sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Quarteto americano é uma das atrações da Oficina de Música

Quarteto americano é uma das atrações da Oficina de Música neste fim de semana



O grupo americano "Fry Street Quartet", uma das atrações internacionais da 28ª Oficina de Música de Curitiba, fará sua apresentação no próximo sábado (16), às 20h30, no Canal da Música. O público terá a oportunidade de conferir o trabalho do quarteto que foi saudado pelo jornal New York Times como "um triunfo de conjunto musical". Unindo precisão técnica e espontaneidade, o quarteto tem obtido as melhores críticas em todos os países em que se apresenta. Os quatro integrantes do conjunto de dois violinos, viola e violoncelo são também professores da Oficina de Música.

Fundado em Chicago, em 1997, o quarteto adotou o nome do bairro da cidade onde ensaiou pela primeira vez e que, antigamente, era governado por Al Capone. Sob a orientação de Marc Johnson, violoncelista do renomado Quarteto Vermeer, "Fry Street" foi vencedor do concurso "Yellow Springs" e do concurso Internacional de Banff String Quartet. O grupo participou do Encontro Internacional de Música de Câmara Seminário, que aconteceu em Israel, em 2000, quando estudou com Isaac Stern. Na ocasião, Stern convidou o quarteto para o "Isaac Stern Chamber Music Workshop", em Nova York, resultando em uma apresentação no Carnegie Hall, em 2001.



Carreira internacional - O "Fry Street Quartet" começou sua carreira internacional em 2002, como embaixador cultural dos Estados dos Balcãs, patrocinado pelo Carnegie Hall e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos. A turnê contou com a estreia europeia do "Y2K J. de Mark Weippert´s", obra encomendada para o quarteto, com o patrocínio do Meet the Composer. Outras apresentações internacionais incluíram o ProQuartet Academy at Pont-Royal (França), Festival de Música de Câmara de Praga, Festival de Outono de Trutnov (República Tcheca) e Oberschützen Kulturvereinigung (Áustria).

Ao longo dos anos, o "Fry Street Quartet" contou com a colaboração de renomados músicos, entre eles os pianistas Misha Dichter, Wu Han e Joseph Kalichstein, o Quarteto de Cleveland com seu fundador, o violoncelista Paul Katz, e o pianista Robert McDonald. Outras colaborações memoráveis incluem performances com o Mendelssohn String Quartet, Donald Weilerstein na New School, em Nova York, e com os pianistas Jerome Lowenthal e Ursula Oppens, a violinista Nurit Pacht e a soprano Toni Arnold, além de ter sido quarteto residente na Alliance Française, em Nova Iorque.

O quarteto tem ocupado o cargo de grupo residente na Caine School of the Arts at Utah State University, em Logan (Utah), desde 2002. Também é convidado frequentemente para tocar em Harrisburg (Pensilvânia), no Market Square "Summermusic", e no Mozart Gemeinde, série de música de câmara na Áustria.

Igualmente à vontade no repertório clássico de Mozart e Beethoven ou música contemporânea, o "Fry Street Quartet" estreou recentemente sua inovadora série "From Prodigy to Master", comparando obras do início e do fim da vida de compositores como Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert e Mendelssohn, engajando composições modernas inspiradas nas obras dos grandes mestres do gênero do quarteto de cordas. Nessa área está a menos conhecida coleção de quartetos de cordas de Benjamin Britten, bem como uma estreia mundial de "st qt", dedicado ao "Fry Street Quartet", de Thomas McFaul, compositor conhecido em todo o mundo por sua obra Meow Mix-j do jingle publicitário. Essa série oferece um ambiente único e íntimo para concertos, com palestras, discussões e participação do público.

Um importante marco na temporada de 2008/2009 do "Fry Street Quartet" foi a execução do primeiro quarteto do Ciclo de Quartetos de Beethoven, na Universidade Estadual de Utah, com a palestra que antecede os concertos sendo proferida pelo renomado estudioso Robert Winter. Em colaboração com a Sound Design Ray Kimber e Graemme Brown, a quinta gravação comercial do "Fry Street Quartet" apresenta um quarteto do início e outro quarteto tardio de Beethoven com a qualidade de gravação de áudio que utiliza a revolucionária tecnologia IsoMike T e SACD.



Serviço:

Concerto do Fry Street Quartet - William Fedkenheueur (violino), Rebecca Mc Faul (violino), Brant Bayless (viola) e Anne Francis (violoncelo).

Data: 16 de janeiro de 2010 (sábado), às 20h30

Local: Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695)

Ingresso - R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo.

Nenhum comentário: