segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Editora UFMG lança antologias de poetas moçambicanos



Antologias de poetas modernos moçambicanos compõem a coleção Poetas de Moçambique, que a Editora UFMG acaba de lançar.

Os autores escolhidos estabelecem diálogo com a literatura brasileira, especialmente com as obras de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Manuel Bandeira. Os primeiros volumes são dedicados a José Craveirinha e Rui Knopfli.

Rui Knopfli (1932-1997), poeta moçambicano, produziu uma encorpada e original obra literária durante o período de formação de seu país. Nos poemas selecionados, nota-se a presença das principais tradições clássicas e modernas da poesia.

José Craveirinha, um dos nomes cruciais da literatura moçambicana, é representado nesta antologia por uma obra concisa e abrangente, que cobre cinco livros publicados em vida e duas coletâneas póstumas, além de dezenas de poemas espalhados em periódicos.

José Craveirinha
Antologia Poética
Ana Mafalda Leite | Organizadora

Coleção: Poetas de Moçambique
198 p.


Rui Knopfli
Antologia Poética
Eugénio Lisboa | Organizador

Coleção: Poetas de Moçambique
206 p.



Antologia poética de Rui Knopfli (1932-1997), poeta moçambicano que produziu uma encorpada e original obra literária durante o período de formação de seu país. Os poemas selecionados estabelecem diálogo com as principais tradições clássicas e modernas da poesia. Posfácio com texto crítico e nota biobliográfica de Roberto Said.






LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: