segunda-feira, 12 de abril de 2010

Itália e França se unem em projeto literário na CAIXA


XX Narrativas do Século XX com textos de Alessandro Baricco e Stéphane Mallarmé

O Teatro da CAIXA apresenta dois textos europeus na edição de 14 de abril do projeto XX Narrativas do Século XX. “Seda” e “Poemas/Tarde de um Fauno” de Alessandro Baricco e Stéphane Mallarmé, respectivamente, expõem a singularidade do pós-modernismo italiano e do simbolismo francês. O som que acompanha é o da harpa de Felipe Aires, com direção de Olga Nenevê e mediação de Sandra Stroparo.

Dando continuidade ao projeto de leituras na CAIXA, XX Narrativas do Século XX propõe uma leitura mensal durante todo o ano de 2010, sempre nas quartas, composta por dois textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o “contador de histórias”, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.

Alessandro Baricco

Alessandro Baricco é um dos principais autores contemporâneos da Itália. Nascido em Turim, em 1958, estreou na literatura aos 33 anos. Considerado um escritor “pós-moderno”, Baricco utiliza os recursos da narrativa oral para amarrar sua obra, especialmente as repetições, esbaldando a delicadeza e a sensualidade da literatura oriental. Dentre as obras mais famosas estão “Oceanomar”, “Sem Sangue”, “Esta História” e “Seda”. O autor já recebeu os prêmios Médicis Étranger (França), Selezione Campiello Viareggio e Palazzo al Bosco (Itália).

“Seda” é a história de um comerciante de seda que vive na França. Não tendo mais como obter a matéria-prima na região em que vive, devido a uma praga que assola a região, o comerciante é obrigado a ir ao Japão, atravessando o mundo e vivenciando a diversidade cultural do século XIX.

Stéphane Mallarmé

O poeta Stéphane Mallarmé, nascido em 1842, é um grande nome do simbolismo francês. Sua obra é ambiciosa e hermética, caracterizada como um divisor de águas da poesia do século XIX. A inversão das sintaxes, recurso primordial, ressalta a dificuldade da compreensão, influência de Charles Baudelaire.

A obra “Poesias” reúne diversos poemas do autor e representa toda sua trajetória artística. O poema “A Tarde de um Fauno” possui uma poderosa estrutura verbal, na qual a inversão sintática é tamanha que beira a incompreensão. A obra, singular, é considerada um marco na história do simbolismo.

Ficha Técnica

Coordenação do projeto: Mauro Zanatta

Curadoria: Flávio Stein

Direção de Produção: Leandro Daniel



Serviço Projeto XX Narrativas do Século XX: Textos de Alessandro Baricco e Stéphane Mallarmé Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Data: 14 de abril Horários: quarta 20h Ingressos: 01 (um) livro não didático Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: