sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CAIXA Cultura Curitiba abre espaço para falar sobre a felicidade





“Variações sobre o mesmo tema: Felicidade” discute o assunto na sociedade atual





Em agosto e setembro, a CAIXA Cultural Curitiba abrirá espaço na agenda de palestras para discutir um tema que faz parte da vida de todas as pessoas: a Felicidade. A ideia do projeto, que possui a curadoria da filósofa Márcia Tiburi e a participação de importantes estudiosos e artistas, é tratar as relações da felicidade e da filosofia nas emoções do dia a dia, com seminários de profissionais de diversas regiões do Brasil. A primeira parte do evento acontece de 24 a 26 de agosto, às 19h30, e a segunda parte de 14 a 16 de setembro, também às 19h30.



Do Rio Grande do Sul, virão Diana Corso, para falar sobre o desejo, e Fabricio Carpinejar sobre a poesia. Do Ceará virá Daniel Lins para tratar sobre a ética. Mirian Goldenberg, Rodrigo Faour e Francisco Bosco virão do Rio de Janeiro e a conversa gira em torno do corpo, da música e do ciúme, respectivamente. “Reunimos especialistas, intelectuais ativos importantes no cenário brasileiro para falar sobre o tema. A felicidade é uma palavra de uso comum, todos falam, é uma palavra que indica um interesse, um desejo e é uma preocupação geral. Só que o conceito foi banalizado. As pessoas não refletem para saber o que é a felicidade”, aponta a filósofa Márcia Tiburi.



O grande ideal ético da felicidade tem uma história relacionada à condição e a expressão humana. Questão do corpo, do desejo, mas também da música, da poesia e da arte em geral, a felicidade é o grande motivo pelo qual o ser humano escolhe ter um futuro, justamente porque ela é a medida de todas as coisas humanas. Em tempos sombrios é bom lembrar do sentido da felicidade como ideia construtora do mundo antes que ela seja devorada pelo sistema que tudo transforma em mercadoria. Se a felicidade não se vende é porque ainda se pode sonhar com ela. Debatê-la é realizar o maior desejo filosófico, o de tentar compreendê-la como tema urgente de nosso tempo. “A busca da felicidade é uma questão filosófica antiga. A filosofia discute a questão, busca uma nova compreensão e recupera conceitos antigos. Mostra outras perspectivas. A intenção do projeto é salvar a felicidade, para que seja possível experimentá-la todos os dias”, completa Márcia.



Palestrantes



Márcia Tiburi é graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publicou as antologias As Mulheres e a Filosofia (Editora Unisinos, 2002), O Corpo Torturado (Ed. Escritos, 2004), e Mulheres, Filosofia ou Coisas do Gênero (Edunisc). Publicou os ensaios Uma outra história da razão (Ed. Unisinos, 2003), Diálogo sobre o Corpo (Escritos, 2004), Filosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita (Escritos, 2004), Metamorfoses do Conceito (ed. UFRGS, 2005). Publicou os romances Magnólia (2005) e a Mulher de Costas (2006), da série Trilogia Íntima (Ed. Bertrand Brasil). Em 2008 publicou Filosofia em Comum - para ler junto (Record). É professora do programa de pós-graduação em Arte, Educação e História da Cultura da Universidade Mackenzie, colunista da Revista Cult e participante do programa Saia Justa, do canal GNT.



Daniel Soares Lins é filósofo, sociólogo e psicanalista, possui graduação em Sociologia e Filosofia pela pela Université de Paris VII - Université Denis Diderot, mestrado e em Sociologia pela Université de Paris X - Nanterre, doutorado em Sociologia pela Université de Paris VII - Université Denis Diderot e pós-doutorado em filosofia pela Université de Paris VIII. Atualmente é professor na área de filosofia da educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Atua nas áreas de Filosofia Contemporânea, Antropologia e Educação. Publicou cerca de dez livros e organizou cerca de quinze livros em português, francês e inglês.

Fabrício Carpinejar é poeta, cronista, jornalista e professor, autor de dezesseis livros, oito de poesia. Ao mesmo tempo em que seus poemas são recitados pela cantora Ana Carolina nas turnês "Dois Quartos" e "Nove", aparecem como questão de grande parte dos vestibulares do Rio Grande do Sul, como a UFRGS, a Unisc e a UCS. Entre vários prêmios que ganhou ao longo de sua carreira, sua coletânea "Canalha!" (Bertrand Brasil) venceu o 51º Prêmio Jabuti/2009, na categoria Contos e Crônicas. Publicou o primeiro livro no Brasil com frases do twitter, www.twitter.com/carpinejar/ (Bertrand Brasil, 2009), reunião de mais de 400 máximas e aforismos. Neste ano, foi escolhido pela revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes na internet. Seu blog já recebeu mais de 1 milhão e meio de visitantes e o twitter já conta com 35 mil seguidores.



Francisco Bosco é ensaísta, autor dos livros E livre seja este infortúnio (Ed. Azougue, no prelo), Banalogias (Ed. Objetiva, 2007), Dorival Caymmi (Ed. Publifolha, 2006) e Da amizade (Ed. 7letras, 2003). Mestre e doutor em teoria da literatura, pela UFRJ. É coordenador da rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles. Escreve semanalmente no Segundo Caderno do jornal O Globo.



Rodrigo Faour Além de jornalista, crítico e pesquisador musical, também atua como escritor e produtor musical. Entre 1996 e 2000 trabalhou no jornal carioca Tribuna da Imprensa. Transferiu-se para o site CliqueMusic, onde permaneceu até 2001 – ano em que lançou seu primeiro livro, “Bastidores – Cauby Peixoto: 50 anos da voz e do mito”. No ano seguinte, viria “Revista do Rádio – Cultura, fuxicos e moral nos anos dourados”. Em 2006, “História Sexual da MPB”, um estudo pioneiro sobre a evolução de comportamento na canção brasileira, que originou o programa de TV homônimo no Canal Brasil, iniciado em 2010, e um de rádio, “Sexo MPB”, que produz e apresenta desde 2008 na MPB FM carioca.Atualmente, trabalha na produção de novos artistas, diversas reedições e pesquisas de repertório para cantores, além de ser um dos “Consultores Masters” do Novo Museu da Imagem e do Som (RJ).



Diana Corso nasceu em Montevidéu, em 1960, e atualmente vive em Porto Alegre. É psicanalista, membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre)Formada em psicologia pela UFRGS, trabalhou com crianças e no campo dos problemas de desenvolvimento infantil.Atualmente atende jovens e adultos em seu consultório particular. É autora de Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis (Ed. Artmed) , em parceria com seu marido Mário Corso. É colunista do Segundo Caderno do jornal Zero Hora de Porto Alegre.



Mirian Goldenberg é antropóloga e professora do Departamento de Antropologia Cultural e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mirian Goldenberg tem orientado dezenas de pesquisas, e é autora de vários livros nas áreas de gênero, desvio, corpo, sexualidade e novas conjugalidades na cultura brasileira.


Programação



Agosto

24/08 – terça - Daniel Lins – “A Felicidade e a Ética”

25/08 – quarta - Carpinejar – “A Felicidade e a Poesia”

26/08 – quinta - Francisco Bosco – “A Felicidade e o Ciúme”



Setembro

14/09 – terça - Rodrigo Faour – “A Felicidade e a Música”

15/09 – quarta - Diana Corso – “A Felicidade e o Desejo”

16/09 – quinta - Mirian Goldenberg – “A Felicidade e o Corpo”



Serviço:


Encontro: “Variações sobre o mesmo tema: Felicidade”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 24 a 26 de agosto e de 14 a 16 de setembro, com uma temática diferente a cada dia

Horários: de terça a quinta 19h30

Inscrições: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 18h30

Bilheteria:(41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Lotação do teatro: 125 lugares (sendo 02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: