sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Ibope orienta TVs sobre normas para divulgação de audiência

O Ibope enviou um comunicado às TVs com orientações sobre os critérios adotados na divulgação da audiência das emissoras à imprensa e ao mercado publicitário. De acordo com a empresa, as TVs devem contabilizar apenas o número de televisores ligados e excluir os aparelhos ligados em DVD ou videogame.

Na última semana, a Folha informou que a Globo adotava esse padrão, o que dá a impressão de um melhor resultado na audiência, enquanto as outras emissoras continuavam a seguir o padrão antigo, com a contagem de todos os aparelhos.

A emissora afirmou que a novela "Cama de Gato", por exemplo, é sintonizada por 59% dos televisores ligados no país, no horário. Se calculados os ligados em outros aparelhos, a audiência cai para 55%.

A orientação de que se contabilize apenas os televisores que não estejam ligados a outros aparelhos foi recomendada pelo Ibope há mais de um ano, mas apenas a Globo adotou a medida. As outras emissoras mantiveram o outro critério, já que seus resultados têm alterações proporcionalmente menores.

A falta de critério foi confirmada por um executivo do Ibope, ao receber de um diretor da Record e-mail enviado também a jornais e anunciantes sobre a audiência da emissora.

A norma é que as TVs informem sempre qual o padrão utilizado na divulgação da audiência.

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