sexta-feira, 20 de agosto de 2010

entreMITOS – Mostra Internacional de Teatro Luso Brasileira em Portugal

entreMITOS – Mostra Internacional de Teatro Luso Brasileira em Portugal

convida artistas brasileiros



O MITO - Mostra Internacional de Teatro de Oeiras está de volta com o entreMITOS 2010, uma plataforma criativa de intercâmbio cultural entre Portugal e Brasil que apresenta de 3 a 11 de Setembro, na Fundição de Oeiras, em Portugal, sete espectáculos em estreia absoluta.



O entreMITOS inclui espectáculos, conversas, bolsas de criação artística, estágios sociais e workshops, assentes no conceito “Aproxima-te”. E para aproximar as culturas luso-brasileira, celebrar o teatro e a língua portuguesa, esta edição do entreMITOS convida alguns nomes sonantes do teatro brasileiro que, em conjunto com artistas portugueses, vão poder apresentar e até criar em conjunto, alguns dos espectáculos em estreia.

Do Rio de Janeiro, chegam-nos Guti Fraga com o grupo Nós do Morro (do Morro do Vidigal) que vai estrear em Portugal, o espectáculo “Pequenos Burgueses”. O director Ivan Sugahara estreia “Terra do Nunca” e nascido do contexto de Bolsa Artística, aparece “Tudo que Existe entre Nós”, um espectáculo resultante do convite para criar uma peça em 40 dias com actores portugueses. Mesmo convite foi aceite por Simone Bencke, directora que além do trabalho artístico que desenvolve no Rio de Janeiro tem também o Espaço Camarim, no Rio Grande do Sul. Bencke estreia no entreMITOS, “Olhos nos Olhos”, trabalho que desenvolve com uma das mais prestigiadas actrizes portuguesas, Lourdes Norberto que conta com 70 anos de carreira.

No entreMITOS é lançado este ano, o Mito Social que engloba espectáculos de reflexão social e cultural. António Terra, natural do Rio de Janeiro, director artístico da Mostra, afirma que se trata de “...um resultado de uma reflexão do percurso que tem sido feito no contexto do Projecto Ampliarte – cultura e intervenção social da Companhia de Actores da qual sou fundador e director artístico, um trabalho educativo que transcende a ocupação de tempos livres, nos bairros carenciados do Concelho de Oeiras. O Ampliarte, o qual se pode tecer um paralelismo com o trabalho desenvolvido no Nós do Morro – certo que noutra realidade, mas tem em comum, ser toda uma envolvência intercultural que visa educar pela arte. E este educar é em termos de essência, trabalhar a auto-estima destes jovens, dar-lhes expectativas e devolver-lhes sonhos. Se queremos mudar o futuro, esse momento é agora”.

Nove dias de Mostra, sete estreias absolutas, 20 apresentações, entradas gratuitas em todos os espectáculos é a proposta para a edição do entreMITOS 2010 que surge na sequência do sucesso da primeira edição do MITO, realizada o ano passado no concelho de Oeiras, em Portugal.

Nenhum comentário: