segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Segunda fase do edital do Mecenato já tem selecionados

Os proponentes classificados na segunda fase da categoria “Não Iniciante” têm até o dia 20 de agosto para apresentar a documentação exigida no edital.



A Fundação Cultural de Curitiba publicou o resultado da segunda fase do processo de seleção do Edital Mecenato Subsidiado 2009-2010, na categoria “Não Iniciante”, e os proponentes classificados têm até o dia 20 de agosto para apresentar os documentos relacionados no edital. No caso dos projetos desclassificados, os responsáveis podem pedir revisão até o dia 17 de agosto. A relação completa está no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, menu Lei de Incentivo / Mecenato 2010 2ª Fase / Não Iniciante.

O Mecenato é uma das modalidades do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Prefeitura de Curitiba. Na primeira fase da categoria “Não Iniciante”, voltada à avaliação documental dos proponentes, foram habilitados 478 projetos. Nesta segunda fase, os projetos que tiveram suas inscrições validadas na primeira etapa foram analisados quanto ao seu conteúdo. A análise foi feita por uma comissão de 44 membros, entre titulares e suplentes, subdivida em sete subcomissões, responsáveis pela elaboração dos critérios que embasaram a avaliação de mérito dos projetos inscritos. Os membros foram indicados pela Fundação Cultural de Curitiba, pela comunidade artística e cultural organizada, pelos incentivadores e alguns diretamente pelo prefeito.

Agora, os responsáveis pelos 197 projetos classificados na análise de mérito devem apresentar os demais documentos e informações exigidas pelo edital para validar sua classificação. Eles estarão aptos a captar recursos a partir da emissão do Certificado de Enquadramento pela Fundação Cultural de Curitiba.

No Mecenato são contempladas as áreas de música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato e demais manifestações culturais tradicionais. O valor máximo dos projetos aprovados para os não iniciantes é de R$ 80 mil, com o compromisso de apresentar uma contrapartida social.

Mais informações sobre o edital do Mecenato Subsidiado podem ser obtidas pelo e-mail: paicatendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br .

Conselho Municipal de Cultura toma posse na próxima semana



Será na próxima segunda-feira (16) a primeira reunião dos conselheiros nomeados pelo prefeito Luciano Ducci para o biênio 2010-2012.



Os novos membros do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba tomam posse na próxima segunda-feira (16), em reunião ordinária que será realizada às 19h, no Hotel Alta Regia. O conselho reúne representantes da comunidade, da classe artística, da Prefeitura e da Câmara Municipal. O mandato é de dois anos (2010 a 2012).

Na primeira reunião, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba e do Conselho Municipal de Cultura, Paulino Viapiana, dará posse aos novos membros e também coordenará o processo de indicação de dois representantes do segmento cultural e dois da sociedade civil para compor as comissões do edital Pontos de Cultura. Eles participarão da análise técnica e de mérito dos projetos inscritos no terceiro edital do programa, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Ministério da Cultura.

O novo Conselho foi designado por meio de decreto do prefeito Luciano Ducci, publicado no último dia 29 de julho. Os nomes que representam a sociedade organizada foram escolhidos mediante eleição, realizada no primeiro semestre, em todas as Regionais da cidade. Cada segmento da classe artística também elegeu seus representantes. Entre os membros indicados pelo Poder Executivo estão funcionários da Fundação Cultural de Curitiba, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), Secretaria Municipal da Educação, Instituto Curitiba de Turismo e Procuradoria Geral do Município. Quatro vereadores também integram o colegiado.

O Conselho Municipal de Cultura é o órgão que, no âmbito do município, institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura. Ele participa da elaboração e da fiscalização das políticas culturais e foi instituído pela lei 11.834, de 4 de julho de 2006.

Confira a relação dos novos membros do Conselho Municipal de Cultura – biênio 2010-2012:



Regional Matriz: Loana Alves Campos e Luciane Azevedo Passos

Regional Boa Vista: Alex Sandro Ribeiro de Pontes e Antonio Guedes de Oliveira

Regional CIC: Edison Lino e Wilson Cardoso Santos

Regional Cajuru: Alexsandro dos Santos Bonfim e Luciana Cristine Verssão

Regional Boqueirão: Luis Carlos Baduy e Cecília de Jesus Blanc

Regional Bairro Novo: Odivaldo Carlos da Silva e Otavio Mariano da Silva

Regional Santa Felicidade: Sandro Luis Fernandes

Regional Portão: Gehad Ismail Hajar e Ernesto Yiuki Doi

Regional Pinheirinho: Sirlei da Aparecida Assis e Elsa Terezinha de Oliveira Inocêncio



Representantes da Comunidade Artística:



Artes cênicas – Jane Franco D’Avila e Ricardo Marinelli Martins

Área de audiovisual – Estevan Alexandre Silveira

Área de artesanato – Eliane Mara de Souza Chichof

Área de Música – Getulio Teixeira Guerra Filho

Área de Patrimônio – Mario Barbosa Silva e Miguel Isaac Abalos

Área de Artes Visuais – Maria Aparecida Ribas Lemos e Sabine Feres Staniscia Koprik



Representantes do Poder Executivo:



José Roberto Lança (FCC)

Diani Eiri Camilo Mossato (FCC)

Filomena Nercy Hammerchmidt (FCC)

Paulo César Rombi (FCC)

Ana Lúcia Pontes Ciffoni (Ippuc)

Ângela Maria Silva Cherobim Figueiredo (FCC)

Janine de Souza Malanski (FCC)

Vera Lúcia Afonso Moreira de Andrade (ICT)

Ana Maria Hladczuk (FCC)

Valeria Aparecia Marques Teixeira (FCC)

Heliomar Jerry Dutra de Freitas (PGM)

Claudine Camargo Bettes (PGM)

Luci Madalena Daros (FCC)

Thaisa Marques Teixeira Sade (FCC)

Liliane Casagrande Sabbag (SME)



Representantes da Câmara Municipal:

Emerson Rodrigues do Prado

Clementino Tomaz Vieira

Julio César Sobota

Denílson Pires da Silva

Nenhum comentário: