quarta-feira, 7 de abril de 2010

REDES SOCIAIS VIRAM ALVO DE JORNALISTAS E PUBLICITÁRIOS

A tendência é oferecer cada vez mais conteúdo em páginas e perfis e permitir o acesso interativo do internauta


Notícia. Marketing. Internet. O que estes três ingredientes juntos podem fazer por uma marca? Há três ou quatro anos era impensável traduzir, em quantidade ínfima de caracteres, uma notícia ou ação publicitária e ainda assim conseguir ser compreendido pelo público-consumidor. Mas uma onda de novidades na rede mostra que a realidade mudou. Bastam 140 toques para que o mundo saiba o que você pensa e faz da vida.
Orkut, youtube e twitter são termos que também passaram a fazer parte do cotidiano de profissionais ligados à comunicação social e, tornaram-se indispensáveis como ferramentas de trabalho. Quer seja para divulgar uma nova campanha ou reportagem, quer seja para atrair ou opinar sobre fatos do cotidiano, o que se vê é uma revolução nas formas de se relacionar.
Segundo o colunista prudentino Sinomar Calmona, “atualmente nada informa mais rápido do que o twitter, nem a TV ou o rádio conseguem”. Ele usa a internet para realizar uma conexão entre a coluna que possui no site de um dos jornais da cidade e assuntos de interesse de seus leitores. “Utilizo o twitter com todo o cuidado para assuntos que não cabem na mídia impressa e também antecipo, com critério, notícias que sairão no dia seguinte”.
Aqui vale o clichê de que se você não é visto também não será lembrado, e passa a ser compreensível a relação notícia, marketing e internet. Everton de Souza, consultor e pesquisador de mídias sociais da TV Facopp Online (www.unoeste.br/tvfacopp), emissora virtual da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), concorda. Ele orienta que as redes sociais funcionam na maior parte das vezes como propaganda e geram um crescimento nos acessos aos sites e blogs que dispõem dessas ferramentas. “Uma das funções dessas redes é a produção de pautas relacionadas com o público-alvo”, informa.
Para acompanhar essa tendência, com a retomada de atividades em março deste ano, a própria TV Facopp Online - quarta emissora online filiada pela Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU) - decidiu apostar no Twitter, Facebook, Flickr, Orkut, Youtube, além do blog próprio (tvfacopponline.blogspot.com) que traz histórias curiosas que cada um da equipe passa no cotidiano de trabalho. “Todas essas novidades facilitam o contato entre webespectadores e faculdade e, os deixam inteirados sobre toda a produção já realizada, além de atrair mais gente curiosa para o que ainda está por vir”, diz Souza. Segundo ele, essas ferramentas agregam vídeos de bastidores, fotos da equipe, curiosidades e comunidades que deixam todo o trabalho mais transparente para quem está do lado de fora de todo o burburinho que agita os estudantes, funcionários e professores de Comunicação Social da Unoeste.
A estudante de Jornalismo, Lorayne Freitas, conhece a importância das redes sociais e aproveita para manter amigos e contatos profissionais informados sobre suas atividades como estagiária da Faculdade de Comunicação Social “Roberto Marinho”, na Unoeste. Ela atua como produtora, repórter e apresentadora do TeleJovem, webjornal exibido pela TV Facopp Online. “Quando estava fechando essa última edição do Telejovem e já estava iniciando a 6ª edição, deixei um tweet pro pessoal. E quando saio para alguma externa que acho bacana também atualizo”. A estudante possui um perfil na rede de relacionamentos Orkut, no qual relata seus interesses profissionais.
Outro exemplo de que essa realidade tende a se dissipar é o caso do publicitário Richard de Almeida, que atualiza diariamente seu twitter, com assuntos relacionados à sua profissão e interesses pessoais. Ele também mantém um blog (blogdorichard.com.br) onde posta suas montagens e charges. “A rede social nos dá alcance, principalmente porque estamos em uma cidade de interior; ela é ilimitada, me coloca em contato com as grandes capitais brasileiras e até mesmo com o exterior”. O publicitário comenta que uma agência do ramo pode ultrapassar as demandas locais e o papel da internet é aproximar o cliente.

Iara Valiente, estagiária em Assessoria de Imprensa TV Facopp Online, via Comunique-se

Serviço - Quer saber mais sobre as redes sociais? É só escolher e acessar:

· Twitter: http://www.twitter.com/
· Orkut: http://www.orkut.com.br/
· Facebook: http://www.facebook.com/
· Flickr: http://www.flickr.com/
· Youtube: http://www.youtube.com/

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