quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Clube Literário do Porto - AGENDA

:: Dia 22 | Sexta-feira

Cave

21h30 - Inauguração.

Exposição

PINTURA

Páginas de uma História de Cor

de Maria Cristina Valente.

Até 31 de Janeiro.



Auditório

21h30

Lançamento do livro «Heróis à Moda do Porto»

Apresentado por Hélder Pacheco.



O Curso Técnico/a de Informação e Animação Turística nível secundário apresenta a terceira actividade integradora «Heróis à moda do Porto» com lançamento do livro com o mesmo nome e também um glossário.

Nesta sessão será realizada uma encenação alusiva ao tema, pelas formandas. No final será servido um Porto de Honra. Um momento que culmina com o términos do curso.



"Bai no Batalha..."

"Estás a falar para a Central!"

"Um grise do carago."

"Aquele maduro só pensa em encher a mula... "

Estas e muitas outras expressões habitam em HERÓIS À MODA DO PORTO, um livro de contos de humor, que inclui um Dicionário do caraças da gíria e do calão do Porto, pois claro! A obra, coordenada por João Carlos Brito, escrita no melhor "portoguês", vai ser apresentada na próxima 6ª feira, dia 22 de Janeiro, a partir das 21.30 horas, no Clube Literário do PORTO, ali no coraçom da naçom, junto à Ribeira, na Rua Noba da Alfândega, número 22 (binte e dois).

São sete contos, que têm por cenário de fundo diversos ambientes da Invicta e todas as personagens, importadas (e muito adulteradas) das clássicas histórias infantis, de repente, como que por um passe de magia, desatam a falar "portoguês"... ou seja, a linguarejar com o registo bem típico das gentes do norte e, em particular, da zona do Grande Porto. E, para lá da língua, procurou-se incutir aos diferentes heróis retratados... a alma tão sui generis dos portuenses. Com muita ironia e sarcasmo, à mistura, naturalmente.

De salientar que o livro nasceu de uma oficina de escrita criativa de um curso de educação e formação de adultos da Ufizi (uma entidade formadora da cidade do PORTO), no âmbito de um módulo de urbanismo e mobilidade.

Com entrada livre e aconselhável a portuenses e aos outros. Não aconselhável a bacôcos e morcões.

Contos de: Anabela Silva, Ana Paula Esteves, Ângela Ramalho, Catarina Carmo, Cecília Ribeiro, Daniela Fernandes, Florbela de Castro, Glória Cardoso, Josephine Niof Amaral, Liliana Patrícia Arantes, Marlene Morais, Marlene Santos, Sandra Almeida, Sandra Luísa Parente Coordenação de João Carlos Brito



Piano-bar

22h00

Enescu – Compositor e intérprete



O concerto apresenta duas facetas da genialidade do músico romeno: a de compositor, através de uma das mais conhecidas Sonatas para violino e piano e a de intérprete, através duma selecção de obras-primas da literatura da especialidade que faziam parte do repertório fundamental do mestre.





Horia Vacarescu (violino)


Constantin Sandu (piano)





:: Dia 23 | Sábado

Auditório

9h30

Workshop de Estética Fotográfica
Formador: Mário Pires.



Informações e inscrições:

Mário Pires: 918297854
http://esteticafotografica.org
retorta@gmail.com
http://www.retorta.net
http://twitter.com/retorta

Piano-bar

10h00
Workshop de Escrita Criativa para fumadores de vulcões

Choque criativo para escreventes (ou nem muito) dos 16 aos 661 anos, com um objectivo único: desemperrar a sua imaginação, escrever diferente, sem limites, falar com todos os lados perdidos ou desaparecidos da sua imaginação. Um workshop chocante e não aconselhado a cardíacos. Com orientação de Pedro Sena-Lino e a marca inquietante e segura da Companhia do Eu.



Inscrições prévias e necessárias apenas para Companhia do Eu
companhiadoeu@gmail.com, 932037476, www.companhiadoeu.com

Piano-bar

16h00

Apresentação do livro «O estrangulador de bonecos de neve»

de Carlos Vaz.





http://www.carlosvaz.pt

http://www.carlosvaz.blogspot.com



"O título O Estrangulador de Bonecos de Neve confronta-nos com múltiplas emoções e a ele correspondem quarenta e sete contos do novo livro de Carlos Vaz. Três histórias entrelaçam este «estrangulador» (páginas 11, 46 e 57); são uma respiração que expressa as infinitas possibilidades inovadoras da escrita. esse é, aliás, o timbre da criatividade de Carlos Vaz tanto na ficção como na poesia, áreas que tem vindo a trabalhar com um extraordinário sentido estético, apostado no aprofundamento e no pulsar da palavra enquanto síntese das grandezas e misérias da condição humana. Desses microcontos ressaltam metáforas da violência (violência compulsiva)e da impunidade. O homem cria e destrói o seu «boneco de neve»,dia após dia, limpando bem a «cena do crime» para «não deixar quaisquer vestígios forenses». Depois, na Primavera, vai aos jardins e estrangula «(...) as ramadas em conjunto, tapando a boca de cada uma das folhas para não chamarem o jardineiro». Mais adiante, num toque de mestre, Carlos Vaz faz o «meticuloso assassino de bonecos», «alérgico à avena», cair nas suas próprias teias, espirrando até mais não ao tentar estrangular espanta-pardais. Então desiste. Em termos de provas ADN, os espirros levam a melhor!Com ilustrações de Júlio Cunha, Mário Rebelo de Sousa, Isabel Ferreira Alves, Evelina Oliveira, Constança Lucas e César Taíbo, O Estrangulador de Bonecos de Neve é um livro intenso num movimento circular, de modo a que a alegoria organize a reflexão plena (caso do primeiro e último textos à volta de livros e leitores).Num misto de sonho e de angústia, Carlos Vaz satiriza a «insuportável leveza das coisas». E da inquietação nasce uma luminosa busca interior e um distinto sentido crítico."

MARIA AUGUSTA SILVA, jornalista, poeta... - Jornal de Notícias&Diário de Notícias.



"Carlos Vaz ata os seus próprios nós no fio que escolhe, dialoga com as “cabeças” convocadas para a sua viagem textual, longe e perto do mundo, unindo razão e sonho, “arquitectando ilhas” com pontes de sentido entre si. A busca é textual, mas o mundo fica enriquecido."

MARIA TERESA DIAS FURTADO, poeta, ensaista, tradutora.

...

"O medir forças com a palavra recusando todo o tipo de estatismo sintáctico – que também pode ser encontrado na poesia de Carlos Vaz – faz-nos ver a escrita deste autor como um organismo que incessantemente se reformula e (re)enuncia nessa procura que a si própria se impõe: a de um persuasivo resplendor que, armadilhando o leitor num jogo de encantamento e sentidos vários, nunca cede na construção de novos paradigmas do dizer, que, contudo, jamais se afastam do real concreto nem de múltiplas inquietações de cariz existencial e histórico-social."

VICTOR OLIVEIRA MATEUS, poeta e escritor.

...

"A escrita de Carlos Vaz desperta-nos do sono amotinado onde a raiz do sonho se liberta, na sua mansão de sendas puras e se revela em indómitos fulgores, depurados dos escolhos do banal e do supérfluo. Os monstros do silêncio e da vigília pontuam os seus textos. As suas fronteiras abertas, fundadas na matriz ontológica que a sua marca transporta, fixam a matéria do mundo, no seio da verdade e do lume, velada pela clarividência fluida dos afectos."

MARIA DO SAMEIRO BARROSO, poeta,investigadora, ensaísta.

Cave

17h00

Mesa Redonda sobre o Fantástico

Organização: EDITA-ME



Piano-bar

18h00

Portugal Poético

Tema: Miguel Torga -Vida e Obra
Org.: Rui Fonseca

Galeria

18h30
Lançamento da Revista «Dagon»



Galeria

21h00 - Inauguração.

Exposição

PINTURA

Desvarios da Musa

de Elisabete Monteiro.

Até 31 de Janeiro.







Piano-bar

23h00

Curso de JAZZ da ESMAE

Mariana Vergueiro, voz
Pedro Neves, piano
João Paulo Rosado, contrabaixo





:: Dia 24 | Domingo

Auditório

9h30

Workshop de Estética Fotográfica
Formador: Mário Pires.

Informações e inscrições:

Mário Pires: 918297854
http://esteticafotografica.org
retorta@gmail.com
http://www.retorta.net
http://twitter.com/retorta

Piano-bar

22h00

HáBluzzemMarte
Paulo Alexandre Jorge (saxofone)
Ricardo Brito (guitarra eléctrica)
Carl Orff Projecto
Educação Musical


Clube Literário do Porto Rua Nova da Alfândega, n.º 22 4050-430 Porto T. 222 089 228 Fax. 222 089 230 Email: clubeliterario@fla.pt URL: www.clubeliterariodoporto.co.pt

Nenhum comentário: