A Grande Pequena Empresa
de Jack Soifer
Número de Páginas: 144
Resultado da experiência prática do autor, funciona como um manual de ferramentas básicas de administração e marketing adaptadas à realidade das micro e pequenas empresas.
Maiores geradoras de empregos do país, as pequenas empresas são a mola propulsora da economia brasileira. Mas a força deste segmento esconde também uma grande fragilidade. Afinal, grande parte dessas organizações fecham as portas com poucos anos de mercado. A principal causa é o gerenciamento pouco profissional.
Geralmente criadas para funcionar como fornecedoras de grandes estabelecimentos ou para atender demandas específicas das comunidades a sua volta, as micro e pequenas empresas têm, muitas vezes, origem familiar e uma administração pouco profissionalizada. O resultado é a crescente dificuldade desses estabelecimentos de se adequarem às mudanças rápidas e à crescente competitividade do mundo dos negócios.
No livro, Jack Soifer explica que, hoje, a sobrevivência desses empreendimentos está cada vez mais condicionada à capacidade dos empresários de atuar em grupo, somando forças, de forma profissionalizada, com profissionais bem treinados e motivados e fazendo uso de todo seu poder de inovação e de sua criatividade.
O autor defende também iniciativas governamentais de apoio e incentivo aos micro e pequenos negócios, pois, segundo ele, o crescimento da economia brasileira e a melhoria das condições sociais estão cada vez mais atrelados ao êxito desses empreendimentos. Uma demonstração está no fato de os pequenos empresários terem um relacionamento mais estreito com seus empregados, evitando despedi-los em épocas de crise; consumirem mais insumos produzidos no mercado interno; apoiarem a comunidade a sua volta; e criarem postos de trabalho estáveis.
Escrito em linguagem simples, porém objetiva, a obra explica o que os micro e pequenos empreendedores devem fazer, para obterem os melhores resultados na condução de seus negócios.
Geralmente criadas para funcionar como fornecedoras de grandes estabelecimentos ou para atender demandas específicas das comunidades a sua volta, as micro e pequenas empresas têm, muitas vezes, origem familiar e uma administração pouco profissionalizada. O resultado é a crescente dificuldade desses estabelecimentos de se adequarem às mudanças rápidas e à crescente competitividade do mundo dos negócios.
No livro, Jack Soifer explica que, hoje, a sobrevivência desses empreendimentos está cada vez mais condicionada à capacidade dos empresários de atuar em grupo, somando forças, de forma profissionalizada, com profissionais bem treinados e motivados e fazendo uso de todo seu poder de inovação e de sua criatividade.
O autor defende também iniciativas governamentais de apoio e incentivo aos micro e pequenos negócios, pois, segundo ele, o crescimento da economia brasileira e a melhoria das condições sociais estão cada vez mais atrelados ao êxito desses empreendimentos. Uma demonstração está no fato de os pequenos empresários terem um relacionamento mais estreito com seus empregados, evitando despedi-los em épocas de crise; consumirem mais insumos produzidos no mercado interno; apoiarem a comunidade a sua volta; e criarem postos de trabalho estáveis.
Escrito em linguagem simples, porém objetiva, a obra explica o que os micro e pequenos empreendedores devem fazer, para obterem os melhores resultados na condução de seus negócios.
O AUTOR
Jack Soifer atua há 35 anos como empresário e consultor internacional, tendo acumulado experiência em mais de 20 setores econômicos. Sua passagem pelo Ipea e por Ministérios de vários países deu-lhe uma visão macro traduzida em propostas para melhoria de políticas públicas destinadas ao apoio de microempresas. Com um boa vivência no terceiro setor, devido ao seu engajamento em várias ONGs, tem uma reflexão embasada sobre ética empresarial e a respeito do papel do governo e da sociedade na criação de um país mais justo.
UM LANÇAMENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário