quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ENGANADOS de John Perkins

ENGANADOS
de John Perkins

Número de Páginas: 224

JOHN PERKINS vislumbrou há muito tempo os sinais do desastre econô­mico atual. Os fiascos das hipotecas subprime, o colapso do setor bancário, a maré crescente de desemprego, o fim generalizado dos pequenos negó­cios, nos Estados Unidos, são sintomas conhecidos de uma doença cada vez mais grave. Na época em que foi assassino econômico, ele esteve na linha de frente como observador e perpetrador de acontecimentos, antes confinados ao terceiro mundo, que fizeram os Estados Unidos - e o planeta inteiro - acelerar em direção ao desastre.

Neste livro, Perkins expõe os bastidores da economia, revelando a causa real do presente desastre financeiro global. Mostra como fomos enganados pelos CEOs que dirigem a corporatocracia - as poucas corporações que controlam uma enorme quantidade de capital, terra e recursos no planeta todo - e os políticos que eles manipulam. Esses tubarões corporativos, explica Perkins, nos aliciaram para o que ele chama de capitalismo preda­dor, uma forma deturpada de geopolítica e capitalismo, que estimula uma exploração geral de muitos para beneficiar uma minoria composta daque­les que já são muito ricos. Sua arrogância, ganância e má administração le­varam a essa situação limite. A solução não é um "retorno à normalidade".

Mas há uma saída. Como Perkins deixa claro, podemos criar uma eco­nomia saudável que estimule as empresas a agir com responsabilidade, não só no interesse dos acionistas e parceiros corporativos (e dos seus lo­bistas), mas no interesse dos funcionários, dos clientes, do meio ambiente e da sociedade como um todo. Podemos criar uma sociedade que promova um mundo justo, sustentável e seguro para nós e para nossos filhos. Cada um de nós faz essas escolhas todos os dias, de maneiras que o autor expõe com clareza neste livro.

"Temos o poder", diz ele, "desde que o reconheçamos".

Enganados é uma polêmica poderosa que mostra não apenas como chegamos a este ponto instável da história, mas também o que precisamos fazer para evitar o colapso global.



Enganados é uma polêmica poderosa que mostra não apenas como chegamos a este ponto instável da história, mas também o que precisamos fazer para evitar o colapso global.





O AUTOR
JOHN PERKINS
foi o principal economista de uma importante empresa de consultoria internacional durante os anos 1970. Assessorou o Banco Mundial, as Nações Unidas, o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, corporações Fortune 500 e países na África, Ásia, América Latina e Oriente Médio. Como assassino econômico, trabalhou diretamente com chefes de estado e CEOs de importantes empresas para promover e desenvolver os tipos de projetos descritos em Confissões de um Assassino Econômico, um livro que ficou mais de 75 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times. Perkins é um autor publicado em mais de trinta idiomas, e a leitura de seus livros é exigida em universidades e escolas de administração dos Estados Unidos e de muitos outros países. Durante a década de 1980 foi presidente de uma companhia de energia alternativa pioneira no desenvolvimento de usinas benéficas para o meio ambiente. Nas décadas de 1990 e 2000, dedicou-se não apenas a escrever e fazer palestras, mas também a criar e manter organizações sem fins lucrativos comprometidas com a criação de um mundo sustentável, justo e pacífico. Além dos livros sobre economia e geopolítica - Enganados, Confissões de um Assassino Econômico e A História Secreta do Império Americano (publicados pela Editora Cultrix) -, Perkins também escreveu alguns livros sobre culturas indígenas e transformação pessoal e global.



UM LANÇAMENTO





Nenhum comentário: