sexta-feira, 25 de junho de 2010

MBA Educação – A Gestão Estratégica na Escola que Aprende


MBA Educação – A Gestão Estratégica na Escola que Aprende
de Débora Dias Gomes


Número de Páginas: 400


Um livro que vai gerar mestres sábios e capazes de inovar o processo de Melhoria do Desempenho das Instituições de Ensino em busca de Excelência.


A todo o momento ouvimos de gestores de instituições de ensino que “gerenciar escola é diferente de comandar uma empresa”! Obviamente, essa é uma atividade em que há mais responsabilidade social do que em qualquer outra. Exatamente por isso é que o sistema educacional deveria ser o carro-chefe em mudanças e inovações no Brasil. Mas esta não é a realidade, afinal o mesmo modelo educacional é praticado há muitos anos e sem renovação.



MBA Educação quebra paradigmas ao apresentar que o conceito e as práticas de excelência em gestão podem ser aplicados em qualquer tipo ou tamanho de organização. A escola vive um ambiente com variáveis internas e externas para gerenciar, assim como qualquer outra empresa. Portanto, o livro torna-se um produto de reflexão e tem a intenção de sistematizar a fundamentação teórica que deve ser oferecida aos Mestres em Administração do Negócio Educação no Brasil, como evidencia a própria sigla MBA – Master Business Administration.



No decorrer da obra, Débora Dias Gomes apresenta argumentos que comprovam a necessidade de nossos líderes em inovar as práticas de gestão pedagógica e administrativa das instituições de ensino. Cada capítulo funciona como um “Kit Didático”, com a finalidade de promover reflexões e referências teóricas. Informações que precisam ser transformadas em conhecimento por meio do exercício diário de experimentar a teoria. Por meio de leituras e exercícios, nossos mestres serão capazes de construir seu entendimento individual e aplicar as lições aprendidas no dia-a-dia. Um tipo de laboratório de aprendizes de sábios.



O livro, por fim, comprova que o uso adequado da Gestão Estratégica em Educação fará de uma instituição de ensino, seja ela pública ou privada, de creche a universidade, uma referência no setor educacional. A leitura e aplicação das lições, princípios e conceitos discutidos vão acelerar a jornada de Melhoria do Desempenho das Instituições de Ensino em busca de Excelência.






A AUTORA

Débora Dias Gomes
é Pedagoga e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Pós-graduada em Didática do Ensino Superior e Gestão de Negócios. Graduada em Língua Portuguesa-UFRJ e Administração Escolar pelo Instituto Isabel-RJ. Fundadora da DGD Educação & Consultoria e professora em cursos de Pós-graduação da UFF- Universidade Federal Fluminense. Atua também em diferentes secretarias de educação, desenvolvendo diretores de escolas em liderança e gestão. Consultora em gestão educacional em instituições de ensino públicas e privadas e Consultora em Gestão de Negócios em empresas não-educacionais. Publicou inúmeros artigos sobre Educação, Gestão, Liderança e RH e os livros Fator K e Processo de Multiplicação de Qualidade – Editora Pioneira – SP.

UM LANÇAMENTO







Nenhum comentário: