terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aprendizagem em Ação

Aprendizagem em Ação
de David A. Garvin


Número de Páginas: 304

Fonte de consulta definitiva para aqueles que desejam transformar suas empresas em organizações que aprendem.



Os líderes de negócios de hoje em dia devem sempre saber como pensam seus clientes, empregados e concorrentes. De posse dessas informações, é hora de agir com precisão.

No entanto, a forma como as empresas coletam, decifram e utilizam essas informações pode ser determinante a longo prazo. Aprendizagem em Ação, escrito pelo respeitado professor da Escola de Negócios de Harvard, David A. Garvin, explica com autoridade como podemos adquirir esse conhecimento por meio das pratica das chamadas “organizações educativas”. Além disso, a obra delimita os passos a serem dados para o estabelecimento de uma corporação dessa natureza.

O elemento central do livro é oferecer um exame prático das três rotas primárias para o aprendizado corporativo. São elas o acumulo da inteligência através de fontes externas (por meio de entrevistas e mesmo observações de campo); compilação de dados através de ações direcionadas (como revisões de projetos finalizados e programas especiais); e experiências com diferentes fontes externas por dados variáveis (criação de protótipos e profundos testes de design corporativo).

Ao combinar pesquisas realizadas em diferentes campos e estudos detalhados de modelos bem-sucedidos em empresas como Xerox, GE e o Exército Americano, Garvin consegue nos dar uma visão global daquilo que Peter Senge, criador do conceito de Learning Organization, magistralmente idealizou.

O AUTOR
David A. Garvin é ocupante da Cadeira Robert e Jane Cizik de Administração de Empresas na Harvard Business School. É economista, graduado na Universidade de Harvard, e Ph.D. pelo Massachussets Institute of Technology – MIT. É autor ou co-autor de nove livros, incluindo a obra que é um marco na ciência da Qualidade, além de um sucesso editorial: Gerenciando a Qualidade (Qualitymark Editora), com mais de 20.000 exemplares vendidos. Garvin recebeu por três vezes o Prêmio McKinsey, dado ao melhor articulista da revista Harvard Business Review e também é vencedor do Prêmio Beckhard, concedido ao autor do melhor artigo sobre mudança organizacional planejada para a Revista Sloan Management Review.


UM LANÇAMENTO




Nenhum comentário: