sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A Bem-Aventurança da Chama Interior


A Bem-Aventurança da Chama Interior
de Lama Yeshe


Nº de Páginas: 232

Os ensinamentos de um ser extraordinário é a impressão que fica após a leitura das reflexões de Lama Thubten Yeshe sobre as Seis Yogas de Naropa, conjunto de práticas tântricas do Yoga Tântra Superior. Apesar de sua grande erudição, é com simplicidade e sabedoria que este Lama tibetano fala da bem-aventurança da chama interior, uma das práticas mais avançadas da meditação tântrica .

Enfatizando a necessidade de a prática sobrepor-se à teoria, a obra oferece instruções detalhadas sobre as várias fases da meditação da chama interior e revela-se um verdadeiro manual para aqueles interessados em se engajar em um aprendizado sério e prolongado. Orientação que não precisa se transformar numa via dolorosa de autoconhecimento, pois, como Lama Yeshe afirma, ainda que ache difícil conseguir resultados com outras meditações, esta prática vai convencê-lo do contrário, porque rapidamente perceberá um sensível progresso e, satisfeito, logo estará se perguntando: mas do que mais eu preciso?

O AUTOR



Thubten Yeshe (1935-1984) foi um lama tibetano que, enquanto exilado no Nepal, co-fundou o Kopan Mosteiro (1969) e a Fundação para a Preservação da Tradição Mahayana (1975). Ele seguiu a tradição Gelugpa, e destacou-se pela forma não-convencional de seu estilo de ensino.

Lama Yeshe nasceu perto da cidade tibetana de Tolung Dechen, mas foi enviado ao Mosteiro de Sera em Lhasa, na idade de seis anos. Recebeu a ordenação completa na idade de 28 anos. Muitos anos depois, quando pressionado por que ele tinha evitado um grau de prestígio, ele iria ria.

No Mosteiro Sera lhe atribuiram um grau honorário Geshe no início dos anos 80. Ele também costumava brincar dizendo que era um hippie tibetano.





Um lançamento








Nenhum comentário: