terça-feira, 2 de novembro de 2010

Regional-Global



Regional-Global:
Dilemas da região e da regionalização na geografia contemporânea
de Rogério Haesbaert


Páginas: 208



Regional-Global: Dilemas da Região e da Regionalização na Geografia Contemporânea avalia em torno de que relação de poder a desordem regional está sendo moldada, pois mais importante do que analisar as formas e os níveis dessa articulação é saber em função de que ordem sociopolítica ela é/foi construída.

Os geógrafos têm na regionalização um de seus grandes dilemas. Com a intensificação dos processos globalizadores chegou-se a propagar até mesmo uma “desregionalização” do mundo em função da relativa homogeneização promovida pela mercantilização — econômica e cultural — mundializada. No entanto, o que se viu, ao contrário, foi uma proliferação de movimentos regional-localistas diferenciadores, pelo próprio fato de que a globalização alimenta-se da diferenciação ou então através das lutas de resistência por maior autonomia de determinados espaços de vida.

Em Regional-Global, Haesbaert problematiza a região como “artifício”, vista como simples instrumento analítico proposto pelo pesquisador, a região como “fato”, um dado ou evidência empírica, concreta, e a região como “arte-fato”, um híbrido entre artifício e fato, no jogo (político) entre representação ou “consciência” regional e manifestação concreta na prática dos grupos sociais.

um lançamento





Nenhum comentário: