quinta-feira, 27 de maio de 2010

Gravatas de Pedra: Competências, Mitos e Heróis


Gravatas de Pedra: Competências, Mitos e Heróis de Marcelo Marques

Número de Páginas: 148

Indicado para Gestores de Pessoas que procuram novas formas de despertar as habilidades e talentos que existem em seus colaboradores.

Hoje em dia são muitas as exigências das empresas aos seus colaboradores. Entre as competências mais requeridas estão: ter boa aparência, falar vários idiomas, ser empreendedor, criativo, trabalhar em equipe e, principalmente, possuir equilíbrio emocional. O que para uns era diferencial e motivo de orgulho, para outros virou um fardo. Uma Gravata de Pedra difícil de carregar.



De uma maneira atual, dinâmica e por meio de reflexões e vivências, o administrador de empresas Marcelo Marques mostra que não é preciso fabricar super-heróis para ocupar as melhores posições nas grandes corporações. Por meio de uma correta gestão por competência é possível ajudar e incentivar as pessoas a despertarem suas diversas habilidades com coragem para utilizá-las no dia-a-dia. Assim é possível gerar tanto profissionais comprometidos, como cidadãos igualmente competentes.

Com uma linguagem inteligente e de fácil compreensão, o leitor verá a gestão por competências como uma ferramenta capaz de construir uma relação de trabalho muito mais saudável. Para isso, Marcelo faz curiosas analogias entre as características dos funcionários em sua corporação com conhecidos personagens da mitologia grega e seus arquétipos de personalidade: Ares (o empreendedor), Teseu (estrategista) e Hermes (orientação tática), entre outros. Como complemento, o autor ainda fornece dicas para manter saudáveis os importantes meridianos do corpo humano, de forma que os colaboradores mantenham a disposição e motivação necessários para a realização de tarefas.


Gravatas de Pedra: Competências, Mitos e Heróis é uma obra bem estruturada e que nos leva a repensar e refletir sobre nós, nossos limites e papéis na vida.


Autor Marcelo Marques é Administrador de empresas com especialização em psicologia social. Atuou na área de Recursos Humanos e Desenvolvimento de pessoas e equipes em diversas empresas estatais, nacionais e multinacionais. Consultor de empresas há 25 anos, desenvolveu vários programas gerenciais, a partir e uma metodologia criativa e sob vários temas comportamentais. Há sete anos fundou e dirige o Centro de Desenvolvimento da Inteligência e da Intuição. Desenvolveu o FATA- Inventário de Fases dos Processos e Talentos Pessoais, baseado nas doze competências do heróis visando o auto-conhecimento e os planejamentos de carreira e vida.

UM LANÇAMENTO





Nenhum comentário: