quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Estreia projeto literário no Teatro da CAIXA


XX Narrativas do Século XX apresenta obras de Thomas Bernhard e Gonçalo Tavares


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta XX Narrativas do Século XX, na quarta-feira (03). O projeto propõe leituras mensais compostas por dois textos, uma prosa e uma poesia, com o intuito de expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX. As leituras tratam do “homem contador de histórias” e as diferentes maneiras com que cada autor conta a sua cultura. Além dos dois textos, cada leitura terá a presença de um diretor de teatro, um grupo de interpretes, um músico e um mediador.

Os autores da primeira leitura são o austríaco Thomas Bernhard, com “O Imitador de Vozes”, e o angolano Gonçalo Tavares, com “O Bairro”. O músico convidado para a primeira edição é Fábio Mazzon, a mediação de Luis Bueno e a direção de Flávio Stein.
O projeto

XX Narrativas do Século XX, coordenado por Mauro Zanatta, produzido por Leandro Daniel e com curadoria de Flávio Stein, é uma seqüência e ampliação do Brasis Leituras Plurais, projeto que passou pela CAIXA Cultural Curitiba em 2009. A diferença principal é que o Brasis restringiu o repertório à literatura brasileira enquanto o Narrativas apresenta obras da literatura mundial do século XX.

“Esperamos que ao ampliar o repertório possamos conquistar novos interessados, através do envolvimento de outras culturas e raças, permitindo também uma discussão mais abrangente, de caráter sociológico, filosófico e até pedagógico” explica Zanatta. A sequência se deve aos resultados atingidos com o Brasis. “Em Curitiba existe um público bastante interessado em literatura. A participação nos momentos de discussão e diálogo com os participantes e autores demonstra para nós o quanto a proposta interessa e motiva os espectadores”, aponta o coordenador.

O XX Narrativas mantém o desejo de valorizar a vocalização das leituras e dar atenção à palavra, as melodias e aos ritmos dos textos, por entender que este é o caminho para devolver aos textos a sua função primordial: a de serem lidos e ouvidos. “Acreditamos que com esta proposta podemos contribuir para uma valorização do texto, estimulando dessa forma que as pessoas prestem mais atenção nele e se interessem pela palavra nas suas mais diversas formas”, confia Zanatta. Outro aspecto é a leitura socializada, ou seja, lida em grupo. “Muitas vezes, a leitura silenciosa, cada um sozinho em sua casa, pode deixar o leitor isolado com suas dúvidas e incompreensões e, consequentemente, pode de alguma maneira inibir o diálogo. A oportunidade de discutir o que compreendeu de um texto é sem dúvida uma maneira de ampliar e aprimorar sua capacidade de compreensão não só do texto, mas do mundo, seus fenômenos e sua diversidade”.

Os autores

Na primeira edição do projeto serão apresentados os textos “O Imitador de Vozes” de Thomas Bernhard e “O Bairro” de Gonçalo Tavares.

Thomas Bernhard nasceu em 1931, na Áustria. Na década de 50, quando começou sua carreira artística, se ateve à poesia, passando então nos anos 60 a escrever textos teatrais ácidos e provocadores. Considerado um escritor polêmico, cuja obra mais famosa é “O Náufrago”, Bernhard sempre manteve uma relação de amor e ódio com a Áustria, tanto que após sua morte, proíbe em testamento a encenação de suas peças no país. Ao longo da sua vida recebeu inúmeros prêmios de literatura pelos poemas e peças de teatro

O angolano Gonçalo Tavares nasceu em 1970 e publicou sua primeira obra, “O Livro da Dança”, em 2001. Já recebeu os mais importantes Prémios em Língua Portuguesa: o Portugal Telecom 2007; o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004 com o romance - "Jerusalém" (Caminho-2004); o Prémio Branquinho da Fonseca da Fundação Calouste Gulbenkian e do Jornal Expresso, com o livro “O Senhor Valéry” (Caminho-2002); o Prémio Revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com Investigações.Novalis (Difel-2002) e o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" com água, cão, cavalo, cabeça (Caminho-2006). Suas obras foram inspiração para peças de teatro, ópera, e outras manifestações artísticas. O romance "Jerusalém" foi incluído na edição europeia de "1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos".

Ficha Técnica Coordenação do projeto: Mauro Zanatta Curadoria: Flávio Stein Direção de Produção: Leandro Daniel


Serviço Projeto XX Narrativas do Século XX: Textos de Thomas Bernhard e Gonçalo Tavares Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Data: 03 de março Horários: quarta 20h Ingressos: 01 (um) livro não didático Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: