segunda-feira, 22 de março de 2010

Biruta lança mais dois títulos de Gianni Rodari

Editora já publicou seis títulos do escritor italiano, considerado o revolucionador da literatura infantil e juvenil italiana, vencedor do Prêmio Andersen

Agente X-99

de Gianni Rodari

Ilustrado por Francesco Altan


Tradução: Francisco Degani

60 pp.

Indicação: a partir de 9 anos





O homem da chuva

de Gianni Rodari

Ilustrado por Nicoletta Costa


Tradução: Francisco Degani

32 pp.

Indicação: a partir de 6 anos

A Editora Biruta lança mais dois títulos de Gianni Rodari, Agente X-99 e O homem da chuva. Ilustrado por Francesco Altan, o livro Agente X-99, conta a história de um personagem muito simpático, nascido da imaginação do grande escritor italiano. Durante uma entrevista para um jornalista, o agente espacial conta algumas de suas aventuras, com sua inseparável cabra Renata, na missão de proteger o universo. Se os agentes identificados com uma sigla fossem todos como o nosso X-99, provavelmente todo o universo estaria em segurança. X-99 é levado pela curiosidade e pela vontade de fazer amigos e os encontros que o personagem descreve têm o sabor da descoberta não violenta e o calor do sorriso sempre presente nas histórias de Rodari. Já O homem da chuva, também escrito por Rodari e ilustrado por Nicoletta Costa conta a história de um homem que controlava as chuvas: saltava de uma nuvem para a outra e abria as torneiras para chover, descansava, - quem sabe quanto tempo ele dormia, depois pulava de nuvem em nuvem fechando as torneiras para parar de chover. Só que às vezes ele dormia demais e aconteciam coisas terríveis.

Para Francisco Degani, que traduziu o Agente X-99 e O homem da chuva para o português, "as infinitas possibilidades que os textos de Rodari oferecem, permitem aos pais e professores utilizá-los para a formação das crianças através de uma pedagogia dialógica e libertária. Para Rodari, a escola deve ser o espaço que amplia, expande e reconhece o conhecimento de todos. "Uma escola grande como o mundo".

Além de Agente X-99 e de O homem da chuva, a Editora Biruta lançou recentemente outros quatro títulos de Gianni Rodari, Uma história atrapalhada, ilustrado por Alessandro Sanna, que desconstrói e faz uma divertida versão da história do Chapeuzinho Vermelho; Alice viaja nas histórias, ilustrado por Ana Laura Cantone, que mistura histórias infantis e mostra o encontro da criança com o livro; Um bolo no céu, ilustrado por Francesco Altan, que conta a história de um enorme bolo que aparece no céu de um bairro de Roma causando a maior confusão; e A guerra dos sinos, ilustrado por Pierre Elie Ferrie (Pef), que conta a história de uma guerra entre dois exércitos com um desfecho muito divertido. Uma história atrapalhada e Alice viaja nas histórias receberam menção Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2008.

O AUTOR Gianni Rodari nasceu em Omegna, cidade próxima a Milão, na Itália, em 23 de outubro de 1920. Formou-se em Magistério com apenas 17 anos. Em 1941, é aprovado no concurso para professor e começa sua carreira em escolas elementares do norte da Itália, o que lhe dará oportunidade de estudar o universo infantil e testar novos métodos de ensino. Dedica-se a escrever contos para crianças e jovens e, em 1950, é chamado à Roma para dirigir a revista infantil "Il pioniere". Em dezembro de 1958, passa a trabalhar no jornal "Paese Sera" e, finalmente, realiza seu maior sonho: conjugar o trabalho de escritor para crianças com o de jornalista político. Em 1960, começa a publicar pela Editora Einaudie e sua fama espalha-se por toda Itália. Em 1970, recebe o Prêmio Andersen, o mais importante prêmio internacional de literatura infantil, que o torna famoso no mundo inteiro. Gianni Rodari foi considerado um dos melhores escritores de literatura infantil da Itália. Suas histórias, contos e poesia contribuíram para renovar a literatura destinada às crianças. Os pequenos leitores "entram" em seus livros para brincar com as palavras e descobrir sentidos que elas ainda não conheciam. Rodari morreu em Roma no dia 14 de abril de 1980. Na Italia existem centenas de ruas, avenidas, praças, bibliotecas e escolas dedicadas à Gianni Rodari.

Francesco Altan, autor de histórias em quadrinhos, cartunista e ilustrador, nasceu em 1942, na Itália. Em 1970, no Rio de Janeiro, cria sua primeira história em quadrinhos para crianças, "Kika", publicada no Jornal do Brasil. Ao ilustrar os textos de Gianni Rodari, Altan sintetiza, com seu desenho irônico e provocador, toda a mensagem humana e social neles contida, além de comentar e dar vida às propostas lúdicas do escritor.

Nicoletta Costa nasceu na cidade de Trieste, na Itália em 1953. Em 1978 concluiu a faculdade de Arquitetura na Universidade de Veneza e priorizou o trabalho de ilustração de livros para crianças, o que mais gosta de fazer. Suas ilustrações são reconhecidas no mundo pela originalidade dos desenhos e por estimular a imaginação das crianças. Recebeu muitos prêmios: em Barcelona, prêmio Catalunha de ilustração; em Belgrado, Golden Pen; em Bolonha, por duas vezes, o prêmio Hans Christian Andersen.

um lançamento

Nenhum comentário: