domingo, 13 de junho de 2010

Coaching – Desenvolvendo Excelência Pessoal e Profissional de James Flaherty


Coaching – Desenvolvendo Excelência Pessoal e Profissional


de James Flaherty


Número de Páginas: 280

Uma releitura do processo de coaching e suas aplicações.

Em dado momento, todas as pessoas já tentaram ajudar alguém a melhorar suas habilidades. Os pais observam o crescimento dos filhos, professores ensinam aos estudantes e amigos interagem em um empreendimento conjunto. O coaching é parte dessa realidade, uma vez que seu processo se dá através de uma interrelação que permite a troca de experiências e a edificação de competências.



No livro Coaching – Desenvolvendo Excelência Pessoal e Profissional, James Flaherty destrincha esse “processo de treinamento e acompanhamento” por meio de modelos diferenciados e úteis para aqueles que buscam o acesso a novos territórios. Ao contrário de outros especialistas no assunto, o autor fixa sua análise no ser humano, em seu modo de reinventar a linguagem e suas distinções.



Por meio de um texto deliberadamente simples e direto, James Flaherty expõem os principais fundamentos, modelos de avaliação e aplicações do coaching. Contudo, seu toque especial está no complemento desses elementos pela adição de uma ampla gama de tradições. Entre elas, especialmente na filosofia do século XX (Heidegger Searle, Wittgenstein, Rorty etc), na ciência cognitiva, na espiritualidade (budismo, cristianismo, judaísmo e sufismo) e na teoria desenvolvimentista (Loevinger, Gilligan, Fowles etc).



São lições que tem sempre como foco solidificar a familiaridade entre os indivíduos e melhorar suas competências e realizações. Afinal, Coaching não é dizer as pessoas o que fazer; é dar a elas uma chance de examinar o que estão fazendo à luz de suas intenções.




O Autor James Flaherty fundou a New Ventures West (1986) e a Integral Coaching LLC (2004) para disponibilizar um método pragmático, rigoroso e sensível que dê suporte ao desenvolvimento humano voltado a indivíduos e organizações. Consequentemente, seu trabalho se baseia, entre muitas outras, em uma ampla gama de tradições, especialmente na filosofia do século XX (Heidegger Searle, Flores, Wittgenstein, James, Rorty etc.), na somática (por exemplo, Heckler e Caldwell), na ciência cognitiva (por exemplo, Damasio), nos estudos integrais (Ken Wilber et al.), na espiritualidade (por exemplo, zen, cristianismo, judaísmo e sufismo) e na teoria desenvolvimentista (Loevinger, Gilligan, Graves, Kegan, Fowles etc.). O foco do trabalho é sempre fomentar desenvolvimento, de modo que se melhore a competência e as realizações, com menos sofrimento, além do que a alegria e a liberdade se expandam para todos os envolvidos no processo.

UM LANÇAMENTO





Nenhum comentário: