sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Seminário avançado reúne estudiosos e apreciadores do universo literário de Clarice Lispector




Clarice Lispector é uma das escritoras mais celebradas, discutidas e difundidas da contemporaneidade. Sua extensa obra tem como tema principal a vida. Com sutileza, ela fala da existência, do ato de ser, das diversas maneiras de olhar o mundo.

Em 2010, comemoram-se os 90 anos de nascimento dessa importante escritora brasileira e os 50 anos do lançamento de seu livro de contos "Laços de Família". Foi para marcar essas datas, divulgar sua obra, estimulando a reflexão sobre sua escrita, que nasceu a ideia do Seminário Avançado CLARICE: UMA PAIXÃO, que o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) realiza no período de 08 a 10 de dezembro (quarta-feira a sexta-feira), sempre de 14 horas às 18 horas. Inscrições gratuitas estão abertas até o próximo dia 08.

O objetivo do Seminário é reunir estudiosos, estudantes e apreciadores para uma imersão no universo clariceano. Os convidados para o evento são, antes de tudo, amantes desse mundo de palavras e pensamento, sendo provenientes de diferentes áreas: literatura, cinema, linguagens visuais diversificadas, artes plásticas, direito, psicologia, sustentabilidade, entre outras, assumindo, por isso, pontos de vista distintos sobre o mesmo objeto. Desse modo, no decorrer do Seminário, será montada uma imagem multifacetada da escritora, apreendendo as diversas nuances de sua obra/vida, através de leituras distintas.

Também fazem parte da programação um conjunto de eventos e ações de cunho sócio-cultural que, realizados de forma paralela, tem o objetivo de incluir um maior número de pessoas no mundo criado por Clarice, verificando como a voz dessa escritora, às vezes apontada como hermética, repercute de forma intensa em nossa contemporaneidade.

Essa revelação - esse momento de espanto - pode acontecer por meio da literatura, assim como através do cinema, das histórias sobre sua vida, dos registros nos papéis de carta, das possíveis descobertas dos estudos literários, das diversas vozes que dizem Clarice. Pode acontecer também através de tantas linguagens outras: vídeos, fanzines, grafitti etc. Pode ter, inclusive, o gosto do inesperado, pois, quem diz Clarice diz surpresa, como se sabe.

Na lista de palestrantes convidados, constam nomes como:

* Augusto Ferraz, escritor pernambucano, amigo pessoal e correspondente da homenageada. Divide com o público cartas inéditas, tesouros de seu arquivo pessoal, trocadas com Clarice, entre 1975 e 1977.

* Taciana Oliveira, cineasta pernambucana, diretora do filme "A Descoberta do Mundo", em fase de edição, no qual se propõe a narrar a vida de Clarice Lispector enlaçando imagem e texto.

* Teresa Montero, autora de "Eu sou uma pergunta: uma biografia de Clarice Lispector" (Rocco, 1998), um dos mais completos e conceituados livros sobre a escritora.

* Ricardo Iannace, professor universitário, autor de "A Leitora Clarice Lispector" (2001) e "Retratos de Clarice Lispector" (2009).

* Vera Moraes, professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Sociologia pela UFC. Pós-doutora pela USP, com pesquisa sobre Clarice Lispector.

* Miguel Leocádio Araújo, Mestre em Literatura Brasileira (UFC), com dissertação sobre Clarice, professor da Universidade Estadual do Ceará.

* Elenice Lima, mestranda em Literatura Comparada pela UFC, pesquisadora das questões dos afetos em Clarice.

* Anna Karine Lima (SDH/UFC), escritora, pesquisadora da vida e obra de Clarice Lispector. Coordena o Programa "Ler é Ter Direitos" da SDH.

* Fernanda Coutinho, professora do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. Doutora em Teoria da Literatura, UFPE, 2004, e Pós-Doutora em Literatura Comparada, UFMG, Universidade de Paris, Sorbonne (Paris IV), 2010.



Conheça a seguir a programação do Seminário CLARICE: UMA PAIXÃO:



08/12/2010 (quarta-feira)

14:00h - Abertura do Seminário

Boas-vindas aos participantes

14:15 h - Exibição de vídeo amador: Clarices

Depoimento sobre making-of do vídeo e impressões da plateia

14:30 às 15:30 h - Enlaçando Vozes I - Uma Clarice, muitos laços: Conversas sobre afetos, vida, literatura e cinema.

Com: Taciana Oliveira, cineasta, diretora de A Descoberta do mundo, Augusto Ferraz, escritor e amigo pessoal de Clarice, Anna Karine Lima, artista plástica e leitora de Clarice, Fernanda Coutinho, professora do Curso de Letras da UFC, pesquisadora da obra clariceana

16:00 às 16:30h - Intervalo para café

16:30 às 17:30 h - Enlaçando Vozes II - Laços de Família I

Com: Vera Moraes e Odalice de Castro Silva, professoras do Curso de Letras da UFC, pesquisadoras da obra clariceana, e Grupo de estudos Representações dos Afetos Femininos na Literatura Brasileira/UFC

Luciana Braga; Laís Oliveira, com co-autoria de Cintia de Castro e Sayonara Bessa Cidrack, com co-autoria de Janne Maria Mesquita

Contraponto temático: "Clarice Lispector colunista feminina"

Marta Milene Gomes de Araújo (Mestrado em Teoria da Literatura, UFPE)

18:00 h - Abertura das exposições Construindo a Descoberta "Os acordes para um filme" (Taciana Oliveira) e Luminescência (Anna Karine Lima) e "Clarice: paixões" (Fernanda Coutinho e Beatriz Saldanha)





09/12/2010 (quinta-feira)

14:00 às 15:30 h - Enlaçando Vozes III - Leituras em torno de Clarice

Com: Ricardo Iannace, autor de A Leitora Clarice (2001) e Retratos em Clarice Lispector: Literatura, Pintura e Fotografia (2009), Ilza Matias de Souza, professora do Departamento de Literatura da UFRN e Vera Moraes

Mediação: Miguel Leocádio Araújo, professor da UECE

15:30 h às 16:00 - Intervalo para café

16:30 às 17:30 - Enlaçando Vozes IV - Laços de Família II

Com: Fernanda Coutinho e Grupo de estudos Representações dos Afetos Femininos na Literatura Brasileira/UFC (Elenice Lima, Lilian Martins e Diego Nascimento Araújo)

Mediação: Vera Moraes

17:30h às 18:00h - Enlaçando Vozes V - Clarice e outros olhares

Projecto Clarice: exibições de vídeos da artista portuguesa Patrícia Lino

18:00h às 18:20h Urbe/arte - Discussão com o público: Carlos Eduardo Bezerra, Doutor em Literatura e vida social (UNESP/Assis)



18:20h - Enlaçando Vozes VI - A celebração de muitas palavras

Exibição de vídeo-amador Vozes, vozes, vozes

Laboratório de leitura com crianças: Passagens de O Mistério do Coelho pensante, A Vida íntima de Laura, A Mulher que matou os peixes e Quase de verdade

Depoimento sobre making-of do vídeo e impressões da plateia

10/12/2010 (sexta-feira)

14:00h às 15:30h - Enlaçando Vozes VII - O Rio de Clarice

Com: Teresa Monteiro, autora de Clarice na cabeceira e Taciana Oliveira, cineasta, diretora de A Descoberta do mundo.

15:30 h às 15:45 - Intervalo para café

16:45h às 17:00h Leitura e sedução: Leitura espontânea de textos de Clarice por parte da plateia

17:00 h às 18:00h - Enlaçando Vozes VIII - Clarice, nós, seus leitores!

Com: Augusto Ferraz, Ricardo Iannace, Taciana Oliveira e Teresa Montero

Mediação: Anna Karina e Fernanda Coutinho



18:15h - Lançamentos literários

Nenhum comentário: