sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Lançamento da Editora UFMG aborda desafios da literatura na sociedade da informação





“Os meios de comunicação de massa ocupam papel central na sociedade contemporânea.” Com essa afirmativa, Sérgio de Sá inicia os ensaios que compõem o livro A reinvenção do escritor: literatura e mass media, resultado de sua tese de doutorado, apresentada em 2007, na UFMG. O autor enfatiza o desafio do escritor na confecção do seu trabalho em uma sociedade dominada pelo excesso de informação, onde ele, escritor, tende a ser silenciado por vozes mais poderosas. A crise é ilustrada por recortes em obras de ficção onde o escritor é narrador ou personagem. Para isso, o autor usa trabalhos de Sérgio Sant’Anna, Bernardo Carvalho, Alan Pauls, entre outros.
Sérgio de Sá explica que o período pós-ditadura criou um vácuo no processo de criação do escritor latino-americano, que vive a tensão entre a liberdade de dizer qualquer coisa e o escasso poder do seu discurso. O escritor concorre com uma indústria cultural consolidada, dominada principalmente pela televisão. São os meios de comunicação de massa que legitimam os valores, selecionam o que vale a pena ser destacado, o que o consumidor deve ou não consumir. “Muitas vezes o único contato que o público tem com a obra é a entrevista do autor para determinado veículo de comunicação”, esclarece Sá. “A cultura mediática vive do instantâneo.” Dentro dessa perspectiva, lidar com o efêmero é um dos grandes desafios da atividade literária e intelectual no dias de hoje.

Partindo da ficção em prosa e com abordagem clara, Sérgio de Sá apresenta para o leitor as principais teorias que influenciam os meios de comunicação na seleção da informação e propõe reflexões sobre a atividade do escritor neste cenário. A reinvenção do escritor: literatura e mass media mostra como a estética da literatura vem enfrentando o mundo-media, numa tentativa de sobrevivência tão sóbria quanto desesperada.

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