quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Lançamento do livro “Graffiti em Curitiba” no Teatro da CAIXA


Obra busca colaborar na mudança da visão social sobre a arte urbana





O Teatro da CAIXA convida para o lançamento do livro "Graffiti em Curitiba", no dia 24 de novembro, às 19h30. O evento conta com palestras, bate-papo e uma mostra com trabalhos dos artistas que contribuíram para a elaboração do livro.



A professora de História da Arte da EMBAP, Elisabeth Prosser, idealizadora do projeto, ministra uma palestra e coordena um bate-papo com os artistas e pesquisadores que participaram da publicação: Ângelo José da Silva, Paulo César Oliveira e Valdecimple’s. No dia do evento, obras dos principais grafiteiros de Curitiba estarão expostas no foyer da Galeria da CAIXA.




Elisabeth Seraphim Prosser



Historiadora social da arte paranaense e professora de História da Arte na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Universidade Estadual do Paraná), é Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, com ampla pesquisa sobre a arte de rua no meio ambiente urbano; Mestre em Educação, com pesquisa sobre a arte, a educação e a sociedade em Curitiba, da colonização a meados do século XX; e Especialista em História da Arte. Escreveu, organizou e editou várias publicações. Organiza eventos artístico-culturais e de pesquisa em arte, ministra palestras e participa de mesas redondas sobre temas que vão da arte de rua à história cultural da cidade, e da educação à música erudita contemporânea. Foi curadora de exposições envolvendo o graffiti, como De.Forma (Sesc da Esquina) e Híbridos (Fundação Cultural de Curitiba) e organiza/elabora catálogos de arte como o da pintora Elza W. Müller e o da Associação Comercial do Paraná. Seu principal tema de pesquisa hoje é a arte de rua. Em 2009 defendeu sua tese: Arte, representações e conflitos no meio ambiente urbano: o graffiti em Curitiba (2004-2009), UFPR. Das suas publicações, destacam-se os livros: Graffiti Curitiba, 2010; Cem anos de sociedade, arte e educação em Curitiba (1853-1953), 2004; e Um olhar sobre a música de José Penalva, 2000; e os artigos A cidade como suporte da arte de rua: uma perspectiva sociológica e antropológica, 2006; e O meio ambiente natural e urbano no graffiti em Curitiba, 2010. Recebeu vários prêmios pelo conjunto da sua obra.



Serviço Lançamento do livro: “Graffiti em Curitiba” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: 24 de novembro Horários: Quarta 19h30 Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 18h30 Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: