quinta-feira, 6 de maio de 2010

James Joyce e Guimarães Rosa no projeto XX Narrativas do Século XX


O regionalismo dos autores irlandês e brasileiro no Teatro da CAIXA


XX Narrativas do Século XX apresenta textos de James Joyce e Guimarães Rosa na edição do dia 12 de maio, no Teatro da CAIXA. Os textos serão lidos por Caetano Waldrigues Galindo e Walter Lima Torres Neto, que ocupam também as funções de mediador e diretor, respectivamente. O som ambiente é da flauta de Zélia Brandão.



“Ulisses” é a obra de James Joyce e “Grande Sertão: Veredas” de Guimarães Rosa. Apesar da distância física, e relativamente temporal, os autores possuem em comum o regionalismo presente nas obras de ambos. A terra natal é o foco de James Joyce, enquanto o brasileiro retrata o sertão nordestino.



O escritor irlandês James Joyce, nascido em 1882, é um dos grandes nomes do Século XX. A temática de sua obra é focada na Irlanda, apesar da grande vivência em centros europeus. Seu primeiro romance, o autobiográfico “Retrato do Artista Quando Jovem”, aparece em 1916. “Ulisses“, de 1922, apresenta 24 horas na vida de um homem comum e, por descrever a fisiologia humana com detalhes, foi proibido em certos países por conteudos impróprios. No entanto, é a obra que o levou à fama internacional. “Finnegans Wake”, de 1939, apresenta a outra parte do homem: as camadas mais profundas da mente. James Joyce falece em 1941, se refugiando em Zurique depois de viver 20 anos em Paris.



O brasileiro Guimarães Rosa, nascido em 1908 em Minas Gerais, é um divisor de águas na linguagem da literatura brasileira. O autor modernizou a ficção do regionalismo brasileiro pelo trato dado à língua, voltado especialmente para o sertão. A linguagem é extremamente valorizada nas suas obras, pois representa a “fala do povo”, que unida à sua erudição o permitiu brincar e recriar a língua portuguesa. A inovação lingüística pode ser apreciada em diversas obras do autor. “Sagarana” (1946) introduziu a prosa inventada misturando as heranças europeias e indígenas. “Corpo de Baile”, composto de sete novelas, é de 1956. Inicialmente “Grande Sertão: Veredas” seria uma das novelas de “Corpo de Baile”, no entanto, tomou tal proporção que se tornou uma obra singular e das mais importantes na língua portuguesa. “Grande Sertão: Veredas” conta a história de um sertanejo em suas andanças pelo sertão brasileiro. “Primeiras Estórias”, de 1962, traz 21 narrativas que tratam dos segredos da existência humana. Guimarães Rosa faleceu em 1967, deixando obras em vida e póstumas.



Sobre o projeto



XX Narrativas do Século XX propõe uma leitura mensal, sempre nas quartas, composta por dois textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o “contador de histórias”, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.



A importância do projeto consiste na maneira diferenciada e criativa de abordar textos literários, provocando no público o interesse pela leitura dos textos originais em sua íntegra. Sempre realizado a partir da leitura de dois textos, o projeto vai além da mera encenação de peças literárias e se torna um ambiente de reflexão sobre a importância da palavra escrita na construção da identidade de um povo.



Ficha Técnica



Coordenação do projeto: Mauro Zanatta

Curadoria: Flávio Stein

Direção de Produção: Leandro Daniel



Serviço



Projeto XX Narrativas do Século XX: Textos de James Joyce e Guimarães Rosa

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: 12 de maio

Horários: quarta 20h

Ingressos: 01 (um) livro não didático

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: