terça-feira, 16 de novembro de 2010

Gestão do Conhecimento





Um Guia Prático Rumo à Empresa Inteligente

de Klaus North

Formato: 16x23cm

Total de páginas: 312

Lançamento: 2010



gestao-do-conhecimento-no-brasilAs rápidas mudanças nos mercados e a alta velocidade de inovação provocam queda de preços, ciclos de vida do produto mais curtos, individualização das necessidades do cliente e nascimento de novos campos de negócio. Todas essas características exigem maior eficiência e eficácia das empresas. Para isso devem ser mobilizados todos os recursos de conhecimento na empresa.



A gestão do conhecimento tem como objetivo aproveitar ma melhor maneira os conhecimentos existentes, desenvolvendo e transformando-os em novos produtos, processos e campos de atividade econômica. Analogamente ao capital financeiro, o capital do conhecimento deve aumentar e, deste modo, elevar permanentemente o valor da empresa. A gestão do conhecimento não se restringe aos limites da empresa, mas abrange clientes, fornecedores, sócios e outros usuários externos. Ela significa, portanto, uma abertura simultânea para fora e para dentro.



Gestão do Conhecimento: Um Guia Prático Rumo à Empresa Inteligente apresenta os aspectos mais importantes da gestão do conhecimento (GC) nas empresas e oferece uma metodologia prática de implementação da GC tanto nas pequenas e médias empresas como nas grandes.



Este livro de Klaus North consegue fazer a difícil ponte entre a reflexão e a prática, entre o particular (o caso concreto de uma empresa) e o geral (o que todo modelo de gestão de empresas deveria levar em conta). Baseado na sua vasta experiência internacional, Klaus deixa claro que o guia para a ação que ele traz neste livro não deve ser entendido como uma mera receita de bolo. Ao contrário! O leitor é instigado o tempo todo a refletir sobre a sua realidade, confrontar as experiências e os casos relatados com a sua própria experiência e percepção.





Público-alvo: Este livro é uma excelente ferramenta para guiar as organizações na construção dos novos caminhos que precisam trilhar para se tornarem competitivas na sociedade do conhecimento.



Autor: Klaus North é Professor Catedrático de Gestão Internacional de Empresas na Faculdade de Administração de Empresas da Universidade de Wiesbaden (Alemanha), consultor de organismos internacionais, de governos e importantes empresas nos temas de gestão de conhecimento, qualidade e inovação Formou-se como engenheiro mecânico e obteve seu doutorado em Engenharia Industrial e Ergonomia na Universidade Tecnológica de Darmstadt (Alemanha). Foi professor visitante d o Colégio de Europa, em Bruges, e assessor do governo basco em políticas de qualidade. Foi ainda funcionário da Organização Internacional do Trabalho (OIT) na América Latina, na cidade de Lima, Peru, e na sede, em Genebra, sendo responsável pelos programas de gestão de empresas.

UM LANÇAMENTO








Nenhum comentário: