Os investimentos em publicidade na internet nos Estados Unidos vão superar neste ano, pela primeira vez, aqueles com mídia impressa, de acordo com levantamento realizado pela consultoria Outsell. O estudo foi realizado em dezembro, no momento em que as empresas americanas definiam suas estratégias comerciais e de mídia após o pico da crise financeira global, concentrado entre os anos de 2008 e 2009.
A publicidade online deverá consumir US$ 119,6 bilhões nos EUA em 2010. Jornais e revistas tradicionais, além de outras campanhas que tenham o papel como meio de circulação, receberão, por sua vez, US$ 111,5 bilhões, segundo a pesquisa. O gasto total com publicidade nos EUA previsto para este ano é de US$ 368 bilhões, montante 1,2% maior que o de 2009.
O recuo dos anúncios em veículos convencionais ocorre de forma simultânea com a queda de sua circulação. Segundo dados apurados pelo Audit Bureau of Circulations, que monitora a circulação de quase 500 revistas nos EUA, as vendas de revistas em banca caíram 9,1% no segundo semestre de 2009, para 39,3 milhões, se comparadas com o mesmo período de 2008.
As vendas em banca são tidas como um termômetro mais fiel do mercado de revistas porque, ao contrário do que ocorre nos exemplares distribuídos para assinantes, não podem ser estimuladas por campanhas de descontos. Os números totais de circulação, que incluem as assinaturas, caíram 2,2% no segundo semestre. Os dados foram divulgados em fevereiro.
“Os anunciantes estão direcionando seus recursos para canais que gerem uma direção mais efetiva e um retorno mais qualificado. À medida em que emergem da recessão, os anunciantes precisam de mais controle da contabilidade. É por isso estão distribuindo os gastos por um leque maior de opções”, disse, em comunicado, Chuck Richard, vice-presidente e analista-chefe da Outsell.
De acordo com o estudo, as empresas destinarão US$ 63 bilhões, ou 52,8% do total dos gastos com publicidade na internet, para investimentos em seus próprios sites – “um grande canal de comunicação direta com o consumidor”, na avaliação da Outsell. A publicidade dos jornais deverá cair 8,2%, para US$ 27 bilhões. A TV, outra mídia tradicional, deverá receber US$ 59,6 bilhões, volume 6,5% menor que o do ano anterior.
A consultoria entrevistou mais de mil anunciantes para sua pesquisa. Os dados do levantamento foram distribuídos no início desta semana.
quinta-feira, 11 de março de 2010
Pela primeira vez, publicidade na internet vai superar a da mídia impressa nos EUA
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