domingo, 18 de abril de 2010

Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana lançam DVD

Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana lançam DVD “Africanita” com show no SESC Pinheiros

Data: 21 de abril, às 18hs

Com espetáculo no Sesc Pinheiros dia 21 de abril, às 18hs, Carlinhos Antunes e a Orquestra Mundana lançam o DVD “Africanita”, gravado ao vivo no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O resultado é um trabalho vivo, alegre, rico em timbres, nuances, melodias e ritmos do Brasil e do mundo. No show, haverá participações especiais de Romy Martinez - canto guarani (Paraguai); Fanta Konatê - cantos africanos (Guiné); Deborah Nefussi e Ursula Correa (baile flamenco).

Com direção artística e musical de Carlinhos Antunes (violão, viola, cuatro, charango, kora n’goni e tiple), a Orquestra Mundana também é integrada por; Laura Sokolowicz (oboé, corne inglês), da Argentina; Thomas Rohrer (rabeca, saxofone, flauta irlandesa), da Suíça; Danilo Penteado (piano, cavaquinho, bandolim, baixo acústico); Beto Angerosa (bateria, percussão); Luis Cabrera (saxofone, flauta), de Cuba; Luiz Kinugawa (percussão africana); Rui Barossi (baixo acústico); Gabriel Levy (acordeom); Sergio Machado (bateria)

Repertório do show: Africanita (Carlinhos Antunes); Baião de cinco (Gabriel Levy); Xaxados y perdidos (Carlinhos Antunes); Nandus Dance-(Mynta- tema indiano); Balafon (Carlinhos Antunes); Calicaribe (Carlinhos Antunes); Músicas guaranis (temas populares do Paraguai); Sombras da Romãzeira (Carlinhos Antunes); Choro da Anita (Carlinhos Antunes); Madalen (tema popular basco, adaptação Carlinhos Antunes).

A instrumentação da orquestra é original e variada, com uma gama de timbres e sons. A seguir, alguns deles e sua origem: kora n’goni (harpas africanas), rabeca (violino rústico), flautas da Irlanda e da África, cuatro venezuelano (espécie de cavaco da Venezuela), percussão africana (djembe e balafon), percussão latina (cajón), percussão brasileira (pandeiro, berimbau), percussão árabe (derbak), percussão africana (djembe).

O repertório do DVD é eclético. O tango e o chamamé se misturam ao choro brasileiro. A música klesmer e a cigana do Leste Europeu se mesclam ao frevo. Os ritmos, as vozes e instrumentos africanos se juntam ao baião e à capoeira. O flamenco dialoga com a catira, e a ginga, a bossa e o samba brasileiros mostram porque nossa música se tornou símbolo de respeito e consideração em todo mundo. Um verdadeiro mergulho em nossas raízes.

O DVD foi realizado a partir da gravação de três concertos, realizados no início do ano passado e aplaudidos por 1.200 pessoas, que contaram com a participação especial de Badi Assad, Barbatuques, Mawaca, ator Paulo Betti, Petit Mamadi Keita, da Guiné, e das bailarinas flamencas Deborah Nefussi e Úrsula Correa. Na contracapa há textos de Badi Assad e Tom Zé.

“Carlinhos e eu nos completamos musicalmente... Ele tem o talento de reunir músicos, associado a um conhecimento profundo em tudo que faz. Fico muito feliz por participar desse DVD”- Badi Assad

“Como esse malandro Carlinhos Antunes... tem contato direto com as musas, eu exijo que ele continue sendo sempre muito rigoroso em todo trabalho artístico que faz, a exemplo desse DVD”- Tom Zé

Repertório DVD: Africanita (Carlinhos Antunes), tema incidental Mungu (Lokua Kanza); Sarau o Quê (Carlinhos Antunes), tema incidental Tango Apasionado, de A. Piazzolla; Baião de Cinco (Gabriel Levy); Xaxados y Perdidos (Carlinhos Antunes); perfomance de Barbatuques; Sombras da Romãzeira (Carlinhos Antunes) com dança de Deborah Nefussi e Úrsula Correa; Bulgar (folclore Leste Europeu, adaptação de Carlinhos Antunes); Tungue Lê (Mateo) e Lo Fep (Gema y Pavel; Ya Big Neeré (folclore africano), cantadas por Badi Assad; Bispo do Rosário (Carlinhos Antunes), interpretada por Paulo Betti e Luizinho Gonzaga; Arenita Azul (popular mexicano); Balafon Kalimba e Kora (de Carlinhos Antunes), cantadas pelo grupo Mawaca; Nandus Dance (tema indiano), Mynta.

Em janeiro de 2010 Carlinhos Antunes esteve na Escócia para representar o Brasil no Celtic Connetions Festival e, em Tilburg, na Holanda. Em julho de 2008, a Orquestra participou do Festival Nuits Atypiques de Langon, na França, e em novembro de 2007 e 2008 foi representar o Brasil na África, no Festival Nuits Atypiques de Koudougou, em Burkina Faso.

Para comemorar os 25 anos de carreira, o multiinstrumentista e historiador Carlinhos Antunes formalizou em 2005 a fundação da Orquestra Mundana em concerto realizado no Sesc Pompéia em São Paulo, onde gravou um CD com o nome da formação. A orquestra surge como resultado dos trabalhos de pesquisa e sons realizados por Carlinhos Antunes desde 1996 com o título de “São Paulo de Todos os Povos”, que fusiona a cultura brasileira com várias culturas que direta ou indiretamente constituem nossas raízes mais profundas.

Os trabalhos mais recentes que ilustram essa experiência sonora estão registrados no CD e DVD “Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana”, gravados ao vivo, no Auditório Ibirapuera e no Sesc Pompéia em São Paulo. As críticas escritas por Carlos Calado, da Folha de S. Paulo, e Lauro Lisboa, de O Estado de S. Paulo, elogiam o grupo por suas misturas e arranjos inusitados. Também são representativos do trabalho o CD e o DVD “Orquestra Mediterrânea”, gravado ao vivo no Sesc Pinheiros, selo Sesc São Paulo, que estão à venda nas unidades da instituição de todo o país.

A Orquestra Mundana é uma formação original e atípica por vários motivos. Está mais enquadrada nos padrões de uma orquestra popular e utiliza uma série de elementos (instrumentos musicais, dialetos, modos, ritmos), que não são comuns ao dia a dia musical, e nos remetem às nossas profundas ancestralidades, indígenas, européias, africanas e mouras.

A Orquestra Mundana fez apresentações em importantes espaços como Sala São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Auditório Ibirapuera, nos espaços da rede Sesc de São Paulo e interior, além de outras cidades brasileiras. Foram realizadas turnês para Inglaterra, Suriname, Turquia, Holanda, França, Suíça, Burkina Faso e Espanha, nas quais havia uma união com instrumentistas e cantores destes países.

www.myspace/carlinhosantunes (síntese do DVD de 10 minutos)

www.carlinhosantunes.com.br

www.musicosdobrasil.com.br/carlinhosantunes



Serviço

Sesc Pinheiros - Carlinhos Antunes e Orquestra Mundana fazem show e lançam DVD “Africanita”

Data: 21 de abril, às 18hs

Endereço: Rua Paes Leme, 195 Pinheiros Tel. 3095-9400

Duração: 1h30

Nº lugares: 1010

Ingresso: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Nenhum comentário: