segunda-feira, 12 de abril de 2010

Fundo Municipal incentiva difusão internacional de projetos culturais

O Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba apoia a exibição de projetos culturais curitibanos pelo Brasil e em outros países. O edital de seleção dos projetos está com inscrições abertas.



A Fundação Cultural de Curitiba está lançando o edital Circulação Nacional e Internacional 2010, que regulamenta a seleção de projetos culturais de artistas curitibanos que pretendem apresentar seus trabalhos em outros estados brasileiros e também em outros países. O apoio financeiro do Fundo Municipal da Cultura se dá mediante o custeio do transporte (passagens aéreas ou rodoviárias, locação de veículos de transporte coletivo, entre outras opções). O pagamento do transporte para a circulação internacional dos projetos culturais é uma novidade neste edital. Em anos anteriores, o Fundo financiava apenas o transporte estadual e interestadual.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 10 de maio. Os editais, regulamentos e formulários de inscrição estão disponíveis no site da Fundação Cultural – www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, link “Lei de Incentivo”, menu “Editais de Inscrições”. A Fundação Cultural disponibilizou para este edital o montante de R$ 100 mil, sendo que o valor máximo a ser destinado a cada projeto contemplado será de R$ 20 mil. Os artistas contemplados deverão dar a sua contrapartida social, realizando workshops, oficinas ou ainda fazendo apresentações gratuitas dos espetáculos para a comunidade.

Artistas que já se beneficiaram do edital de Circulação Nacional destacam a importância desse tipo de iniciativa. No ano passado, os seis integrantes do Grupo Fato estiveram em Fortaleza para participar de um festival de música independente. O grupo se inscreveu no processo de seleção e obteve as passagens aéreas para a viagem. “Uma das dificuldades dos artistas para mostrar o seu trabalho em outros locais é justamente o custo do transporte. Portanto, esse programa ajuda muito a divulgação da produção artística curitibana. Sem dúvida é uma ferramenta muito importante para nós e um investimento público que se justifica plenamente”, afirma Ulisses Galetto, integrante do Fato.

A música curitibana também viajou para outros destinos com o Quarteto Iguaçu. Em 2009, o conjunto de cordas (violinos, viola e violoncelo) esteve em várias cidades do Ceará, além da capital Fortaleza, num projeto do Banco do Nordeste. A ida do grupo, porém, estava condicionada à obtenção de patrocínio para a compra das passagens, o que ficou resolvido com o edital de Circulação Nacional. O grupo comemora o sucesso da turnê. “Até hoje estou vibrando com o resultado. Ficou acima de todas as expectativas. Há muito tempo queríamos participar desse projeto e agora conseguimos graças a esse edital”, conta o coordenador do quarteto, José Maria Magalhães.



Serviço:

Edital de inscrições para o edital de Circulação Nacional e Internacional do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba

Até 10 de maio de 2010

Regulamento e formulário de inscrição disponível no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, no link “Lei de Incentivo”, menu “Editais de Inscrições”.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail paic.atendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br .

Nenhum comentário: