terça-feira, 16 de março de 2010

UFMG inaugura espaço em Montes Claros

A casa vai abrigar biblioteca, livraria da Editora UFMG e escritório da Fundep

A Editora UFMG inaugura nesta quarta-feira, dia 17, uma livraria em Montes Claros. Instalada em uma casa dos anos 50, no centro da cidade, a nova livraria faz parte do Espaço UFMG Fundep. No local também vão funcionar uma biblioteca temática do sertão e um posto de atendimento da Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa).

A editora universitária já possui outras três livrarias, sendo duas em Belo Horizonte e uma em Ouro Preto. A Livraria UFMG - Montes Claros vai contar com um acervo diversificado que inclui livros científicos, de arte, ensaios, romances, poesia e literatura, publicados pelas mais importantes editoras do país. Além disso, a livraria oferece 10% de desconto nos mais de 800 títulos publicados pela editora UFMG. Professores e estudantes ganham 15% nas compras à vista.

De acordo com a vice-diretora da Editora UFMG, Silvana Cóser, Montes Claros é uma cidade universitária e pólo cultural de toda a região. A nova livraria pretende suprir a demanda do ensino superior e vai oferecer atendimento diferenciado em um espaço aconchegante e agradável, no centro da cidade.

Silvana Cóser informa que o primeiro lançamento da livraria já foi agendado e acontece no dia 23 de março, uma semana depois da inauguração. O livro Histórias dos gerais, organizado pelo professor Eduardo Magalhães Ribeiro, aborda a relação estabelecida pelo homem da região do Alto-Médio São Francisco com a ocupação do solo e sua luta constante para praticar agricultura em uma região com grande escassez de água. Os textos traçam o perfil dos sujeitos que compõem esse universo e eles trazem grande similaridade com personagens da literatura mineira. A arte da capa é belíssima e foi inspirada no trabalho de bordadeiras de Montes Claros. A ilustração mostra elementos regionais como o carro de boi e o buriti.

Biblioteca

O projeto da biblioteca foi lançado em 2008 como parte das comemorações do centenário de nascimento do escritor Guimarães Rosa. Ela vai reunir, por meio de acervo bibliográfico, fílmico e musical, aspectos da cultura e dos valores do povo do sertão manifestados em sua geografia, botânica, história, música, literatura.

A unidade ficará sob responsabilidade técnica do Sistema de Bibliotecas da UFMG, e o acervo inicial já está sendo adquirido, com recursos de convênio firmado com o governo do estado, através da Secretaria de Cultura. A biblioteca será aberta à utilização por toda a comunidade e não apenas por pessoas vinculadas à UFMG.

Fundep

O espaço vai abrigar ainda um posto de atendimento da Fundep, que é a fundação de apoio a projetos de pesquisa e extensão da UFMG. O novo escritório deverá ampliar a presença da fundação na cidade e na região, com atendimento a outras instituições ligadas à pesquisa.

Livraria UFMG – Montes Claros

Rua Viúva Coronel Francisco Ribeiro 40 – Centro

39400-141/ Montes Claros / MG

Funcionamento: 2ª a 6ª, das 9 às 18 horas;

Sábados, das 9 às 13 horas

38-3221-6580

Livraria-montesclaros@editora.ufmg.br

Nenhum comentário: