quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Renato Braz se une ao grupo Pau Brasil no Teatro da CAIXA






Músicos apresentam grandes obras da música brasileira





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o show “Pau Brasil e Renato Braz”, de 01 a 03 de outubro. A apresentação une o altíssimo nível do grupo instrumental com a refinada voz de Renato Braz. No palco se juntam Teco Cardoso (saxofones e flautas), Paulo Bellinati (violão), Nelson Ayres (piano), Rodolfo Stroeter (baixo), Ricardo Mosca (bateria) e Renato Braz (vocal). A parceria deste projeto estreia em Curitiba.



O repertório traz obras como “Ária das Bachianas Brasileiras nº4” (Heitor Villa Lobos), “Modinha” (Heitor Villa Lobos e Manduca Piá), “Tororó” (Edu Lobo e Chico Buarque), “Pulo do Gato” (Paulo Bellinati), “Rancho Fundo” (Ary Barroso e Lamartine Babo), “Desde Ontem” (Dorival Caymmi) e “Cidade Encantada” (Nelson Ayres e Milton Nascimento).



O quinteto oferece ainda um workshop sobre o processo de criação músical. O evento, voltado para músicos e estudantes de música, acontece no sábado (02), às 15h, no Teatro da CAIXA.



Pau Brasil



O quinteto Pau Brasil nasceu em 1979 e é um dos principais pontos de referência da música instrumental brasileira. Sua proposta original é a criação de um repertório visceralmente brasileiro, com diversas influências, conforme preconizava Oswald de Andrade no seu "Manifesto Pau Brasil", inspiração inclusive para o nome do grupo. A música é enérgica, cheia de surpresas, de um bom humor contagiante.



Em 1982, um convite da Radio France levou o Pau Brasil pela primeira vez à Europa, representando a música brasileira no Festival de Jazz de Paris. Sua sonoridade única originou convites para uma série de turnês européias, com apresentações nos mais prestigiosos Festivais e Clubes de Jazz, nos Estados Unidos e também no Japão.



Em 31 anos de trajetória, mais de 20 músicos passaram por suas diversas formações, como os saxofonistas Roberto Sion e Hector Costita, o acordeonista Toninho Ferragutti, a cantora Marlui Miranda, os tecladistas Lelo Nazário e Cristóvão Bastos e os bateristas Azael Rodrigues, Nenê, Bob Wyatt e Zé Eduardo Nazário. O repertório contempla oito CDs, cinco lançados internacionalmente. "Babel", de 1996, foi indicado ao Grammy norte americano na categoria Best Jazz Group.



Renato Braz



Renato Braz iniciou sua carreira se apresentando em pequenas casas de shows e bares noturnos. Em 1996, lançou o disco de estréia, que lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Sharp de melhor disco na categoria revelação. Em 1999 iniciou a carreira internacional, com shows na Alemanha. Fez longa parceria com Dori Caymmi, no seu segundo álbum “História Antiga”.



A convite de Edu Lobo, integrou o elenco do espetáculo O Grande Circo Místico, ao lado de Arnaldo Antunes, Cássia Eller, Nando Reis, Daniella Mercury, e Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2002, como parte da premiação do Prêmio Visa de Música Brasileira , lançou pelo selo Eldorado o cd Quixote, com as participações especiais de Alaíde Costa, Chico Cesar e Dori Caymmi.
Em 2004, foi selecionado para representar o Brasil no Festival de Spoleto, nos EUA. Logo depois participou do SUMMER SOLSTICE, concerto realizado anualmente na catedral gótica St. John The Divine. Pouco depois, ao lado de Paul Mc Candless e do coral russo Dimitri Pokrovsky Ensemble, apresentou-se em New York no Winter Solstice Celebration.



Em maio de 2006 lançou o disco “Por Toda a Vida”, que lhe rendeu o Prêmio Rival Petrobrás na categoria Cantor Popular. Em outubro do mesmo ano, a convite do maestro Nelson Ayres, participou do concerto em homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos, ao lado do violonista Fabio Zanon, do flautista Marcelo Barbosa e do Quarteto de cordas da cidade de São Paulo. Em seguida, com Roberta Sá, Maria Rita, João Bosco e Chico Buarque, participou do CD “Forró Pras Crianças”.



Serviço



Música: Pau Brasil e Renato Braz

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: De 01 a 03 de outubro

Horário: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h)

Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural



Workshop: Master Classes com Pau Brasil - O Processo de Criação Musical

Data: 02 de outubro

Hora: Sábado 15h, com duração de 90 minutos

Local: Teatro da CAIXA

Ingressos: Entrada franca - Os ingressos para a oficina devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 14h.

Público alvo: Músicos e estudantes de música

Capacidade do Teatro: 125 lugares (02 cadeirantes)

Nenhum comentário: