Dalbosco mostra o quanto é equivocado, na educação, preocupar-se exclusivamente com a prática cotidiana, sem a base de uma sólida constituição teórica.
O LIVRO
Pragmatismo, teoria crítica e educação
de Claudio Dalbosco
Páginas: 266p.
Formato: 14x21
“Cláudio Almir Dalbosco investiga a educação como uma questão filosófica fundamental. Sua investigação não fica nas margens do evento educativo. Ao contrário, vai além da simples relação entre filosofia e educação, ultrapassa o falar sobre a educação, concentra-se na educação como questão filosófica, com todas as consequências ontológicas, éticas e epistemológicas que isso implica. Para ele, a questão é anterior a qualquer programa de ensino ou disciplina. Sua obra Pragmatismo, teoria crítica e educação: ação pedagógica como mediação de significados assume a ação pedagógica enquanto ação constituidora de instituições democráticas e justas, enquanto atividade docente qualificada e culturalmente elevada, em benefício das novas gerações, sempre tendo presente o essencial no ato educativo, o fundamental no agir e no fazer do professor e do aluno, vistos como verdadeiros mediadores de significados que todo processo educativo possui por natureza de seu caráter finalista.” (prefácio de Jayme Paviani)
conteudo DO LIVRO
Pragmatismo e educação
Formação linguística do Self e ação pedagógica
Natureza e inteligência: O papel do educador em Rousseau e Dewey
Experiência de si e coordenação da ação docente: Por uma pragmática do ensino?
Teoria crítica e educação
Filosofia e formação docente
Problemas de atualidade da teoria crítica? Indústria educacional hoje
Universidade, formação e indústria educacional
Por uma filosofia da educação transformada
Excursos filosóficos
Primeiro excurso:
Ação mediada simbolicamente e crítica ao modelo reflexivo da autoconsciência segundo Georg Herbert Mead
Segundo excurso:
Materialismo interdisciplinar e ação comunicativa: Crítica à leitura habermasiana de Horkheimer
HISTÓRICO DA EDITORA AUTORES ASSOCIADOS
Os fundadores da Editora iniciaram suas atividades no ano de 1976. O grupo, então organizado sob a forma de Conselho Editorial, definiu como orientação prioritária a reflexão sobre problemas educativos nacionais. Em 1980, a Editora Autores Associados foi criada e um grande momento foi, em 1991 quando se instalou em Campinas dando continuidade aos mesmos compromissos assumidos desde sua fundação, ampliados, na etapa atual, com outras coleções e títulos que já são conhecidos da maioria dos educadores brasileiros.
um lançamento
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Ação pedagógica significativa
Marcadores:
autores associados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário