quinta-feira, 4 de março de 2010

CAIXA Cultural Curitiba apresenta a violonista Luhli

A artista se apresenta no Projeto Solo Música


Acontece na terça (09) a apresentação da violonista Luhli no projeto Solo Música, na CAIXA Cultural Curitiba. A temporada prevê 11 concertos e iniciou com o acordeonista Toninho Ferragutti, que lotou o teatro.



A artista

Com um “H” inventado, a carioca Luhli, formada em Artes Gráficas, é múltipla: letrista, compositora, cantora, violonista e percussionista. Além de shows solo e em parceria, a artista faz arranjos para coral e trilhas sonoras, direção musical de shows e discos, aplica oficinas de ritmo e de criatividade musical em universidades e centros culturais. Assina ainda inúmeros projetos gráficos de cartazes, marcas e logotipos, capas de discos e livros, como o “Segredo dos Gnomos”, com 49 ilustrações de sua autoria.

Tem diversos sucessos na voz de cantores de renome como Nana Caymmi, Joyce, Wanderléa, Tetê Espíndola, Rolando Boldrim, Zélia Duncan e principalmente Ney Matogrosso, que gravou 15 de seus sucessos, como “Vira”,“Fala”, “Pedra de Rio”, “Aqui e agora”, ”De Marte”, “Êta nóis!”, ”Me rói”,“Coração Aprisionado, “Chance de Aladim”, “Bugre, e ainda “Napoleão” e “Bandolero”, recentemente regravadas, entre outras.

Luhli tem sete discos em parceria com Lucina, resultante dos 25 anos de carreira da dupla. Além do talento voltado para música, a dupla teve participação ativa no movimento ecológico e na resistência cultural. Montou a exposição “Tambores de Luz”, um espetáculo sobre folclore brasileiro e lançou em parceria com a pesquisadora Betti Albano, o cd e o espetáculo “Todo Céu Pra Voar”, onde a música e a dança se uniam homenageando a natureza, com violas, violões, vozes e percussão.

A artista se dedicou também a projetos sociais com a população carente através de ONGs, desenvolveu e aprimorou com êxito seus métodos de musicalização e multiplicou parcerias por todo o país através da Internet. Gravou um cd para projeto de livro infantil, elaborou (em parceria com o poeta Felipe Cerquize) o livro de poemas “Conversa Rimada”, premiado entre os melhores livros do ano, pela União Brasileira de Escritores.

Em 2008 lançou o projeto “O Ney e Eu”, em que entre conversas e canções apresenta arranjos pessoais das 13 músicas de sua autoria gravadas e consagradas por Ney Matogrosso, cercada pelas belas imagens do artista clicadas pelo fotógrafo Luiz Fernando Borges da Fonseca. Numa temporada de enorme sucesso em Curitiba, em setembro, participou do espetáculo “Três Mulheres”, um encontro memorável de música e poesia, com a poetisa Etel Frota e com a pesquisadora musical Consuelo de Paula.

O projeto

O Solo Música apresenta um recital por mês, sempre às terças-feiras, nos quais são exibidas apresentações raras, com artistas solo tocando instrumentos que dificilmente são mostrados em outras programações culturais. A série foi desenvolvida a partir de uma observação dos espaços culturais da cidade. Segundo o produtor Álvaro Collaço, a série é exclusiva, pois diversifica os instrumentos e gêneros na mesma programação.

A Série não privilegia um gênero musical definido, mas a diversidade cultural em solo, promovendo assim uma aproximação entre a música instrumental e erudita, sendo que a única ligação entre os recitais apresentados é o fato de estar no palco um único músico, cuja característica principal é ter absoluta segurança na sua qualidade como instrumentista e intérprete.



Serviço



Projeto Solo Música – Luhli - violonista

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 09 de março

Horários: terça 20h30

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: