sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pesquisadora divulga trabalho sobre o carnaval de Curitiba

Resultado do projeto realizado desde 2005 com as escolas de samba de Curitiba será tema de um seminário neste sábado (21), às 19h, no TUC.



O carnaval curitibano será tema de um seminário que acontece neste sábado (21), às 19h, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), tendo como ponto de partida para os debates uma pesquisa da antropóloga e professora da Universidade Federal do Paraná, Selma Baptista, realizada desde 2005 com todas as escolas de samba de Curitiba.

O Seminário será voltado à comunidade carnavalesca de Curitiba, com a apresentação dos resultados da pesquisa e das informações obtidas junto às organizações envolvidas no carnaval. A intenção é também trabalhar estratégias de aprimoramento da festividade.

Debater as questões do carnaval com antecedência tem sido uma das metas da Fundação Cultural de Curitiba, para possibilitar a efetiva preparação das escolas e blocos até o momento do desfile. O edital visando à habilitação das escolas para recebimento das verbas de produção já está em fase de elaboração.



A pesquisa – O projeto “A cidade e suas f(r)estas: o carnaval curitibano” teve início em 2005 e foi concluído este ano, depois de ter sido selecionado pelo edital “Patrimônio Imaterial”, do Fundo Municipal da Cultura. Segundo Selma Baptista, o seminário vai abordar questões sobre o campo carnavalesco em Curitiba do ponto de vista acadêmico, institucional e da experiência popular. A pesquisa foi desenvolvida dentro do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná, mas também é fruto do contato e da convivência com membros de praticamente todas as escolas de samba de Curitiba.

De forma indireta, o projeto procura trazer uma contribuição para compreender a fronteira na qual ocorrem os diálogos entre a experiência popular e a dimensão institucional. “Neste sentido, avalia alguns espaços da memória de vários carnavalescos, na sua elaboração de um passado sempre presente e nem sempre valorizado pela comunidade envolvente. Analisa também os modos de produção do carnaval entre nós, apresentando as maneiras com que as diversas comunidades se representam, se reproduzem em termos concretos e simbólicos, especialmente na dimensão do jogo das identidades carnavalescas”, diz a pesquisadora.

Participaram do projeto as alunas Vanessa Rodrigues Viacava, mestranda em Antropologia Social, Caroline Glodes Blum e Larissa Sant´Anna, alunas da graduação em Ciências Sociais e participantes do Programa de Iniciação Científica.

O documentário “Caras de um carnaval” é um dos produtos resultantes do projeto. Dirigido por Luciano Coelho, o filme terá seu lançamento oficial na próxima quinta-feira (26), na Cinemateca de Curitiba. O documentário apresenta o cotidiano de alguns personagens que fazem parte da festa nos dias que a antecedem. São mestres-salas, porta-bandeiras, passistas, mestres de bateria, foliões, reis, rainhas e princesas que têm seu momento de brilho ao cruzar a passarela desfilando pela sua escola de samba, ou gente comum que se deixa levar pela alegria de um bloco carnavalesco, numa cidade em conflito de identidade.



Serviço:

Seminário “A cidade e suas f(r)estas: o carnaval curitibano”

Local: Teatro Universitário de Curitiba (TUC) – Galeria Júlio Moreira

Data: 21 de agosto de 2010 (sábado), às 19h

Entrada franca.

Nenhum comentário: