terça-feira, 2 de novembro de 2010

BÚSSOLA ESPIRITUAL




BÚSSOLA ESPIRITUAL
de Satish Kumar

Número de Páginas: 208



Em nosso mundo moderno, materialista, é fácil separar a espiritualidade da vida cotidiana. A espiritualidade, porém, não é apenas para os virtuosos, nem está confinada aos cultos religiosos ou aos livros sagrados. Ela deve fazer parte da nossa existência comum, diária: precisa estar presente nos negócios, na política, na agricultura, na culinária, em nossos relacionamentos ­enfim, em todas as áreas da nossa vida.


Para ilustrar essa ideia, Satish Kumar recorre à tradição hindu do Ayurveda, segundo a qual a mente tem três gunas, ou qualidades primordiais: sattva (tranquilidade, claridade e pureza), rajas (paixão e energia) e tamas (embotamento e ignorância). Essas qualidades podem ser aplicadas ao nosso trabalho e ao meio ambiente; existem, por exemplo, alimentos sáttvicos, alimentos rajásicos e alimentos tamá­sicos. O objetivo do Ayurveda consiste em propor uma vida simples e próxima da natureza (sáttvica), a redução das tendências rajásicas e o abandono das tamásicas. Quando nos observamos à luz dos três gunas, eles podem nos orientar na direção em que desejamos ir, rumo a uma existência de paz e contentamento.

Satish explica que não existe dualismo entre espírito e matéria. Toda a matéria está imbuída de espírito, e o espírito se manifesta por meio da matéria. Esta visão de mundo integrada constitui o cerne des­te livro.

O AUTOR
Satish Kumar nasceu na Índia e foi monge jaina por nove anos. Posteriormente, estudou o budismo e a filosofia hindu. É editor da revista Resurgence e diretor do Schumacher College. Além de escritor, ele fez um programa de 50 minutos para a BBC2 como parte da série O Mundo Natural; esse programa, denominado "O Peregrino da Terra", é uma demonstração de sua visão holística da natureza.



UM LANÇAMENTO





Nenhum comentário: