Em uma determinada empresa foi encontrado um recém-nascido, que imediatamente foi entregue a um diretor. A diretoria, muito preocupada, determinou que se criasse um grupo de trabalho para esclarecer:
1) Se o achado era produto da casa;
2) Se algum funcionário da empresa estava envolvido com a criança.
Depois de longa investigação, a comissão elaborou um relatório dizendo que o bebê encontrado em uma sala não podia ser produto da casa, pelas seguintes razões:
1) Na empresa nunca se fêz nada com prazer e amor;
2) Na empresa jamais duas pessoas colaborariam íntimamente entre si;
3) Na empresa nunca foi feito nada que tenha pé nem cabeça;
4) Na empresa jamais aconteceu qualquer coisa que ficasse pronta no prazo de nove meses.
Esta historinha exemplar escrita por Sérgio Cantalice e publicada originalmente no jornal Estado de Minas busca mostrar que a melhoria da qualidade e da produtividade está extremamente relacionada com o ambiente de prazer e de amor na empresa. E que Lições que podemos aprender?
1) É necessário um ambiente harmonioso na empresa. Fazer as coisas com seriedade não significa trabalhar de cara fechada e com mau humor. A produtividade aumenta quando realizamos o trabalho dentro de um ambiente onde predomina a alegria, a descontração, e não a tristeza ou o medo.
2) Sem colaboração mútua, é difícil que as coisas aconteçam. Uma única pessoa usando práticas de melhoria da qualidade pode fazer uma grande diferença em uma empresa. Mas raramente uma única pessoa possui conhecimento ou experiência suficiente para compreender tudo o que está envolvido em um processo.
3) Tudo tem que ser coerente e transparente. Gerência participativa e clareza na comunicação é sem dúvida a chave para o sucesso de um programa de melhoria da qualidade.
4) Trabalhar de uma forma organizada e dentro do cronograma traz bons resultados. Todo projeto deve ter responsabilidades e prazos definidos para que se possa medir e acompanhar os resultados.
O fato é que a valorização do conhecimento em admistração e gerenciamento são fundamentais para o sucesso de qualquer projeto.
Portanto aqui vão duas indicações de livros (as primeiras do ano) nessa área. Lançamentos de nossos parceiros da Qualitymark.
Planejamento como Fator de Sucesso
de Maurício Valadares
Número de Páginas: 208
É um livro que apresenta melhores técnicas e interpretação do planejamento para micro, pequenas e médias empresas.
As empresas são entidades vivamente influenciadas pelo ambiente externo. Em um mercado cada vez mais competitivo, só através de uma cultura prática de planejamento, o empresário será capaz de promover tanto o crescimento como o desenvolvimento empresarial sustentado.
Foi com esse pensamento que Maurício Valadares escreveu Planejamento como fator de Sucesso, uma obra que reúne as atividades clássicas da elaboração de projetos empresariais com base nos ensinamentos de planejamento estratégico. De modo didático, o autor divide o livro em cinco módulos, cada um contendo não só o desenvolvimento conceitual do tema tratado, mas também as demonstrações práticas por meio de diversos exemplos e de convites a aplicações voltadas para a realidade da empresa. Dessa forma, cada questão tratada, passa a ser incluída no cotidiano empresarial e serve como suporte indispensável à continuidade de planejar.
Planejamento como fator de Sucesso incentivará o leitor as criar suas próprias condições para executar seus projetos empresariais, não perdendo nunca o foco no futuro da empresa, uma vez que ele será induzido, a todo o momento, a conhecer e atualizar os valores que seu público prioriza.
O AUTOR Maurício Valadares é engenheiro formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado pelo ITA de São José dos Campos, onde foi professor. Nos últimos anos tem trabalhado como consultor de empresas em programas de qualidade, gestão e desenvolvimento de novos fornecedores de peças e serviços para as recentes indústrias brasileiras como aeronáutica, siderúrgica e mecânica. É sócio-fundador e diretor da MCBV – Engenharia & Desenvolvimento Empresarial.
Sucesso de A a Z
de Carla Galo
Número de Páginas: 128
Ideal para profissionais de RH e de Treinamento & Desenvolvimento, bem como para o leitor interessado na construção do sucesso.
Sucesso. Um tema que instiga e ao mesmo tempo aflige o homem moderno. Esta obra, escrita por Carla Galo, especialista em desenvolvimento de talentos humanos, apresenta um elenco de 22 palavras que formam o “vocabulário dos vencedores” e relata a história de pessoas comuns que personificam cada um dos vocábulos.
Criatividade, humor, emoção e principalmente entusiasmo – principais características da palestrante que tem encantado platéias em todo Brasil – estão presentes neste livro. O relato abre mão dos aspectos filosóficos do sucesso e apresenta o tema de forma objetiva e pragmática.
O vocabulário dos vencedores e as histórias que personificam os vocábulos levarão o leitor a refletir sobre suas potencialidades e deficiências como uma ferramenta para a elaboração de um planejamento pessoal de conquistas e vitórias.
Carla Galo surpreende o circuito de grandes eventos com sua metodologia teatral, em que aborda temas atuais e consistentes por meio de esquetes teatrais interpretadas por ela mesma com maestria e competência. Neste Sucesso de A a Z, o leitor certamente irá se surpreender com as novas abordagens dadas pela autora ao tema. Uma verdadeira referência na construção do sucesso.
A AUTORA Carla Galo é especialista em desenvolvimento de talentos humanos, consultora de vendas, marketing e endomarketing. Há vinte anos é facilitadora de treinamentos e vivências, tendo seu portifólio de clientes grandes empresas como Vivo, Tigre, Engepack, Coca-Cola, Vedacit, entre outras. Em 2000 iniciou sua carreira de palestrante e inovou por meio da utilização de esquetes teatrais. É também conferencista de âmbito nacional requisitada para os principais congressos e convenções, onde utiliza a criatividade e a emoção na abordagem de temas atuais e consistentes.
UM LANÇAMENTO
1) Se o achado era produto da casa;
2) Se algum funcionário da empresa estava envolvido com a criança.
Depois de longa investigação, a comissão elaborou um relatório dizendo que o bebê encontrado em uma sala não podia ser produto da casa, pelas seguintes razões:
1) Na empresa nunca se fêz nada com prazer e amor;
2) Na empresa jamais duas pessoas colaborariam íntimamente entre si;
3) Na empresa nunca foi feito nada que tenha pé nem cabeça;
4) Na empresa jamais aconteceu qualquer coisa que ficasse pronta no prazo de nove meses.
Esta historinha exemplar escrita por Sérgio Cantalice e publicada originalmente no jornal Estado de Minas busca mostrar que a melhoria da qualidade e da produtividade está extremamente relacionada com o ambiente de prazer e de amor na empresa. E que Lições que podemos aprender?
1) É necessário um ambiente harmonioso na empresa. Fazer as coisas com seriedade não significa trabalhar de cara fechada e com mau humor. A produtividade aumenta quando realizamos o trabalho dentro de um ambiente onde predomina a alegria, a descontração, e não a tristeza ou o medo.
2) Sem colaboração mútua, é difícil que as coisas aconteçam. Uma única pessoa usando práticas de melhoria da qualidade pode fazer uma grande diferença em uma empresa. Mas raramente uma única pessoa possui conhecimento ou experiência suficiente para compreender tudo o que está envolvido em um processo.
3) Tudo tem que ser coerente e transparente. Gerência participativa e clareza na comunicação é sem dúvida a chave para o sucesso de um programa de melhoria da qualidade.
4) Trabalhar de uma forma organizada e dentro do cronograma traz bons resultados. Todo projeto deve ter responsabilidades e prazos definidos para que se possa medir e acompanhar os resultados.
O fato é que a valorização do conhecimento em admistração e gerenciamento são fundamentais para o sucesso de qualquer projeto.
Portanto aqui vão duas indicações de livros (as primeiras do ano) nessa área. Lançamentos de nossos parceiros da Qualitymark.
Planejamento como Fator de Sucesso
de Maurício Valadares
Número de Páginas: 208
É um livro que apresenta melhores técnicas e interpretação do planejamento para micro, pequenas e médias empresas.
As empresas são entidades vivamente influenciadas pelo ambiente externo. Em um mercado cada vez mais competitivo, só através de uma cultura prática de planejamento, o empresário será capaz de promover tanto o crescimento como o desenvolvimento empresarial sustentado.
Foi com esse pensamento que Maurício Valadares escreveu Planejamento como fator de Sucesso, uma obra que reúne as atividades clássicas da elaboração de projetos empresariais com base nos ensinamentos de planejamento estratégico. De modo didático, o autor divide o livro em cinco módulos, cada um contendo não só o desenvolvimento conceitual do tema tratado, mas também as demonstrações práticas por meio de diversos exemplos e de convites a aplicações voltadas para a realidade da empresa. Dessa forma, cada questão tratada, passa a ser incluída no cotidiano empresarial e serve como suporte indispensável à continuidade de planejar.
Planejamento como fator de Sucesso incentivará o leitor as criar suas próprias condições para executar seus projetos empresariais, não perdendo nunca o foco no futuro da empresa, uma vez que ele será induzido, a todo o momento, a conhecer e atualizar os valores que seu público prioriza.
O AUTOR Maurício Valadares é engenheiro formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pós-graduado pelo ITA de São José dos Campos, onde foi professor. Nos últimos anos tem trabalhado como consultor de empresas em programas de qualidade, gestão e desenvolvimento de novos fornecedores de peças e serviços para as recentes indústrias brasileiras como aeronáutica, siderúrgica e mecânica. É sócio-fundador e diretor da MCBV – Engenharia & Desenvolvimento Empresarial.
Sucesso de A a Z
de Carla Galo
Número de Páginas: 128
Ideal para profissionais de RH e de Treinamento & Desenvolvimento, bem como para o leitor interessado na construção do sucesso.
Sucesso. Um tema que instiga e ao mesmo tempo aflige o homem moderno. Esta obra, escrita por Carla Galo, especialista em desenvolvimento de talentos humanos, apresenta um elenco de 22 palavras que formam o “vocabulário dos vencedores” e relata a história de pessoas comuns que personificam cada um dos vocábulos.
Criatividade, humor, emoção e principalmente entusiasmo – principais características da palestrante que tem encantado platéias em todo Brasil – estão presentes neste livro. O relato abre mão dos aspectos filosóficos do sucesso e apresenta o tema de forma objetiva e pragmática.
O vocabulário dos vencedores e as histórias que personificam os vocábulos levarão o leitor a refletir sobre suas potencialidades e deficiências como uma ferramenta para a elaboração de um planejamento pessoal de conquistas e vitórias.
Carla Galo surpreende o circuito de grandes eventos com sua metodologia teatral, em que aborda temas atuais e consistentes por meio de esquetes teatrais interpretadas por ela mesma com maestria e competência. Neste Sucesso de A a Z, o leitor certamente irá se surpreender com as novas abordagens dadas pela autora ao tema. Uma verdadeira referência na construção do sucesso.
A AUTORA Carla Galo é especialista em desenvolvimento de talentos humanos, consultora de vendas, marketing e endomarketing. Há vinte anos é facilitadora de treinamentos e vivências, tendo seu portifólio de clientes grandes empresas como Vivo, Tigre, Engepack, Coca-Cola, Vedacit, entre outras. Em 2000 iniciou sua carreira de palestrante e inovou por meio da utilização de esquetes teatrais. É também conferencista de âmbito nacional requisitada para os principais congressos e convenções, onde utiliza a criatividade e a emoção na abordagem de temas atuais e consistentes.
UM LANÇAMENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário