 anos. 101 min.



Carne Trêmula

Dia 11, sexta-feira, 17h30

Madri, janeiro de 1970. Uma prostituta tem um filho em um ônibus, quando tentava chegar na maternidade, e ali mesmo lhe dá o nome de Victor. Após vinte anos, Victor (Liberto Rabal) é um homem que está começando sua vida adulta e tenta se encontrar com Elena (Francesca Neri), uma desconhecida, com quem uma semana antes teve relações dentro de um banheiro. Direção: Pedro Almodóvar. Drama. Cor. 14 anos. 147 min.


Trajetória

Pedro Almodóvar Caballero, nascido em Calzada de Calatrava, em 24 de setembro de 1949, é um cineasta, ator e argumentista espanhol. Almodóvar nunca pôde estudar cinema, pois nem ele nem sua família tinham dinheiro para pagar seus estudos. Antes de dirigir filmes, foi funcionário da companhia telefônica estatal, fez histórias em quadrinhos, foi ator de teatro de vanguarda e cantor de uma banda de rock, da qual participava travestido. Foi o primeiro espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor. Homossexual assumido, seus filmes trazem a temática da sexualidade abordada de maneira sublime. Seu ano de nascimento é incerto, sendo por vezes divulgado como 1949 e outras vezes como 1951. A página oficial do cineasta na internet, no entanto, afirma que ele nasceu na década de 1950.

Nenhum comentário: