segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Gestão do Conhecimento e Inovação nas Empresas



Gestão do Conhecimento
e Inovação nas Empresas



Martius V. Rodriguez y Rodriguez (org)

Número de páginas: 432

Público-alvo: Empresas de grande, médio e pequeno portes.

Esta obra é o produto do Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação – GIGCI que atua como parte da SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.
Singrando entre alguns temas como: Cogeração do conhecimento; análise de valores pessoais e organizacionais; implantação de gestão; modelos e estratégias; e estudos de casos, a obra materializa o conhecimento criado por um grupo no qual participam mais de 30 empresas de grande, médio e pequeno porte. Iniciado com o objetivo de acelerar a transferência de conhecimento entre as organizações permitiu agregar as mais diversas empresas que possuem como questão a ser resolvida: Como implantar a gestão do conhecimento e inovação? E, como estruturar e manter a função gestão do conhecimento e inovação de modo a agregar valor ao negócio ou propósito da organização?


O AUTOR
Organizador: Martius Vicente Rodriguez y Rodriguez é Pós-Doutor em Gestão Empresarial/UFRJ – Harvard Business School; Doutor e Mestre pela COPPE/UFRJ; MBA pelo MIT/Sloan; atuou em funções gerenciais na Petrobras nas áreas de: Gás e Energia, E&P, Universidade Corporativa, Tecnologia, Planejamento, Gestão de Pessoas, e P&D por 34 anos; atuou como Presidente da Comissão de Petróleo, Gás e Energia da Câmara de Comércio do Estado do Rio de Janeiro. É conselheiro da Universidade Corporativa de Transporte (UCT); Coordenador do Grupo Interativo de Gestão do Conhecimento e Inovação – GIGCI/SBGC; Professor Adjunto da UFF e de cursos de pós-graduação em diversas universidades no país; Fundador do site http://www.kmpress.com.br/; Autor e co-autor de mais de 60 artigos, publicados no país e exterior. Autor e organizador de mais de 25 livros. Orientou mais de 200 teses e monografias. Participou como avaliador em mais de 80 bancas de doutorado, mestrado, pós-graduação e graduação.

Alguns livros publicados (autor ou coautor): ISO Série 9000 – Manual de Implementação (Qualitymark – 9ª edição, 2010), O Processo Nosso de Cada Dia (Qualitymark – 2ª Edição, 2010); A Reforma do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (Editora FGV, 2004); Radiografia da Justiça do Estado de Minas Gerais (EJEF/TJMG, 2008); Novos Olhares sobre Gestão e Jurisdição (Editora FGV, 2010); Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias (Editora FGV, 2010).



O século XXI apresenta um antagonismo cuja conciliação exige inovar com base na gestão do conhecimento. A facilidade e a rapidez de acesso às informações nos faz ganhar tempo, mas a quantidade de informações ao alcance das empresas não cabe no tempo que seus funcionários e gestores dispõem. Neste mundo "conectado" torna-se imperativo para o sucesso das corporações organizarem seus fluxos e processos, classificar e endereçar o conhecimento (e "separar o joio do trigo"), estruturar e estimular a colaboração. Um olhar para dentro, mas sem perder o foco no cliente e nos resultados almejados pelos acionistas. É disso que este livro trata, com teoria e casos reais: do saber gerir o saber. Antonio Eduardo Monteiro de Castro Gerente Executivo da Petrobras Marketing e Comercialização de Gás e Energia

Saiba mais

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento

Fundada em 2001, a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento é uma “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” (OSCIP), cujo objetivo é estimular a Gestão do Conhecimento no Brasil. Com esse fim, a instituição reúne profissionais e organizações em um grande fórum de discussão sobre os temas como: inovação e aprendizagem organizacional, colaboração e redes de valor, inteligência competitiva e de negócios, gestão de capital intelectual, economia criativa e trabalho, dentre outros de relevância para a Gestão do Conhecimento.

Pesquisadores como Ikujiro Nonaka (Japão), Tomas Davenport (EUA) e Karl Sveiby (Suécia) contribuíram com muitos dos conceitos que hoje são a base da Gestão do Conhecimento (Knowledge Management). O sistema ganhou grande impulso, a partir dos anos 90, com a crescente importância do conhecimento como recurso estratégico para a geração de valor agregado a produtos, serviços e processos. Hoje, sua disseminação em empresas brasileiras é fundamental para o desenvolvimento e para a competitividade do País. Entre os benefícios das boas práticas de Gestão do Conhecimento estão: ganhos de produtividade, maior capacidade de inovação, maior agilidade, eficiência, lucratividade, competitividade e sustentabilidade.

Atualmente a SBGC conta com treze unidades regionais nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina, Pernambuco, Pará e no Distrito Federal. Entre as suas principais ações está a realização anual do Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil), o qual congrega os setores acadêmico, público, privado e terceiro setor em torno debates sobre divePernambucorsos assuntos de interesse estratégico.

Até o momento, a SBGC conta com 26.000 membros cadastrados, sendo mais de 5 mil empresas nacionais.



UM LANÇAMENTO








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