quinta-feira, 6 de maio de 2010

Grupo pernambucano homenageia o Rei do Baião



A CAIXA Cultural Curitiba apresenta o grupo pernambucano Quinteto Violado, de 14 a 16 de maio. O show “Quinteto Violado canta Luiz Gonzaga” é um passeio pela obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que é a fonte de inspiração suprema do grupo. Além dos clássicos do homenageado, serão exibidas imagens suas que completam o clima da cultura nordestina.

O Quinteto Violado surgiu como uma proposta cultural de valorização da cultura regional na música brasileira. O grupo viveu três momentos: o resgate e leitura dos temas dos folguedos populares; a elaboração de uma nova interpretação dos clássicos da música nordestina e a composição autoral. “O Quinteto surgiu com o encontro de músicos que participaram de movimentos culturais de Pernambuco e que já estavam recebendo influência das mais diversas correntes musicais da época”, conta o músico Marcelo Melo. “O cancioneiro de Luiz Gonzaga faz parte da identidade cultural nordestina e para nós é a influência mais autêntica desta cultura, tanto que está impregnada na história de vida do grupo”, completa Marcelo.

Com arranjos sofisticados, cuidadosa elaboração cênica e agregando as experiências individuais de seus integrantes na pesquisa da cultura tradicional nordestina, o grupo atraiu a atenção do público e da crítica. Percorreu as estradas do país de norte a sul, inspirado nos folguedos populares, cantando o universo das feiras no interior, influenciando a música do amanhã.

O Rei do Baião expressou como ninguém as riquezas da “região problema” do Brasil. Em sua crônica do homem do sertão, revelou a religiosidade do vaqueiro, a astúcia do sertanejo, o flagelo das secas periódicas, sem deixar de lado a denúncia do assistencialismo inócuo. Sua obra é o mais completo inventário da cultura nordestina, que o grupo pernambucano revisita no espetáculo ”Quinteto Violado Canta Luiz Gonzaga”.


Quinteto Violado


O grupo pernambucano Quinteto Violado surgiu em 1971, logo após a irrupção do movimento tropicalista. Com uma proposta fundamentada em elementos da cultura regional, o grupo traçaria a partir de então um novo caminho para a música popular brasileira. Com as mais simples manifestações populares, a essência rítmica e melódica do grupo é uma nova concepção musical, cujo traço fundamental é a interação entre o erudito e o popular, sem desfiguração e reafirmando a idéia de que toda arte é sempre a universalização do popular.

Em seu disco de estreia o grupo talvez nem sequer imaginasse que, muito mais que uma nova roupagem orquestradora, estava produzindo a semente de uma mudança no modo de sentir e expressar a música brasileira. Em 39 anos de estrada se intercalam pesquisas, espetáculos, discos, festivais e excursões internacionais. A saga do Quinteto Violado está hoje registrada em livro, vídeo e mais de 47 discos lançados no Brasil e no exterior.

O amadurecimento cultural e profissional cresce a cada dia no grupo, que se mantém dinâmico em seu trabalho e com a consciência crítica de que não se acomodou ou fez concessões aos modismos da indústria cultural.

Ficha Técnica

Marcelo Melo: Violão, viola e voz

Dudu Alves: Teclado e piano

Roberto Menescal: Bateria e Voz

Ciano: Flauta e Violão

Sandro: Baixo

Raminho: Percussão (participação especial)

Direção e Coordenação Geral: Ângelo Filizola

Produção: Afonso Oliveira

Vídeos (Luiz Gonzaga): Raul Henry (arquivo pessoal)



Serviço



Música: Quinteto Violado

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 14 a 16 de maio

Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: