quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Orquestra À Base de Sopro e Nelson Ayres em show no MON







Neste fim de semana, o grupo curitibano une sua inventiva linguagem musical à versatilidade de um dos mais importantes nomes da música brasileira.



Com um repertório de composições retiradas do célebre vinil “Mantiqueira”, o pianista compositor, arranjador e maestro Nelson Ayres soma seu talento e experiência à inventiva linguagem musical da Orquestra À Base de Sopro, em um espetáculo imperdível. As apresentações, inseridas na temporada 2010 patrocinada pelo Ourocard Banco do Brasil, acontecem no Teatro do MON (Museu Oscar Niemeyer), às 20h de sábado (25) e às 19h de domingo (26). A entrada é franca.

O show revela o amadurecimento da Orquestra À Base de Sopro, que desenvolve um trabalho voltado à elaboração de composições e à transformação de obras conhecidas por meio de arranjos peculiares. Ao lado do pianista Nelson Ayres – conhecido por integrar o grupo Pau-Brasil de música instrumental brasileira e atuar como maestro do grupo Jazz Sinfônica de São Paulo –, a orquestra executa obras de Paulinho da Viola, Chico Buarque e Villa-Lobos.

A Orquestra À Base de Sopro, grupo da Prefeitura Municipal de Curitiba, surgiu em janeiro de 1998, sob a direção do maestro Roberto Gnattali. Paralelamente ao incentivo e à valorização da produção local, o repertório da orquestra reúne mais de 40 arranjos de diversos compositores brasileiros, além de 25 músicas escritas pelos seus componentes, consolidando um trabalho de grande originalidade.

Dirigida desde 2002 pelo clarinetista Sérgio Albach, a orquestra é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Na sua formação estão 17 instrumentistas, divididos na execução de flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes, trombones e uma base rítmico-harmônica com piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.

Vencedora do prêmio Saul Trumpet de melhor grupo instrumental, em 2002, e indicada ao Prêmio TIM, na categoria revelação 2008 pelo CD “Mestre Waltel”, a orquestra tem projetos de intercâmbio de maestros, arranjadores e solistas, além da divulgação da música brasileira, desde as bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio e de frevo. Convidados ilustres já se apresentaram com a orquestra, entre eles Léa Freire, Roberto Sion, Mauro Senise, Toninho Ferragutti, Laércio de Freitas, Proveta e Itiberê Zwarg.



Serviço:

Apresentações da Orquestra À Base de Sopro com Nelson Ayres, dentro da temporada patrocinada pelo Ourocard Banco do Brasil.

Datas e horários: dias 25 (sábado), às 20h, e 26 de setembro de 2010 (domingo), às 19h

Local: Teatro do MON (Museu Oscar Niemeyer) – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Informações de bilheteria: (41) 3350-4441 / (41) 3350-4429

Entrada franca

Nenhum comentário: