quarta-feira, 14 de julho de 2010

Festival do Japão revela magia da cultura japonesa



A 13ª edição do Festival do Japão reunirá o público no Centro de Exposições Imigrantes nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2010(sexta, sábado e domingo). Considerado um dos maiores eventos de cultura japonesa no mundo, e o maior da América Latina, o Festival do Japão apresentará shows musicais, atrações culturais, danças típicas, culinária, exposições especiais e atividades para as crianças.

O Festival do Japão é realizado desde 1998 pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil), entidade que reúne as 47 associações de províncias japonesas sediadas no Brasil. O evento tem o objetivo de divulgar e preservar a cultura e as tradições japonesas, e também auxilia entidades e projetos assistenciais. Parte do Calendário Oficial Turístico do Estado e do Município de São Paulo, e das festas que comemoram os 102 anos de imigração japonesa no Brasil, a 13ª edição do Festival reunirá shows, com a apresentação de danças folclóricas japonesas, os principais grupos de taikô (tambores japoneses) da comunidade, e os cantores mais renomados.

PRAÇA CULTURAL E ESPORTES

Apresenta as mais diversas manifestações culturais da cultura japonesa para o público, contando com atrações consagradas, como a exposição de ikebana (arranjos florais), a cerimônia do chá (chadô) e os workshops de cultura japonesa de diversas artes, gratuitos e abertos ao público, como o origami (dobraduras), kirigami (origami tridimensional), oshibana (flores prensadas) e sumiê (pintura com tinta à base de carvão), entre outras. Outro destaque é a apresentação de grupos de artes marciais e esportes na Praça Cultural, e os workshops de dança e taiko (tambores japoneses).

ÁREA DA TERCEIRA IDADE

Refletindo a preocupação social do evento, o Festival do Japão mantém uma área especial para a Terceira Idade, que oferece atividades especiais e gratuitas para o público idoso, como massagem, esportes, dicas de saúde e orientação para a prevenção de doenças.

ÁREA DA CRIANÇA

Um recanto especial para as crianças no Festival do Japão. Conquistando amplo sucesso em todas as edições, a Área da Criança traz atividades lúdicas e divertidas, como oficinas culturais (dobraduras, pintura, artesanato), contação de lendas japonesas, recreação infantil com brincadeiras e atividades temáticas.

PRAÇA DE GASTRONOMIA

A culinária típica das 47 províncias que formam o Japão estará presente ao evento. É a oportunidade de apreciar pratos que não constam dos cardápios habituais dos restaurantes japoneses de São Paulo, pois são pratos regionais, de características familiares.

PALCO PRINCIPAL

No Palco Principal do Festival do Japão, cerca de 50 grupos artísticos de danças, músicas e artes japonesas apresentam-se durante o evento, trazendo danças folclóricas e típicas como o Kagura - a dança dos deuses da província de Hiroshima e o Shan Shan Kasa Odori, da província de Tottori. Para animar o público, apresentam-se no Palco Principal os cantores mais conhecidos da comunidade nipo-brasileira.

MISS NIKKEY / MISS FESTIVAL DO JAPÃO

O tradicional concurso Miss Festival do Japão, coordenado pelo ator e apresentador Kendi Yamai, agora também é o "Miss Nikkey". Desde 2009, a vencedora do Miss Festival do Japão também é coroada "Miss Nikkey", representando toda a comunidade nipo-brasileira. São cerca de 30 candidatas de todo Brasil, disputando o título e uma série de prêmios.

CARAVANAS

O Festival do Japão recebe caravanas de visitantes de todo Brasil. Durante todo o ano de 2010, serão convidados os representantes de entidades nikkeis e entidades assistenciais de todo Brasil. Na sexta-feira e no sábado, a entrada é gratuita para todos os representantes de caravanas. Mais de 1000 pessoas foram beneficiadas com a isenção no ano de 2009.


Serviço:

13º Festival do Japão
Data: 16, 17 e 18 de julho de 2010

Sexta, 16/07 - 12 às 21 horas
Sábado, 17/07 - 10 às 21 horas
Domingo, 18/07 - 10 às 18 horas

Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo
Ônibus gratuito no metrô Jabaquara

Ingressos: R$ 7,00
Entrada gratuita para menores de 8 anos e maiores de 65 anos
Ingressos à venda no local e nos pontos de venda antecipados

Estacionamento no local (terceirizado) R$ 20.

Informações: (11) 3277-8569
E-mail: secretaria@festivaldojapao.com
Site: www.festivaldojapao.com

Realização: Kenren - Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil

Nenhum comentário: