sábado, 16 de janeiro de 2010

Trio internacional, percussão e música antiga no domingo na Oficina

A 28ª Oficina de Música de Curitiba oferece ao público neste domingo (17) uma extensa programação de concertos. Entre as opções estão um recital de violino, contrabaixo e piano, o concerto do conjunto de percussão formado por 19 instrumentistas e a apresentação dos professores de música antiga da Oficina.

O trio formado por Christine Hook (violino), Olga Kiun (piano) e Alexander Trostianski (contrabaixo) estará às 16h30, na Capela Santa Maria. Na primeira parte, Olga Kiun apresenta com a alemã Christine Hoock um repertório bem eclético de obras para piano e contrabaixo, dos compositores Johann Sebastian Bach, do japonês Kozaburo Hirai e do libanês Rabih Abou-Khalil. Em seguida, apresenta com o russo Alexander Trostiansky, professor do Conservatório Tchaikovsky de Moscou, duas obras para piano e violino - uma de Manuel de Falla e outra de Tchaikovsky. A segunda parte é dedicada ao trio. Juntos apresentam composições de Giovanni Bottesini, Astor Piazzolla e José Bragato.

O Ensemble de Percussão da Oficina de Música reúne professores e alunos, sob a direção de Fernando Rocha, mais a participação especial do flautista Maurício Freire (flauta) e do clarinetista francês Etienne Lamaison. Os 19 percussionistas que estarão no palco do Sesc da Esquina, às 19h, vão executar um repertório variado. Uma das obras interessantes é o Rock Étude 5, do canadense Bill Douglas. Nesses estudos, o compositor explora estruturas rítmicas bastante complexas, influenciadas pela música Índica, da África, do Brasil, além do rock e do jazz.

Outro destaque do Ensemble é uma obra do cubano Amadeo Roldán, um dos primeiros compositores a utilizar ritmos e instrumentos afro-cubanos em obras sinfônicas. Sua obra Rítmica nº 5 é considerada a primeira obra da música erudita ocidental escrita exclusivamente para instrumentos de percussão. No programa também estão obras de dois americanos: Mark Ford, autor de "Afta-Stuba!", escrita para três músicos tocando uma mesma marimba, e Gerge Crumb, um dos mais renomados e influentes compositores norte-americanos da atualidade. O grupo tocará ainda músicas dos brasileiros Hermeto Paschoal, João Parahyba, Azael Rodrigues, Eduardo Campos, além de uma composição do próprio Fernando Rocha em parceria com Etienne Lamaison.



Música antiga - A programação de domingo encerra com o concerto dos professores de música antiga da Oficina. O repertório de composições é dos séculos 17 e 18. O concerto acontece às 20h30, no Canal da Música. Vivaldi, Bach, Couperin e Jean-Marie Leclair são os compositores escolhidos e serão apresentados pelo grupo com o uso de instrumentos da época, como a viola da gamba, teorba e cravo. O concerto reúne músicos de renome internacional na área da música antiga: Marília Vargas (soprano), Luis Otávio Santos (violino), César Villavicencio e Veronique Lima (flauta doce), Ricardo Kanji (traverso), Alberto Kanji (violoncelo), Juan Quintana (viola da gamba), Guilherme de Camargo (teorba) e Jacques Ogg (cravo).



Serviço:

Recital de violino, contrabaixo e piano com Christine Hook, Olga Kiun e Alexander Trostiansky

Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273)

Data: 17 de janeiro de 2010 (domingo), às 16h30

Ensemble de Percussão da Oficina de Música

Local: Sesc da Esquina (Visconde do Rio Branco, 969)

Data: 17 de janeiro (domingo), às 19h

Concerto de Música Antiga

Local: Canal da Música

Data: 17 de janeiro (domingo), às 20h30

Ingresso - R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Nenhum comentário: