sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Juventude & Drogas: Anjos Caídos


Juventude & Drogas: Anjos Caídos
de Içami Tiba



328 páginas


Novo título dá detalhes sobre o mecanismo de atuação dos entorpecentes e pistas sobre o universo adolescente.
Para orientar pais e educadores a enfrentar com cuidado e acertos a síndrome dos anjos caídos - processo pelo qual uma família passa após descobrir de que um filho está usando drogas -, dr. Içami Tiba, psiquiatra e psicodramatista, lança seu 21º título: Juventude & Drogas: Anjos Caídos.

Nesta obra, o autor não só orienta sobre como prevenir o uso drogas, identificar um filho usuário ou abordá-lo para iniciar tratamento. Dr. Tiba faz com que adultos entendam o universo dos adolescentes, identificando e conhecendo as razões que levam seus filhos às drogas.

Álcool, cigarro, inalantes e solventes, maconha, tranqüilizantes, anfetaminas, cocaína, crack, merla, alucinógenos, esteróides e anabolizantes, sedativos e indutores do sono, heroína e morfina têm seus sintomas, usos e tratamentos explicados detalhadamente em um capítulo especial.

Além de uma tabela para ajudar os pais a saberem se seu filho consome drogas - e se o uso é recreativo, habitual ou indica vício - há diversos quadros e esquemas que explicam a atuação e as conseqüências dessas substâncias no organismo humano.

Preocupado com o uso de drogas em todos os seus aspectos, o psiquiatra dedica-se também a esclarecer alguns pontos da Lei dos Tóxicos, cuja versão mais recente foi aprovada em agosto de 2006. Dessa forma, a obra mostra a pais e educadores que o usuário não está, ao contrário do que se imagina, totalmente imune a complicações penais.

Abordando o consumo de drogas em analogia com um relacionamento amoroso, dr. Tiba explica cada uma das fases: a paquera, o ficar, o rolo, o namoro e o casamento. E ensina como pais e educadores devem lidar com cada uma delas - lembrando sempre que a identificação do uso é fundamental, pois é nessa fase que o rompimento se dá com menos dificuldades.

Juventude & Drogas: Anjos Caídos é resultado de 40 anos de experiência clínica em consultório e hospitais (além de diversas participações em congressos) no combate às drogas e dá continuidade ao objetivo do dr. Içami Tiba: ajudar a família, a escola e o jovem a desenvolverem caminhos de controle ou de superação do uso das drogas.

A Integrare Editora, por ter uma proposta de ser uma empresa socialmente responsável e por acreditar que o papel das empresas vai além de pagar impostos e gerar empregos, destina uma porcentagem do faturamento de todo lançamento para uma entidade não-governamental reconhecida, atitude que faz parte de sua política empresarial.

Por essa razão, destina um porcentual da venda desta obra para a ONG Associação Parceria Contra Drogas, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, voltada para a execução de projetos que contribuam para a ampliação e efetivação dos direitos humanos e o fortalecimento da cidadania especialmente dos grupos que, na história de nosso País, vêm sendo tradicionalmente excluídos de seu exercício.





UM LANÇAMENTO
"Esta obra vale tanto quanto uma campanha na televisão. Içami Tiba sabe passar a informação preciosa para pais que não querem perder seus filhos para as drogas. Muito obrigado por estabelecer uma parceria por meio desta sua nova obra, estamos felizes com a sua disponibilidade e a da Integrare Editora." Paulo Heise Presidente da Associação Parceria Contra as Drogas

Nenhum comentário: