terça-feira, 6 de abril de 2010

ORQUESTRA SOPRÂNICA ZUMBI DOS PALMARES

ORQUESTRA SOPRÂNICA ZUMBI DOS PALMARES DÁ ESPETÁCULO E EMOCIONA NO NORDESTE

Emoção, alegria e uma sinfonia de afetos. As apresentações da Orquestra Soprânica Zumbi dos Palmares, em várias cidades do Nordeste, estão despertando atenções para o conceito da educação integral e em tempo integral. A Orquestra Soprânica nasceu na Escola Municipal “Zumbi dos Palmares”, do Bairro Mangabeira, em João Pessoa (PB), no contexto do Projeto Educando na Diversidade e continua suas performances em 2010, como parte do Rede de Saberes, um dos projetos em curso na Paraíba dentro da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral.

Iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae, o Programa pela Educação em Tempo Integral visa a formação de redes locais de aprendizagem, compostas por escolas públicas, organizações não-governamentais e outras instituições comunitárias, de modo que crianças e adolescentes em condição de vulnerabilidade tenham educação o tempo todo.

O Programa está na Terceira Edição, com quatro projetos ou redes locais de aprendizagem apoiados em Campinas e cinco na Paraíba, nos municípios de João Pessoa, Lucena e Santa Rita. A Orquestra Soprânica Zumbi dos Palmares está agora vinculada ao Projeto Rede de Saberes, que além da Escola Municipal Zumbi dos Palmares tem como parceiros as Aldeias Infantis SOS Brasil, Bamidelê – Organização de Mulheres Negras na Paraíba, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Ação Fraternal de Educação Integrada – AFEI) e Centro de Referência da Juventude Ylton Veloso Filho.

Integrada por alunos da região do Mangabeira, que interpretam vários estilos musicais e assim ampliam horizontes culturais, a Orquestra Soprânica Zumbi dos Palmares se apresentou, apenas no final de 2009, no município paraibano de Caiçara e, em João Pessoa, na abertura da IV Conferência Estadual de Educação (preparatória à Conferência Nacional de Educação), em evento de juízes e promotores, na Ação Fraternal de Educação Integrada e vários concertos natalinos.

Nenhum comentário: