terça-feira, 6 de abril de 2010

A arquitetura sacra paranaense exposta na Galeria da CAIXA


“Igrejas de Madeira do Paraná” de Nego Miranda e Maria Cristina Wolff de Carvalho

“Igrejas de Madeira do Paraná” é o nome da exposição de fotos que estréia na Galeria da Caixa Cultural Curitiba no dia 13 abril às 19h. A mostra é resultado de uma extensa pesquisa realizada pelo fotógrafo Nego Miranda e pela arquiteta Maria Cristina Wolff de Carvalho, ambos curitibanos, e apresenta os marcos mais expressivos da arquitetura sacra paranaense.

A união dos conterrâneos iniciou com a empreitada do livro “Paraná de Madeira”. Na expedição realizada para a produção deste livro os artistas começaram a produzir as obras da mostra “Igrejas de Madeira do Paraná”, pois ficaram encantados com a beleza das edificações das igrejas que encontraram pelo caminho. Surgiu então a ideia de realizar um trabalho exclusivo sobre esta arquitetura, que resultou no livro homônimo. A apresentação do livro fica por conta do jornalista e escritor Fábio Campana, seguido por um texto da arquiteta com o embasamento teórico dos estudos.

O objetivo central da mostra fotográfica é revelar as construções mais expressivas da arquitetura que povoou o sul do Paraná no final do século XIX e boa parte do século XX. Os ucranianos, poloneses, italianos e alemães utilizavam muito a madeira nas construções, especialmente de igrejas, o que caracterizou a presença dessas culturas no estado.



Entre os vários templos registrados no livro, o fotógrafo destaca a igreja ucraniana Imaculada Conceição, construída em 1911, no município de Antônio Olinto. “Quando avistei a igreja ainda no caminho para o local, achei que tinham me enganado. Poderia jurar que aquela obra era de alvenaria, pela sua grandiosidade e beleza, mas quando cheguei ao local, vi que a igreja era mesmo de madeira e fiquei impressionado com seu estado de conservação”, relata Nego Miranda.

Outro destaque é a Igreja São Miguel Arcanjo, no município de Mallet, tombada como patrimônio histórico estadual. Construída pelos imigrantes ucranianos há mais de um século, em 1899, as paredes são triplas, a madeira foi encaixada com pouco uso de pregos e apresenta pinturas com imagens de São Nicolau, Nossa Senhora, São José e outros. Em 2009, o Instituto de Patrimônio Histórico Nacional – Iphan realizou a restauração do templo, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Todos os registros fotográficos de “Igrejas de Madeira do Paraná” são acompanhados pelos textos de Maria Cristina Wolff de Carvalho, que explicam e fundamentam as tendências arquitetônicas presentes nas igrejas e exaltam os detalhes mais relevantes de cada construção.

Sobre Nego Miranda

Carlos Alberto Xavier de Miranda nasceu em 1945, em Curitiba. Começou a expor seu trabalho nos 70, participando, desde então, de eventos no Brasil, na Argentina, em Cuba, na França e em Portugal. Já foi premiado no 2.º Salón Internacional de Fotografia-Cuba, no 2.º Concurso Ilford/Micro de Fotografia P&B, no Concurso Turismo no Paraná, na Bienal de Fotografia Ecológica do Rio Grande do Sul e no Museu do Mate do Paraná. Nego Miranda também publicou sua obra em revistas como a Et Cetera (da Travessa dos Editores) e a Revista Gráfica; também participou do livro A História do Mate, de Teresa Urban; e da publicação britânica de fotógrafos brasileiros Contemporary Brazilian Photography. Entre as coleções e acervos que mantém trabalhos seus estão os da Fundação Cultural de Curitiba, do Museu da Fotografia de Paris, da Coleção Joaquim Paiva, do Fundo Cubano de La Imagem Fotográfica , do Instituto Cultural Itaú.e da Coleção MASP-PIRELLI. Ao lado de Maria Cristina Wolff de Carvalho, é autor do livro Paraná de Madeira, lançado em agosto de 2005 e Igrejas de Madeira do Paraná, lançado em dezembro de 2005. Com Teresa Urban editou os livros Engenhos e barbaquás (1998) e Morretes meu pé de serra (2007).

Sobre Maria Cristina Wolff de Carvalho

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, em 1981, Cristina Wolff é, desde 1996, doutora pela FAU-USP. Professora da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Já lecionou nas faculdades de arquitetura e urbanismo Mackenzie e na Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Trabalhou como chefe da Divisão de Preservação do Patrimônio Arquitetônico do Departamento de Patrimônio Histórico da Eletropaulo. Também foi arquiteta do quadro do Serviço Técnico de Conservação e Restauro do Conselho de Defesa do Patrimônio Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado, entre várias outras atividades profissionais. É autora do livro A Arquitetura de Ramos de Azevedo (Edusp, 2000), baseado em sua tese de doutorado sobre o arquiteto e dos livros Paraná de Madeira e Igrejas de Madeira do Paraná, lançados em 2005, em parceria com Nego Miranda.



Serviço: Exposição: “Igrejas de Madeira do Paraná” Local: Galeria da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Abertura: 13 de abril 19h30, com visita guiada às 19h Data: de 14 de abril a 16 de maio Horários: de terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h Ingressos: Entrada franca Informações: (41) 2118-5114 Classificação etária: Livre para todos os públicos www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: