domingo, 18 de abril de 2010

CULTURA POPULAR NA IDADE MODERNA

CULTURA POPULAR NA IDADE MODERNA (EDIÇÃO DE BOLSO) -
Europa, 1500-1800
de Peter Burke

Páginas
472

"O 'povo', na Europa, é invenção do fim do século XVIII, e sua maior voga, em conexão com projetos nacionais, data do século XIX. Escrito no momento em que a esquerda, descobrindo Gramsci, redescobria uma 'cultura popular' - ligada, desta feita, a projetos socialistas -, o livro de Peter Burke sobre o início da Europa moderna é de uma atualidade surpreendente. Coloca com acuidade os problemas conceituais, o contexto político e as dificuldades metodológicas de qualquer estudo deste gênero, que tem de paliar a ausência de testemunhos diretos com abordagens oblíquas.

A CRÍTICA
"Com erudição, exemplifica também sua feitura: explicita os valores e atitudes de artesãos e camponeses, revela seu conteúdo contestatário e os esforços doutrinadores da elite, que, paradoxalmente, resultaram na separação das culturas, no seio de uma mesma sociedade. Um livro exemplar." Manuela Carneiro da Cunha

"Um livro esplêndido. O valor desta obra rica e abrangente está em fazer com que consideremos a Europa como um todo, libertando-nos de nossas tradições nacionais e de nossa miopia ocidental." Christopher Hill

O Autor
Peter Burke (Stanmore, 1937) é um historiador inglês.

Doutorado na Universidade de Oxford (1957 a 1962), foi professor de História das Idéias na School of European Studies da Universidade de Essex, por dezesseis anos professor na Universidade de Sussex (1962) e professor da Universidade de Princeton (1967); atualmente é professor emérito da Universidade de Cambridge (1979).

Foi professor-visitante do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA – USP) de Setembro de 1994 a setembro de 1995, período em que desenvolveu o projeto de pesquisa chamado Duas Crises de Consciência Histórica.

Vive em Cambridge juntamente com a sua esposa, a historiadora brasileira Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Foi o historiador equatoriano Juan Maiguashca (professor de História Econômica de América Latina da Universidade de Toronto), discípulo de Chaunú, quem introduziu Peter Burke no mundo dos "Annales" (Escola dos Annales).

Bibliografia

Burke é considerado um especialista na Idade Moderna européia e também em assuntos da atualidade, enfatizando a relevância de aspectos socioculturais nas suas análises. É autor de mais de trinta livros, muitos deles publicados no Brasil. As suas obras mais importantes são:

* Popular Culture in Early Modern Europe (1978)
* O Renascimento Italiano: Cultura e Sociedade na Itália (1987)
* A Revolução Historiográfica Francesa (1990)
* A Escola dos Annales: (1929 - 1989) A Revolução Francesa da Históriografia (1990)
* História e Teoria Social (1991)
* Formas de fazer História (1991)
* A Escrita da História (1991)
* Amsterdã e Veneza: um estudo das elites dos séculos XVII (1991)
* A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV (1994)
* Falar e Calar (1996)
* Varieties of cultural history (1997)
* Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot (2000)
* New perspectives on historical writing (2001) (editor e contribuidor)
* Testemunha Ocular (2004)
* O que é história cultural [2005])



UM LANÇAMENTO





Nenhum comentário: