quarta-feira, 10 de março de 2010

Longe das baquetas Wilson das Neves mostra a voz

O renomado baterista carioca em show na CAIXA Cultural Curitiba


O Teatro da CAIXA traz ao seu palco um dos mais populares bateristas da música brasileira: Wilson das Neves. O músico, referência na MPB, apresenta seus talentos como cantor e compositor, de sexta (12) a domingo (14), em um show de elegância, boa música e bom humor.

Das Neves mostra um repertório de parcerias com grandes compositores brasileiros como Chico Buarque, Paulo Cesar Pinheiro, Aldir Blanc e outros bambas. Canta sucessos da carreira e parte do repertório do novo trabalho chamado “Pra Gente Fazer Mais Um Samba”. No palco o músico é acompanhado por João Rebouças (piano), Zé Bigorna (sax e flauta), Zé Luiz Maia (baixo) (baixo), André Tandeta (bateria) e Don Chacal na percussão.


Wilson das Neves


Wilson das Neves iniciou na música aos 14 anos, levado pela percussão de Edgar Nunes Rocca, o Bituca. Participou de diversos conjuntos, como a Orquestra Permínio Gonçalves, a Orquestra de Astor Silva, o Conjunto de Ed Lincoln, a Orquestra da TV Globo do Rio de Janeiro, a Orquestra da TV Excelsior de São Paulo e a Orquestra do Maestro Cipó na TV Tupi de São Paulo.

Baterista de Chico Buarque, Das Neves fez parcerias com grandes nomes. Acompanhou a pianista Carolina Cardoso de Meneses em 1957, gravou com Elza Soares, trabalhou com o maestro Copinha, Elis Regina, Wilson Simonal, Elizeth Cardoso e Roberto Carlos. A partir dos anos 80 o cantor trabalhou com Chico Buarque, Ney Matogrosso, Nelson Sargento, Velha Guarda da Camisa Verde e Branca, Beth Carvalho e Mauro Diniz. Como baterista trabalhou também com Sarah Vaughan, Michel Legrand e Clara Nunes.

Em 1970, gravou o LP "Samba Tropi - Até aí morreu Neves", no qual incluiu "Essa moça tá diferente" de Chico Buarque. Seis anos depois lançou o disco "O Som Quente é o Das Neves", no qual interpretou composições próprias e sucessos como "Berimbau" e "O canto do pajé". "O Som Sagrado de Wilson das Neves" foi lançado em 1996, com as participações especiais de Chico Buarque, Paulo César Pinheiro e João Nogueira. O disco ganhou o Prêmio Sharp.

No ano seguinte participou do disco "Quintal do Pagodinho", idealizado por Zeca Pagodinho, e do disco "Brasileira", da cantora e compositora capixaba Katia Rocha. Fez participação especial no disco "Nome sagrado - Beth Carvalho canta Nelson Cavaquinho", no qual interpretou em dueto com a cantora. Participou do disco "Coisa de chefe", de Cláudio Jorge, no qual interpretou em dueto com o anfitrião. Participou em 2002 do "Projeto Novo Canto", no qual apresentou Luciane Menezes, Ângelo Vidor e grupo Dobrando a Esquina.


Em 2003 fez show de lançamento do CD "O som sagrado de Wilson das Neves" e, além do repertório novo, mostrou diversas composições inéditas como "Ensinamento" e "Tudo o Que Vivi". Um ano depois foi lançado o curta-metragem "O Samba é Meu Dom", com participação de Chico Buarque, Miúcha e da Velha-Guarda do Império Serrano. Lançou ainda neste ano o CD "Brasão de Orfeu" e passou a integrar o combo carioca Orquestra Imperial. Cantor e compositor parceiro dos jovens integrantes do grupo, excursiona o Brasil e o exterior a exemplo do projeto “Os Ipanemas”, da gravadora londrina FarOut.

O trabalho mais recente de Das Neves é o CD “Pra Gente Fazer Mais um Samba” em que atua como cantor e compositor.



Serviço: Música: Wilson das Neves Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Data: de 12 a 14 de março Horários: sexta 21h, sábado 19h e 21h e domingo 19h Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: