sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Exposição sobre arte urbana na Galeria da CAIXA






A mostra “inquietações/contradições” expressa a existência humana em diferentes perspectivas





A Galeria da CAIXA encerra o ano com a exposição “inquietações/contradições”, sob a curadoria da historiadora social da arte, Profa. Elisabeth Prosser. A mostra abre no dia 07 de dezembro, às 19h, e fica em cartaz de 08 de dezembro de 2010 a 02 de janeiro de 2011.



Foram convidados artistas que atuam com meios e universos diferenciados, como a tatuagem, a ilustração, o design, a gravura, a multimídia, a cenografia, o graffiti e a escultura, entre outros. Serão exibidas obras de 18 nomes da arte urbana: Ausent, Baycroc, Bolacha, Café, cinico, Cisma, Dose, Kees, Leonardo de Curitiba, Momys, Noodle, PauloAuma, Porquê, Semsau, Thiago Syen, Tri, Valdecimples e Veio.



O ponto comum entre eles é a intensa experiência com a intervenção urbana, o seu diálogo íntimo e cúmplice com a cidade e a absoluta liberdade de ação e de manifestação que essa arte oferece, e que contribui para que sua expressão seja carregada de força e significado. Sua autenticidade, coragem, espírito crítico e, sobretudo, sua absoluta sinceridade no trato com a sociedade e com o suporte da sua arte podem ser reconhecidos também quando se relacionam com ambientes como a Galeria. Trazem formas de expressão e de criação que, sem dúvida, amalgamam toda a sua experiência de vida e revelam faces do processo expressivo e criativo de cada um.



As inquietações e contradições percebidas na sociedade contemporânea inspiraram a curadora na criação do espaço da exposição. A arte, nesse contexto, é, simultaneamente, agente da liberdade e da provocação, pois não apenas retrata, mas “grita” os problemas, exprime o universo mais pessoal do sujeito pós-moderno e exige respostas e tomadas de posição. Não se encontram mais explicações prontas para solucionar os mais profundos e sérios dramas e dilemas humanos.



Elisabeth Seraphim Prosser



Historiadora social da arte paranaense e professora de História da Arte na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Universidade Estadual do Paraná), é Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, com ampla pesquisa sobre a arte de rua no meio ambiente urbano; Mestre em Educação, com pesquisa sobre a arte, a educação e a sociedade em Curitiba, da colonização a meados do século XX; e Especialista em História da Arte. Escreveu, organizou e editou várias publicações. Organiza eventos artístico-culturais e de pesquisa em arte, ministra palestras e participa de mesas redondas sobre temas que vão da arte de rua à história cultural da cidade, e da educação à música erudita contemporânea. Foi curadora de exposições envolvendo o graffiti, como De.Forma (Sesc da Esquina) e Híbridos (Fundação Cultural de Curitiba) e organizou/elaborou catálogos de arte como o da pintora Elza Weimar Müller e o da Associação Comercial do Paraná. Seu principal tema de pesquisa hoje é a arte de rua. Em 2009 defendeu sua tese: Arte, representações e conflitos no meio ambiente urbano: o graffiti em Curitiba (2004-2009), UFPR. Das suas publicações, destacam-se os livros: Graffiti Curitiba, 2010; Cem anos de sociedade, arte e educação em Curitiba (1853-1953), 2004; e Um olhar sobre a música de José Penalva, 2000; e os artigos A cidade como suporte da arte de rua: uma perspectiva sociológica e antropológica, 2006; e O meio ambiente natural e urbano no graffiti em Curitiba, 2010. Recebeu vários prêmios pelo conjunto da sua obra.



Serviço



Exposição: “inquietações/contradições”

Local: Galeria da CAIXA Cultural Curitiba

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Abertura: 07 de dezembro de 2010 – Terça 19h

Data: de 08 de dezembro de 2010 a 02 de janeiro de 2011

Horários: de terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h

Ingressos: Entrada Franca

Informações: (41) 2118-5114

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Nenhum comentário: