terça-feira, 16 de março de 2010

Espetáculos apoiados pela Prefeitura de Curitiba ganham Troféu Gralha Azul

Dos 18 prêmios que destacaram os profissionais das artes cênicas paranaenses, em 2009, 13 foram conquistados por montagens selecionadas pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC.



Dos 18 prêmios distribuídos pela 30ª edição do Troféu Gralha Azul, realizada na última semana, 13 foram conquistados por espetáculos selecionados pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC, da Prefeitura de Curitiba, nas modalidades Fundo Municipal da Cultura e Mecenato Subsidiado. As premiações dos profissionais e montagens que mais se destacaram em 2009, traçam um panorama do que acontece nos palcos curitibanos. Também foi distribuído um prêmio especial para a atriz e produtora Regina Vogue. A costureira teatral Isvaldete Matias de Oliveira foi reconhecida como a Técnica do Ano.

Considerado uma das premiações mais importantes das artes cênicas paranaense, o Troféu Gralha Azul é uma iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra, em parceria com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná (Sated/PR) e Sindicato dos Empresários e Produtores de Espetáculo do Paraná (Seped/PR). O troféu é um incentivo à classe teatral e à regulamentação profissional, além de revelar novos talentos.

Nessa edição, na qual concorreram 62 espetáculos, o grande vencedor foi a peça “Kafka – Escrever é um sono mais profundo do que a morte”, do Grupo Delírio Cia. de Teatro, selecionada pelo Fundo Municipal da Cultura e encenada no Teatro Novelas Curitibanas. A montagem teve o maior número de indicações e levou o prêmio de Melhor Espetáculo, além de outros quatro: Direção, a cargo de Edson Bueno, que também foi premiado nas categorias Texto Original e Ator Coadjuvante, mais o prêmio de Adereço, com Alfredo Gomes.

A peça ganhou, ainda, o Troféu Epidauro, concedido pelo Consulado da Grécia que premia espetáculos apresentados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por meio do Cônsul Honorário Professor Constantino Comininos.
Também apresentados no Teatro Novelas Curitibanas, com patrocínio do Fundo Municipal da Cultura, foram premiados os espetáculos “Manson superstar”, da companhia Vigor Mortis – que consagrou Andrew Knoll como Melhor Ator, e “O jornal da guerra contra os taedos”, do grupo A Armadilha – que levou os prêmios de Iluminação, a cargo de Waldo Leon, e Sonoplastia, com Márcio Mattana.

Na modalidade Mecenato Subsidiado, do PAIC, foram premiados os seguintes espetáculos: “Pixaim” (Melhor Atriz – Simone Magalhães), “Esmeralda, risos e lágrimas” (Atriz Coadjuvante – Geisa Costa), “Otelo – As faces do ciúme” (Figurino – Ricardo Garanhani e Maquiagem – Marcelino de Miranda) e “Romeu e Julieta” (Cenário – Paulinho Maia).

Nenhum comentário: