terça-feira, 5 de maio de 2009

A América Latina e a modernidade contemporânea - uma interpretação sociológica

A América Latina e a modernidade contemporânea - uma interpretação sociológica
de José Maurício Domingues


Coleção: Humanitas
255 p.


Nesta obra, “...o sociólogo brasileiro José Maurício Domingues faz bom uso de seu trabalho anterior em teoria sociológica contemporânea para avançar uma avaliação oportuna e provocativa da atual fase da modernidade na América Latina... O livro é bem-vindo também porque o autor se insere, com méritos a meu ver, na trilha da melhor sociologia produzida nesta parte do mundo durante o século XX. Seguindo Gino Germani, Florestan Fernandes, assim como Fernando H. Cardoso e Enzo Faletto, esta obra também busca um entendimento sociológico da história e do contexto atual da América Latina que se mostra capaz de localizar a sua especificidade nos quadros da modernidade global... A América Latina e a modernidade contemporânea é uma aproximação extremamente lúcida do tempo presente nesta região”. Daniel Chernilo (Universidade Alberto Hurtado – Chile)

um lançamento

Finalização da pesquisa aponta que 53% de gays, lésbicas e bissexuais assumidos já sofreram discriminação

A segunda etapa da pesquisa Diversidade sexual e homofobia no Brasil entrevistou 413 gays, lésbicas e bissexuais assumidos e detectou que 53% já se sentiram discriminados ao menos uma vez por sua orientação sexual ou identidade de gênero. Os dados desta etapa da pesquisa são analisados por seu coordenador Gustavo Venturi e já estão disponíveis no portal FPA. A totalidade da pesquisa será apresentada em eventos já programados em São Paulo, Fortaleza, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.

ATENÇÃO CURITIBA

O lançamento do livro de contos de ficção científica "Solarium", que aconteceria nesta quinta-feira na Gibiteca de Curitiba, foi transferido para nova data: dia 13 de maio (quarta-feira).

segunda-feira, 4 de maio de 2009

A editora Fábrica de Leitura e a Tribo do Mouse convidam você para um brinde e sessão de autógrafos em Curitiba.

Tribo do Mouse - Histórias, dicas e truques do mundo corporativo
De João Reginatto, Juarez Poletto e Ulisses Giorgi

224 páginas

Tribo do Mouse - Histórias, dicas e truques do mundo corporativo é um livro para surpreender. Sem ranços, sem banalidades, sem fórmulas mágicas e longe da autoajuda, esta tribo mostra que há vida, humor e humanidade no cotidiano de uma empresa. Os autores João Reginatto, Juarez Poletto e Ulisses Giorgi são gaúchos e seguem carreiras em diferentes latitudes: Porto Alegre, Curitiba e Dublin, na Irlanda. Eles são Reggie, Jack e Dr. Zambol, integrantes de uma tribo que surgiu em forma de blog para troca de experiências pessoais e profissionais e agora se transforma em livro.

Neste lançamento da Fábrica de Leitura, a editora brinca com o espírito do livro e diverte o leitor com uma inovação: a publicação tem duas versões de capas. Cabe ao leitor escolher qual quer levar para casa. E tem mais: o poema Input - Throughput - Output: Cibernose de autoria da eterna musa Bruna Lombardi encerra a edição num verdadeiro brinde ao leitor!



Lançamento em Curitiba Dia 05 de maio de 2009, terça-Feira. Horário: 19h Local: Livraria Fnac Endereço: Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 Curitiba PR Telefone (41) 2141 2003









UM LANÇAMENTO


A TERCEIRA METADE

A TERCEIRA METADE

de RUY DUARTE DE CARVALHO


Romance - 428 pp.

A Terceira Metade é o último livro do ciclo "Os Filhos de Próspero", trilogia de Ruy Duarte de Carvalho, de que também fazem parte: Os Papéis do Inglês e As Paisagens Propícias.

Neste romance, voltamos a encontrar algumas das personagens dos anteriores volumes da trilogia e conhecemos o "mais-velho" Trindade, um tio de SRO que tem em seu poder uma misteriosa cassete com rezas e que se deverá encontrar com o narrador perto do Kambeno (fronteira entre Angola e Namíbia), para lha entregar. Com o pretexto da cassete, Trindade, levado pelas mãos do narrador e do próprio autor, revela-nos as suas surpreendentes considerações antropológicas e coloniais, e apresenta-nos o seu percurso de vida como progressiva aprendizagem: a infância na Lucira, as aventuras como cozinheiro em acampamentos de engenheiros e doutores, a experiência como ajudante de um escritor alemão entomologista, a quem carregava a rede para apanhar borboletas, até chegar à velhice e descobrir que "sete apenas, entre os vinte e oito nós [da vida], serão enigmas para tentar esclarecer, os únicos eventualmente ao alcance da tua decifração, da tua consciência, da tua ciência se a tua natureza e o teu caminho forem de molde a dar-te acesso a isso......."

"........ as páginas que precedem darão ideia do modo que à partida me propus usar para escrever este livro....... acabou depois por não poder vir a ser inteiramente assim, como irá ver-se a páginas tantas....... vou no entanto manter o que apesar de tudo consegui escrever ainda antes de me ter visto obrigado a interromper a tarefa que me tinha imposto levar a bom termo no Cabo das Agulhas, segundo esse programa original..........."
O AUTOR
Ruy Duarte de Carvalho (1941), regente agrícola, mestre em antropologia visual e doutorado em etnologia e antropologia social pela EHESS. Nascido em Portugal, naturalizado Angolano desde que em 1975 passou a haver cidadania angolana. Ex-cineasta e ex-professor de antropologia do espaço em Luanda, Coimbra, São Paulo, Paris e Berkeley. Autor, entre outros títulos, de Lavra – poesia reunida 1970-2000 (2005), Vou lá Visitar Pastores (1999), Actas da Maianga (2003), A Câmara, a Escrita e a Coisa Dita – Fitas, Textos e Palestras (2008) e das ficções Os Papéis do Inglês (2001) e As Paisagens Propícias (2005) que fazem parte, com o presente volume, do ciclo Os Filhos de Próspero. Reside actualmente, aposentado, em Swakopmund, na Namíbia. Em 2008, foi atribuído o Prémio Literário Correntes d'Escritas ao seu livro anterior, Desmedida - LUANDA, SÃO PAULO, SÃO FRANCISCO E VOLTA.



Sobre o livro anterior:

«Na minha opinião, estamos perante um dos maiores escritores de língua portuguesa. É um escritor extraordinário e desculpem mas eu nestas coisas sou fanático, é absolutamente extraordinário e as pessoas têm que ler este escritor.
(...)
Este é um desses certos livros, é um livro extraordinário, luminoso (...)»
António Mega Ferreira

Livro ajuda empresa a construir e manter uma equipe sólida, eficiente e harmônica


Soluções perfeitas para equipes imperfeitas: aprenda o que dizer e o que fazer para resolver conflitos, administrar egos e manter a equipe em harmonia

Sid Kemp


204 páginas

Soluções perfeitas para equipes imperfeitas revela atitudes inteligentes a tomar nas mais diversas situações no ambiente profissional

O mais recente lançamento da Verus Editora, Soluções perfeitas para equipes imperfeitas, de Sid Kemp, oferece aos leitores maneiras eficazes de abordar e resolver situações difíceis com os colaboradores da empresa em que atuam.

O administrador Sid Kemp, que já prestou consultoria às principais empresas dos Estados Unidos, indica o que o líder deve fazer quando surgirem situações difíceis envolvendo os membros da equipe que ele levou tanto tempo para construir. Afinal de contas, o verdadeiro líder sabe que manter e estabelecer uma equipe sólida e harmônica é uma das tarefas mais importantes e difíceis que se apresentam no dia-a-dia de trabalho.

Segundo o autor, é preciso ter jogo de cintura para anunciar cortes nos benefícios e demissões ou recusar um aumento de salário, e ainda assim manter os membros da equipe motivados e dispostos a continuar o bom trabalho e a buscar resultados. “Em situações como essas, devemos ficar ao lado dos funcionários, mas sem nos posicionar contra a empresa”, explica.

Soluções perfeitas para equipes imperfeitas ensina o líder a focar as pessoas e não os problemas, criando um ambiente livre de culpas, em que os funcionários, ainda que imperfeitos, consigam exercer suas funções da melhor maneira possível e explorar ao máximo o próprio potencial.

“A abordagem fundamental deste livro tem como base a cooperação. Respeitar cada membro da equipe significa colocar essa pessoa diante do volante – e ensiná-la a dirigir. A equipe é bem-sucedida quando cada um faz sua parte”, afirma o autor. Segundo ele, o objetivo do líder é ajudar e incentivar todas as pessoas a estabelecerem suas metas e seguirem na direção certa.

Com base nos métodos de gerenciamento mais bem-sucedidos que existem, o autor oferece dicas e técnicas emocionalmente inteligentes que podem ser usadas em diversas situações de conflito, incluindo questões de desempenho ruim, disputas salariais, doença no trabalho, sexo, raiva, comportamento inapropriado e muito mais. Com uma consulta rápida a este livro, o leitor vai aprender a:

- lidar com crises pessoais de funcionários;

- enfrentar momentos difíceis ou embaraçosos no ambiente profissional;

- orientar e integrar funcionários novos;

- negociar salários com sua equipe;

- demitir um funcionário da melhor maneira possível, quando preciso, entre outras situações.

Seja qual for o problema, Soluções perfeitas para equipes imperfeitas apresenta a melhor maneira de evitar conflitos antes que eles surjam – e enfrentá-los se já estiverem presentes. Este é o guia definitivo para alcançar sucesso ao gerenciar pessoas.

Sobre o autor

Sid Kemp é administrador, escritor e coach especializado em aplicar processos de qualidade e inteligência emocional a situações de negócios. Ele já vivenciou todas as experiências desagradáveis no ambiente de trabalho que se podem imaginar – e outras que ninguém imaginaria. Já prestou serviço às maiores empresas dos Estados Unidos, assim como a pequenos negócios e a agências do governo federal e estadual, oferecendo estratégias de prevenção de conflitos, resolução de problemas e administração de equipes.

É gerente de projetos certificado e diretor de desenvolvimento profissional do Instituto de Gestão de Projetos. É membro da Associação Nacional de Palestrantes e da Sociedade de Gestão de Recursos Humanos.

Você pode obter mais informações sobre Sid Kemp e seu trabalho de consultoria, treinamento empresarial e coaching com inteligência emocional no site da empresa dele: www.qualitytechnology.com.


um lançamento



"Conferência" no Clube Literário do Porto, dias 7, 8 e 9 Maio


clique para ampliar

“Redesenhando a Cidade Informal” no MCB destaca projetos para favelas de sete cidades da América Latina

Abertura: 12 de maio, às 19h30, com a presença de Christian Werthmann, da Universidade Harvard

Visitação: 13 de maio a 28 de junho

Projetos de urbanização para favelas de sete cidades da América Latina, inclusive um no Parque Amélia (SP), selecionados por John Beardsley e Christian Werthmann, professores da Graduate School of Design da Universidade Harvard (EUA), estão na exposição “Redesenhando a Cidade Informal”, no Museu da Casa Brasileira, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. São Paulo é a primeira metrópole do país a receber a mostra, que já passou por Boston e Buenos Aires e, em outubro, desembarca no Rio de Janeiro.

A intervenção no Parque Amélia, localizado na região da represa de Guarapiranga, zona sul de São Paulo, foi coordenada por Elisabete França, atualmente Superintendente de Habitação Popular da Secretaria Municipal de Habitação. O projeto de urbanização, que beneficiou um total de 736 famílias, é de autoria do arquiteto e urbanista João Walter Toscano. O local ganhou água encanada, esgoto, drenagem e pavimentação. Um dos destaques foi a construção de uma praça com espaço para a prática de esportes e a canalização de um córrego, com projeto dos arquitetos Marta Lagreca, Marcos Boldarini e Stetson Lareu.

Os dois professores de Harvard escolheram as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no Brasil; Cidade do México e Tijuana, no México; Caracas, na Venezuela; Bogotá, na Colômbia; e Buenos Aires, na Argentina. O critério adotado foi selecionar projetos, executados ou não, que representem estratégias desenvolvidas na América Latina para melhorar as condições de moradia informal.

“Redesenhando a Cidade Informal”, que, em inglês adotou o nome de Dirty Work, compõe-se de grandes painéis, que contam a história de cada projeto até a nova realidade, por meio de croquis, fotos, mapas e textos. Na abertura, Christian Werthmann estará presente para contar detalhes desse trabalho, que já transformou a vida de centenas de latino-americanos.

Serviço:

Exposição: “Redesenhando a Cidade Informal”

Abertura: 12 de maio, às 19h30, com a presença de Christian Werthmann, da Universidade Harvard

Visitação: de 13 de maio a 28 de junho de terça a domingo, das 10h às 18h

Site: www.mcb.org.br

Local: Museu da Casa Brasileira - Av. Faria Lima, 2705 - Tel. 11 3032-3727 Jardim Paulistano São Paulo

Ingresso: R$ 4,00 - Estudantes: R$ 2,00 Gratuito domingos e feriados

Acesso para pessoas com deficiência.

Visitas orientadas: 3032-2564 agendamentomcb@terra.com.br

Estacionamento: R$ 12,00 no dia da abertura; de terça a sábado até 30 min. grátis, até 2 horas R$ 8,00, demais horas R$ 2,00. Domingo: preço único de R$ 10,00.

Classificação indicativa: livre

Contos de ficção científica em lançamento na Gibiteca


O mundo fantástico do livro “Solarium”, com lançamento às 19h desta

quinta-feira (7), reúne trabalhos de diversos autores.

A Gibiteca de Curitiba, um dos espaços da Prefeitura Municipal, sedia, às 19h desta quinta-feira (7), o lançamento no Paraná do livro Solarium, antologia de contos de ficção científica organizada por Frodo Oliveira. A obra da Editora Multifoco foi lançada nacionalmente no Rio de Janeiro, no mês de abril, e reúne trabalhos de vários escritores iniciantes no gênero.

A antologia é um convite àqueles que não têm medo de vislumbrar o que ainda está por vir. Cidades perdidas, seres de outros planetas, batalhas monumentais, galáxias distantes, tudo isso faz parte do inconsciente coletivo daqueles que, um dia, se apaixonaram pelo mundo fantástico da ficção científica. Nas páginas do livro, uma viagem em direção ao grande mistério que é o futuro, esse eterno desconhecido.

Na relação dos autores estão André Garzia, Chico Anes, Danny Marks, Emanoel Ferreira, Frodo Oliveira, Gabriel Zigue, Hugo Vera, Humberto Amaral, José Geraldo Gouvêa, Larissa Redeker, Lino França Jr., Luiz R. R. Farias Jr., Magalhães Neto, Marcelo Andrades, Márcio Aragão, Marcus Vinícius Da Silva, Nuno Lago, Pablo Casado, Ricardo Delfin, Ronaldo Luiz Souza, Sabine Mendes e Victor Stéfano.

Serviço:

Lançamento de “Solarium”, antologia de contos de ficção científica da Editora Multifoco

Data e horário: dia 7 de maio de 2009 (quinta-feira), das 19h às 21h

Local: Gibiteca de Curitiba (Centro Cultural Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

Entrada franca

Vocal Brasileirão faz show de lançamento do CD com músicas de Chico e Edu


O show acontece nos dias 9 e 10 de maio, no Teatro do Museu Oscar Niemeyer. “Invisível Cordão” é o primeiro CD solo do grupo.

O Vocal Brasileirão lança o seu primeiro CD solo neste fim de semana, com show nos dias 9 e 10 de maio (sábado, às 20h, e domingo, às 19h), no Teatro do Museu Oscar Niemeyer. No CD Invisível Cordão, o grupo, mantido pela Fundação Cultural de Curitiba e várias vezes premiado como o melhor conjunto vocal do Paraná, apresenta um repertório dedicado à obra dos compositores Chico Buarque e Edu Lobo. Neste show, o Brasileirão constrói um abran­gen­te mosaico que percorre o rico universo de canções da dupla, com arranjos especialmente elaborados por Vicente Ribeiro e Reginaldo Nascimento.

O vocal mostra as 14 composições escolhidas para integrar o CD, entre as mais populares compostas por Chico Buarque e Edu Lobo. As músicas são resultado da parceira entre os dois e também com outros compositores: O circo místico, Abandono, Choro bandido, Beatriz, Pelas tabelas, Ode aos ratos, A bela e a fera, Vento bravo, Lero-lero, Brejo da cruz, entre outras. Todos os cantores do grupo, num total de 12 componentes, têm oportunidade de apresentar um solo, sendo possível conhecer a habilidade e a qualidade musical de cada um.

“O Brasileirão cresceu muito tecnicamente durante todos esses anos de carreira e a idéia desse álbum é mostrar justamente isso. Estávamos devendo um trabalho como esse”, afirma o diretor artístico do grupo, Vicente Ribeiro. São quase 15 anos de atividades dedicados exclusivamente à música brasileira. Depois de trilhar uma carreira de sucesso no Paraná, o grupo está em busca do seu espaço no contexto nacional. A escolha do repertório do CD, voltado a um público diversificado, faz parte desse projeto. “A ideia é que o Brasileirão vá além dos limites da cidade. Queremos mostrar que o grupo tem qualidade para figurar entre os principais do país”, afirma Vicente.

O Vocal Brasileirão é composto por Suzie Franco, Renildes Chiquito e Cida Airam (sopranos), Fernanda Sabbagh, Beth Lopes e Carol Pacheco (contraltos), Bruno Mazanek, Levi Brandão e Reginaldo Nascimento (tenores), André Dittrich, Marcos Appel e Freddy Branco (baixos). O grupo instrumental é formado por Beth Fadel (piano), Glauco Solter (baixo), Vicente Ribeiro (violão), Denis Mariano e Ricardo Janotto (percussão).

Criado em 1994 pelo maestro e compositor Marcos Leite (1953-2002), o grupo foi quatro vezes vencedor do prêmio Saul Trumpet de Melhor Grupo Vocal do Paraná (1997,1998, 1999 e 2002). Durante quatro anos, o grupo esteve sob a coordenação de Reginaldo Nascimento. Há três anos, sob a direção de Vicente Ribeiro, o Brasileirão passou a dedicar-se à montagem de shows homenageando grupos vocais brasileiros, como o Quarteto em Cy e o Boca Livre.

Serviço:

Vocal Brasileirão – Lançamento do CD Invisível Cordão – Brasileirão canta Chico e Edu

Local: Teatro do MON (Museu Oscar Niemeyer) – Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – telefone: (41) 3304-7982

Data: 9 e 10 de maio de 2009 (sábado, às 20h, e domingo, às 19h)

Ingressos – R$ 10 e R$ 5 (promoção não cumulativa)

domingo, 3 de maio de 2009

DIÁRIO DE BOLLYWOOD


DIÁRIO DE BOLLYWOOD

Curiosidades e segredos da maior indústria de cinema do mundo

de Franthie
sco Ballerini

Páginas: 128

Há alguns anos, uma nova estética cinematográfica tem chamado a atenção do público: tramas românticas, roupas coloridas, cenários opulentos e muita música marcam o atual cinema indiano, cuja indústria é conhecida mundialmente como Bollywood.

Fruto de uma reportagem especial de vinte dias com visitas a estúdios, sets de filmagem, escolas e casas de atores e diretores em Mumbai, este livro desvenda o funcionamento de Bollywood, mostrando por que ela é a maior produtora de filmes do mundo. Recheada de fatos curiosos, entrevistas exclusivas e fotografias, a obra traça também um paralelo do cinema indiano com o de Hollywood e o da América Latina.

O AUTOR

Franthiesco Ballerini, jornalista, trabalhou como crítico de cinema do Jornal da Tarde por sete anos e foi colaborador de O Estado de S. Paulo com reportagens especiais e entrevistas de grandes estreias de Hollywood em Los Angeles. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista, é pós-graduado em história do cinema mundial, colaborou para revistas como Bravo!, Contigo!, Quem e Sci-fi News, e foi colunista cultural da Rádio Eldorado. Atualmente, é crítico de cinema do jornal Valeparaibano e professor da Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Participa de palestras e debates em diversas cidades do país por conta da repercussão da reportagem especial na Índia.


Para ler as primeiras páginas do livro, clique aqui

um lançamento

STF revoga Lei de Imprensa

A Lei de Imprensa foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. Em julgamento realizado na tarde desta quinta-feira, sete dos onze ministros da Casa se manifestaram pela extinção total do texto. O presidente do Tribunal, Gilmar Mendes, finalizou a sessão pedindo, em seu voto, a manutenção de artigos referentes ao direito de resposta. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello defendeu a manutenção da lei.

O STF aceitou pedido de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental impetrada pelo PDT e, a partir de agora, o judiciário deve se ater aos códigos civil e penal para julgar questões relativas à atividade jornalística.

A sessão de hoje deu prosseguimento ao julgamento iniciado no dia 01/04. Naquele dia, o relator do processo, Carlos Ayres Britto, e o ministro Eros Grau declararam seus votos pela extinção da lei. Hoje, foram acompanhados pelos ministros Carlos Alberto Menezes Direito, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Cezar Peluso e Celso de Mello.

Os ministros Joaquim Barbosa e Ellen Gracie votaram pela manutenção de artigos que tratam de calúnia, injúria e difamação, acatando a revogação parcial da Lei de Imprensa.

O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade, considerou positiva a eliminação “de uma legislação inútil e autoritária”. Por outro lado, vê negativamente o vácuo legal e cobra do Congresso a criação de uma nova Lei de Imprensa.

“Transferiram um poder imensurável para os juízes de primeira instância. Mas tem o aspecto que a maioria dos ministros também se manifestou favorável ao entendimento de que é possível uma legislação. Não só possível como necessário”, defende.

Diferentemente da Fenaj, a Associação Brasileira de Imprensa é contra a criação de uma nova legislação. O presidente da entidade, Maurício Azêdo, comemora o fim da lei que “tinha o signo repressivo da ditadura”. Chamando-a de “falecida Lei de Imprensa”, afirma que a “Constituição assegura a plenitude da liberdade de imprensa e de expressão”.

O deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ), que ajuizou a ação, se disse “satisfeito”com o resultado do plenário. Em sua opinião, mais do que defender a liberdade de imprensa, a decisão de hoje também “impede que se crie uma lei que impeça manifestações na internet”.

“É um momento novo na história da imprensa. Mais do que da imprensa, na história do direito do povo à informação”, afirmou o deputado.

noticias

NOVIDADES

“DINOSSAURO” PARA
CABER NO SEU BOLSO

A Rocco e a L&PM Editores
preparam a edição em pocket
book do já clássico Parque
dos dinossauros, best-seller
de Michael Crichton (morto
recentemente) esgotado há
muito tempo no Brasil. O
lançamento celebra a marca
de dez títulos publicados desde
a parceria fechada em agosto
de 2008 entre as editoras,
que prevê a publicação e
distribuição de títulos do
catálogo da Rocco em
formato de bolso pela
coleção L&PM Pocket.
Parque dos dinossauros
chega às livrarias e
bancas de jornais de
todo o país em maio.

AGENDA

Sábado, dia 16
de maio, às 17h, na
Realejo Livros (Av.
Marechal Deodoro, 2,
Gonzaga, em Santos,
São Paulo): Helena
Gomes autografa
Código Criatura,
recém-lançado
pela Rocco.

Lolo Cornelsen fala sobre arquitetura moderna curitibana


O arquiteto participa da próxima edição do programa Hora da Prosa, na quarta-feira (6), às 19h, no Teatro Paiol

Um dos mais conhecidos arquitetos de Curitiba, Lolo Cornelsen é o convidado da edição de maio do programa Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural. O arquiteto fala sobre a sua carreira, com ênfase no seu trabalho como projetista das primeiras casas modernas de Curitiba, construídas a partir do final da década de 1940. O encontro acontece na próxima quarta-feira (6), às 19h, no Teatro Paiol, e conta também com a participação dos arquitetos Salvador Gnoato e Irã Dudeque.

As marcas de Lolo Cornelsen na arquitetura curitibana vão além dos traços modernistas das casas residenciais da década de 1950. O arquiteto acompanhou o urbanista Alfred Agache durante a realização do seu plano para Curitiba. Foi um dos responsáveis pela construção do Estádio Couto Pereira, dos autódromos de Curitiba, de Jacarepaguá e Estoril (em Portugal) e também pelo plano rodoviário do Paraná. Desempenhou várias funções públicas, entre elas a de Secretário de Obras do governo Moysés Lupion e de diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), quando projetou, entre outros, a Rodovia do Café, o Ferry-boat de Guaratuba, a Estrada do Colono e a estrada Curitiba-Paranaguá.

O programa Hora da Prosa promove discussões de temas relacionados à história, memória e ao patrimônio cultural de Curitiba, sob a coordenação da Diretoria do Patrimônio Artístico e Cultural da Fundação Cultural de Curitiba. Os encontros acontecem com a participação de palestrantes escolhidos entre profissionais que atuam na área, favorecendo um ambiente de divulgação de ações de patrimônio, debates e troca de informações. Todos os encontros são filmados em formato digital e incorporados ao Centro de Documentação da Casa da Memória, onde ficam disponíveis ao público para consulta e pesquisa.

Serviço:

Hora da Prosa – Conversas sobre Patrimônio Cultural

Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho)

Data: 6 de maio de 2009 (quarta-feira), às 19h

Entrada franca.

Bonecos contam histórias infantis no Teatro do Piá

O Grupo Calçada Di Verso apresenta o espetáculo de bonecos “Carroção de Histórias”, reunindo três narrativas para encantar a garotada.

A atração deste domingo (3), às 11h, no Teatro do Piá, é a peça de bonecos Carroção de Histórias, do Grupo Calçada Di Verso. O espetáculo integra a tradicional programação dominical para o público infantil, promovida pela Prefeitura de Curitiba, e foi selecionado por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura. A entrada é franca.

Criado como companhia profissional em 1977, o Grupo Calçada Di Verso acumula apresentações de teatro de bonecos em vários espaços culturais, com participações em festivais no Brasil, Europa e América do Sul, além de responder por diversas oficinas. Na peça Carroção de Histórias, o grupo usa técnicas de manipulação direta, com objetos, imagens e bonecos de pano, para transformar o palco do Piá em um carroção, o conhecido teatro mambembe itinerante.

Os bonecos confeccionados pela companhia contam três histórias, começando com “A Cigana que sabia de tudo”. Depois, a criançada escuta um “causo” narrado pelo Compadre Pereirinha da Silva e, para terminar, entra em cena “O Casamento da Rata”, quando o apresentador recorre a um livro que está com as páginas em branco e precisa ser completado.

O Teatro do Piá oferece nova sessão da peça Carroção de Histórias no dia 10 de abril. Até o mês de dezembro, o público infantil tem diversão garantida com as peças de bonecos selecionadas por meio do Edital Formas Animadas do Fundo Municipal da Cultura. Os espetáculos, sempre aos domingos, levam ao Teatro do Piá os mais importantes grupos de teatro de boneco de Curitiba.

Serviço:

Peça “Carroção de Histórias”, do Grupo Calçada Di Verso de teatro de bonecos

Local: Teatro do Piá (Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico)

Data e horário: dia 3 de maio de 2009 (domingo), às 11h

Entrada franca

MÚSICA ÀS PALAVRAS, PALAVRAS À MÚSICA


MÚSICA ÀS PALAVRAS, PALAVRAS À MÚSICA
Piano Bar - 17h00
Um olhar sobre a obra de Rui Soares da Costa, à conversa com Alexandra Malheiro, sobre que música têm as palavras. São convidados a soprano Cecília Fontes e o pianista José Maria Parra, que irão interpretar alguns temas do autor sobre poemas de autores portugueses.